Transformação digital no Turismo: Panorama de inovações
A digitalização no setor do turismo já se solidificou como uma realidade incontestável, sendo destacada na pesquisa de Estudo Global de Intenções de Viagem (GTI), como uma das quatro macro tendências para o ano de 2024. Esse processo consiste na adoção estratégica de ferramentas tecnológicas, que visa aprimorar as experiências dos turistas e otimizar os procedimentos das empresas ligadas ao setor.
As mudanças promovidas pela digitalização apresentam uma série de benefícios tanto para os viajantes quanto para as organizações que incorporam essas inovações. Destacamos alguns desses benefícios resultantes da adoção de ferramentas tecnológicas no turismo.
Benefícios do uso de ferramentas tecnológicas
- Ganho de Tempo:
- A automação de rotinas, anteriormente consumidoras de horas, agora se realiza em minutos ou até segundos, proporcionando eficiência em tarefas como o preenchimento de planilhas e o atendimento automatizado via chat, utilizando ferramentas como o ManyChat e a Retrilhar para oferecer aos clientes a autonomia de compra a qualquer hora do dia.
- Aumento da Produtividade:
- Ao otimizar o tempo por meio da automação, as empresas podem redirecionar recursos humanos para atividades mais estratégicas, enxergando o negócio com uma abordagem inteligente, focando em resultados e no crescimento sustentável.
- Melhoria de Processos para Mais Qualidade:
- O ganho de produtividade e a economia de tempo resultantes da digitalização se traduzem em processos mais eficientes e, consequentemente, em serviços de maior qualidade para os clientes.
Contudo, é importante considerar que o uso maciço de ferramentas tecnológicas requer uma abordagem equilibrada. É necessário ponderar os impactos e garantir que a transformação digital esteja alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.
Exploraremos agora algumas ferramentas que já estão trabalhando a digitalização do turismo.
Ferramentas inovadoras no Turismo
- Reservas Online e Busca de Viagens:
- Essas com certeza são as ferramentas mais conhecidas pois tratam diretamente com o público final, ou seja o público B2C [veja o que é B2B e B2C]; resolvem dores antigas dos consumidores, que é a de conseguir se conectar com prestadores de serviços essenciais para a sua viagem no local de destino, e por outro lado, também soluciona a dor do trade, ao oferecer divulgação e uma maneira de ser encontrado pelos turistas, algumas delas são: AirBnb, Uber, booking.com, Selina, Expedia, Trip Advisor entre outros.
- Pagamentos Digitais:
- Facilitando transações financeiras, os pagamentos on-line sema por carteiras digitais ou por cartões de crédito proporcionam facilidades tanto para o viajante, que pode efetuar compras a qualquer hora do dia, quanto para os prestadores de serviços turísticos, possibilitando vendas mais eficientes e seguras. Uma das ferramentas que já existem para facilitar esse processo é da Startup Retrilhar, que oferece um sistema de pagamento on-line para quem vende experiências de turismo.
- Tecnologias de Dados:
- O uso de Big Data e Internet das Coisas (IOT) para facilitar a captura de dados estão gerando informações relevantes que devem ser utilizadas tanto pelos negócios quanto pelo setor público para que as decisões sejam mais assertivas. E aliando tudo isso a análise de Inteligência Artificial (IA) temos hoje um cenário muito favorável a evolução do setor de turismo embasado em dados. A Startup Smart Tour e a Destinos Turísticos Inteligentes, já possuem ferramentas para auxiliar nesse quesito.
- Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)
- Esses recursos podem vir a melhorar a experiência do turista antes, durante e depois a viagem. Tais ferramentas auxiliam para que o turista consiga ter uma melhor percepção do produto que irá ser consumido. Uma startup brasileira já está trabalhando com gamificação através de realidade aumentada, é a Indulge me.
As ferramentas tecnológicas são aliadas poderosas para a melhoria de processos e resultados, porém, é essencial compreender que elas, por si só, não são uma solução completa. A estratégia é fundamental para criar processos alinhados com os objetivos de expansão e crescimento do negócio. A análise contínua das atividades é crucial, pois, embora as tecnologias auxiliem, é a visão estratégica que guiará a digitalização eficaz do negócio ou iniciativa.
Referências
Fotos: Canva