Habilidades essenciais para trabalhar no Turismo em 2024

Habilidades essenciais para trabalhar no Turismo em 2024

31 de Outubro, 2023 0 Por Paula Marchesan

Nem dá pra acreditar que já estamos chegando em 2024. Parece que foi ontem que sofremos as restrições impostas pelos governos durante a pandemia. Ao mesmo tempo, parece que foi há séculos atrás! Isso porque o Turismo já voltou com força total, e em muitos lugares já ultrapassou os números de 2019. Loucura como as coisas acontecem rápido e sem que a gente perceba. Por isso a ideia desse texto é justamente essa: trazer quais são as habilidades para turismólogos que são mais importantes nesse mundo que muda constante e rapidamente.

Só que neste texto, eu decidi fazer diferente: te mostrar quais são as habilidades mais importantes e para quê elas são importantes no dia a dia do Turismo. Agora você vai entender porque precisa desenvolver habilidades e como usá-las, afinal, as habilidades são, praticamente, degraus que formam uma escada que te ajuda a chegar no objetivo. É como se a vida que você quer fosse um quebra-cabeças e você precisa construir as peças para montá-lo. Para começar, saiba que existem dois tipos principais de habilidades: as técnicas e as comportamentais.

Mas qual a diferença entre elas?

As habilidades técnicas são conhecimentos técnicos, que podem ser adquiridos por experiência, formações ou sala de aula. Alguns exemplos incluem: inglês, excel, linguagens de programação, GDS (Sabre, Amadeus, Galileo), etc. Já as habilidades comportamentais são habilidades pessoais, que dizem respeito à sua maneira de ser e como você se relaciona com os outros. Como exemplo, temos: comunicação, gestão de tempo, motivação, trabalho em equipe, entre outros.

Dica: Se você não entendeu e precisa diferenciar essas habilidades, pense sempre: habilidades comportamentais são aquelas que você não consegue medir por certificados, são abstratas, não se comprovam por testes.

Mas quais são as habilidades para turismólogos essenciais para trabalhar no Turismo em 2024? Lembre-se: essas habilidades são para você que está começando, trabalhando em níveis operacionais, sem ganhar muito, com condições não ideais e para você que já tem alguma experiência, tem anos de trabalho e está em posição mais estratégica. Independente de em que fase da carreira você esteja, preste atenção nas habilidades a seguir porque elas são importantes no mercado.

Habilidades comportamentais mais importantes no Turismo em 2024

Principais atividades: negociação, venda, marca pessoal, relacionamentos

A comunicação é, talvez, a principal habilidade. Em um mundo conectado, com uma concorrência cada vez maior, é importante saber se expressar da maneira correta por diversas razões: saber trabalhar em equipe, conquistar espaços através de negociação, conquistar clientes, criar relacionamentos, liderar pessoas, gerenciar projetos, criar e aprovar políticas públicas, galgar espaços, se destacar em seleções e todos os demais.

Tudo começa e passa pela comunicação. Usar um português adequado para as diferentes situações é apenas uma das facetas dessa habilidade. Mas ela não é exclusiva à língua falada: a postura, o tom de voz, a forma de vestir, como você se apresenta para os outros, os documentos que você envia, o e-mail que escreve, a forma como gerencia crises, são alguns dos exemplos dessa habilidade. Inclusive, saiba: o que você comunica também é importante. Por exemplo: em uma negociação, não importa se você quer muito ou se tem mais tempo de casa que o seu colega, mas que resultados entregou, quanto de valor entrega e o que faz para aumentar a produtividade. É o tipo de informação que você passa que também é relevante e faz parte da comunicação.

Ser capaz de se adaptar: mudanças, ir aonde é preciso, fazer o que é preciso quando é necessário

Aqui é o seguinte: aprenda a se adaptar ao que o cliente precisa. Se você quer trabalhar em uma grande empresa mas na sua cidade não existe essa possibilidade, trace um plano para se mudar. Se você quer trabalhar no setor público, mas não passa em concursos, vá atrás de fazer contatos e buscar outras formas de entrar. Se o cenário mudou e você precisa usar tecnologias diferentes, aprenda as novas tecnologias. Se você se especializou em marketing mas na empresa em que você está você precisa trabalhar com vendas, busque adquirir novos conhecimentos e adapte-se.

Não, você não precisa mudar de segmento sempre ou se adaptar aos outros, mas é importante saber que se adaptar é essencial para se manter competitivo. As suas chances de crescimento aumentam se você se mostrar flexível à alternativas e possibilidades. Sempre que puder, e estiver dentro do seu plano de carreira, adapte-se. Especialmente se o seu objetivo de carreira exigir isso.

Importante para: resolução de conflitos, inovação, pensamento crítico

Você já deve ter ouvido falar que a criatividade é uma das habilidades mais importantes, né? Pois bem: a maioria das pessoas não faz ideia que pode ser criativa, muito menos como aplicar a criatividade na prática. Por isso que eu te digo, a principal habilidade para o próximo ano (e a próxima década) não é a criatividade, mas a curiosidade. A curiosidade é a real estrela da criatividade.

Veja só: a criatividade não é uma habilidade para profissionais das artes, da dança ou do teatro. Não só. A criatividade também não é fazer dobraduras de origami. Ser criativo é muito maior do que isso e está diretamente relacionado à habilidade de inovar, tão fundamental para o ano de 2024 e às dificuldades econômicas que surgirão com força – e que criarão desafios no mercado.

A criatividade está intimamente relacionada à sua capacidade de ler, aprender e se desenvolver de maneira independente; de buscar respostas para situações cotidianas, de tentar solucionar problemas, de buscar diminuir custos, de ser curioso e de buscar respostas.

