4 vantagens da Inteligência Artificial para agências de viagens

4 vantagens da Inteligência Artificial para agências de viagens

28 de Fevereiro, 2024 0 Por Patricia Diniz

Os avanços tecnológicos causaram mudanças significativas na vida e dia a dia das pessoas, inclusive em como se comunicam, consomem, planejam e aproveitam suas viagens. Essas mudanças deram origem a um novo viajante, um novo agente de viagem e uma nova perspectiva de mercado. A Inteligência Artificial (IA) é a espinha dorsal dessa transformação, e gera bastante debate, curiosidade, mas também receio. Hoje trago as principais vantagens da IA em agências de viagens, ajudando a desmistificar algo que já é uma realidade em nosso mercado.

Segundo uma pesquisa realizada pela IndustryArc, estima-se que o mercado de IA no setor de viagens e hospitalidade ultrapasse a marca de US$1,2 bilhão até 2026, crescendo mais de 9,7% de 2021 a 2026. Esse avanço já mostra o potencial de incorporar a IA ao agenciamento, e adaptar-se a ela é a chave para a inovação, e vantagem competitiva que abre inúmeras possibilidades!

Então vamos às vantagens: 

1 – CHATBOTS

Conhecido como chatbot, um software de atendimento ao cliente é, segundo a Salesforce: “uma solução que ajudar empresas a gerenciar as interações com os clientes em todos os possíveis canais – desde o autoatendimento até chamadas telefônicas, mensagens e email. A plataforma otimiza processos de suporte e fornece recursos, como gestão de casos, engajamento digital, gestão do conhecimento e colaboração, ajudando as empresas a solucionar solicitações de clientes com maior rapidez, aumentando assim a satisfação do cliente.”

Comunicação eficiente, 24h por dia, 7 dias por semana. Possibilita a automação de tarefas rotineiras, como esclarecer dúvidas simples e corriqueiras através de respostas automáticas, sem o envolvimento do agente diretamente. Excelente para quando o cliente está em viagem durante feriados e finais de semana também, fornecendo suporte para esses períodos também.

2 – ANÁLISE DE DADOS

A IA pode processar grandes volumes de dados. É possível entender de maneira mais precisa o perfil e o comportamento do cliente, prever padrões de mercado, tendências, antecipar demandas para adaptar seus serviços, o que resulta em um planejamento de viagens mais otimizado. Também possibilita um nível de personalização nunca antes alcançado nas recomendações de destinos, atrações, hospedagem e experiências, baseado no histórico do cliente e suas preferências, por exemplo. 

3 – MARKETING PERSONALIZADO

Também aproveitando a capacidade de processar grandes volumes de dados através da IA, é possível criar campanhas de marketing bem mais eficazes e segmentadas, acompanhando e adaptando, baseadas em diversas informações, como histórico de reservas, navegações na Web, etc.

4 – REALIDADE VIRTUAL (RV) e REALIDADE AUMENTADA (RA)

Com a RV, o cliente pode “ver” o destino, pontos turísticos, e etc, antes de ir. Pode “passear” pelas ruas da Itália, “mergulhar” nas águas cristalinas do Caribe! Já a RA torna a experiência in loco do cliente mais imersiva, com  informações digitais nos cenários do mundo real: museus, galerias de arte, parques históricos, etc. Muitos desses locais usam a RA para oferecer algo a mais, como uma experiência mais educacional.

Essas são apenas 4 vantagens que considero as principais! Ao viajante, são inúmeras facilidades que a IA proporciona, como por exemplo, o reconhecimento de voz e imagem permitindo uma interação mais intuitiva, o que também é ótimo para o viajante que não domina o idioma local e agora não precisa mais de um guia de conversação na mochila: há aplicativos com IA que podem traduzir em tempo real! Está se tornando tão comum que não nos damos conta de como é fácil.

Um exemplo do quanto a IA pode ajudar de maneira prática no dia a dia do agente de viagem e na experiência do cliente é o que a locadora de carros Localiza disponibilizou gratuitamente: uma ferramenta de IA Vai por Mim, plataforma de conteúdo de turismo e carros da companhia. 

O Vai por Mim funciona assim: após o preenchimento de um prático formulário online, a IA consegue fornecer uma série de informações para a agência desenvolver roteiros super personalizados. Para um único destino, são mais de 12 mil combinações possíveis! Leva em consideração os eventos que estarão acontecendo no período da viagem, cuidados para aproveitar melhor determinado passeio, melhor dia de visitação em museus, etc. As informações são atualizadas de forma contínua e os agentes podem descobrir possíveis novos parceiros através do uso da ferramenta. 

Além disso, durante o processo de criação do roteiro é possível personalizar com o logotipo da agência: basta enviar o arquivo do logotipo para a ferramenta acrescentar no arquivo final, que é o roteiro personalizado em PDF, pronto para ser enviado ao cliente! 

Clique aqui para conhecer mais sobre o Vai por Mim!

A Inteligência Artificial é muito mais que uma ferramenta: é uma força transformadora! Seu uso pode representar uma grande vantagem competitiva para as agências que entenderam a sua importância: possibilita uma profunda compreensão e entendimento das preferências e necessidades do cliente, impulsionando o agenciamento a um novo patamar de eficiência e excelência no atendimento e prestação de serviços. Você ainda duvida?

 

Referências: 

[INDUSTRYARC] [UNAV] [UNAV] [PANROTAS

Author: Patrícia Diniz

Eu sou a Patrícia! Recentemente formada em Gestão de Turismo pela Universidade Federal de Santa Maria e consultora de intercâmbios em Santa Maria, RS. Sou alguém que deseja que o Turismo seja valorizado e respeitado, que deseja que o Turismo chegue a cada pessoa desse mundo, independente de sua faixa etária, sua condição econômica e social. Quero que o Turismo não seja visto somente como lazer, mas como uma oportunidade!