Ser curioso te ajuda a ser mais criativo: buscar entender como outras empresas, a concorrência, resolvem problemas é uma forma de ser mais criativo, conhecer a situação de outros países e destinos, ler sobre o seu ramo de trabalho e estar em constante atualização são formas de desenvolver a criatividade.

Ser curioso é um hábito que pode ser construído e que leva à criatividade profissional.

Portanto, cultive a curiosidade. Ela te levará a criatividade.

Arrastar pelo exemplo: saber fazer, trabalho em equipe, perfil analítico e visão estratégica

Para ser líder é preciso despir-se da necessidade de ser amado por todos e aceitar ser desafiado. A verdade é que o líder não é o mais popular. E é assim mesmo que deve ser. Porque apesar de não ser o super amigo de todos, o líder é para quem todos olham quando precisam tomar uma decisão. É ele que sabe se relacionar profissionalmente com a equipe, com uma empatia que não ultrapassa os limites pessoais e que permite que o trabalho ainda seja entregue como deve ser. É ele quem assume a responsabilidade dele e da equipe, no sucesso ou no fracasso.

Só que saiba, colega, o líder é aquele que também se constrói no bom trabalho e na pilha de resultados constantes, ou seja, ele colocou muito a mão na massa e sabe fazer o trabalho, tem capacidade analítica e consegue enxergar a operação como um negócio, buscando otimizar recursos e desenvolver pessoas. Isso não significa que ele perdoa tudo em nome da empatia, ele entende, mas mantém o olho no resultado. Ser líder é ser humano, mas não permitir que essa característica se confunda com ser frouxo. E é por isso que ele não é o mais popular, mas certamente o mais desafiado: tem pulso firme, capacidade de comunicação, consegue perceber o negócio, e entender as pessoas como recursos humanos. São os líderes que criam e administram a cultura de uma empresa.

O líder é a figura mais escassa e mais necessária atualmente.

Proatividade é ter iniciativa para aprender, estudar, decidir, buscar informações, pedir ajuda, resolver problemas. Em resumo: é não esperar ser mandado. Mas fazer antes que isso aconteça. 

Para isso, você precisa estar atento e observar o que acontece ao seu redor, dando atenção ao que a concorrência está fazendo, aos seus colegas e colaboradores, às empresas, aos erros e acertos. Proatividade é sobre você tomar a sua carreira para si, como sua responsabilidade, definir objetivos e criar um plano de ação, sabendo que ninguém fará isso por você.

E mais: uma das habilidades mais importantes do futuro é aprender sozinho. Sim, aprender de maneira independente, buscar o conhecimento antes que te seja pedido, assim que você identificar o que é necessário para a sua construção e desenvolvimento.



Desequilíbrio, construir repertório, construir carreira.

Já ouviu falar em sangue no olho?

É aqui que entra a tal da motivação. Porque motivação, no fundo no fundo, não é sobre estar sempre sorrindo e feliz, mas estar comprometido apesar de não estar tão feliz, e manter-se disciplinado. A verdade é que a disciplina te leva à maior e mais difícil conquista profissional: a constância.

Mais do que acordar feliz todos os dias, acorde comprometido com fazer o que precisa ser feito, e não só o que você gostaria ou tem vontade. É a disciplina que te leva mais longe mais rápido.

E não se preocupe em estar sempre equilibrando vida pessoal e profissional, isso é impossível. Melhor lembre-se: que é a sua carreira que te possibilita ter a vida pessoal que você quer. Para isso, esteja disposto a investir mais tempo e energia no seu trabalho. 

Habilidades globais fundamentais para posições de liderança e crescimento em 2024

Existem 2 habilidades técnicas mais importantes que todas as outras para toda e qualquer carreira. Veja a seguir.

  • Inglês

Uma das habilidades globais mais importantes. E não pelo motivo óbvio: conseguir se comunicar. Sim, você consegue mais oportunidades se conseguir se comunicar em inglês. Mas vai muito além disso: todas as informações do mundo estão em inglês, os melhores artigos científicos publicados estão em inglês, os principais sistemas globais estão em inglês, grandes profissionais falam inglês. Sem ele, você fica muito menor, suas chances profissionais diminuem consideravelmente. Posto de outra forma: seu mundo aumenta de tamanho quando você fala o idioma que comunica o mundo.

  • Fluência Digital

Uma das habilidades globais mais importantes. Não é só sobre saber acessar o instagram ou o linkedin. Mas sobre obter resultados através dessas redes, de sistemas. Porque a teoria é importante, mas sem a prática, ela não significa muito no mercado.

Engana-se quem pensa que todo mundo precisa saber programar. Não precisa. Mas você precisa entender como a sua ferramenta de trabalho funciona, conseguir resolver problemas rápidos e simples. A fluência digital é essencial em qualquer carreira, em qualquer parte do mundo, porque ela é não só uma ferramenta de trabalho acessória ou principal num ambiente de trabalho, mas é uma das principais formas de comunicação de um profissional – seja com clientes internos e/ou externos.

Habilidades técnicas para líderes Turismólogos

Além disso, para crescer na carreira, ser promovido e virar líder, existem 3 conjuntos de habilidades técnicas importantes a serem desenvolvidos ao longo da carreira. Especialmente se o profissional tem como objetivo o crescimento e valorização profissional. São elas: gestão, análise de dados e habilidades específicas do segmento escolhido.

  • Gestão (projetos, pessoas, finanças) – pensamento estratégico, decisões macro, conhecimento amplo, envolve ter experiências operacionais inclusive.

A gestão é um tema que se confunde com a liderança hoje. Mas veja: são coisas diferentes. A liderança é a habilidade de inspirar através do exemplo e resultados e, para isso, também poderá ser necessário desenvolver conhecimentos de gestão. Isso significa: administrar um negócio. Saber que esse negócio precisa de um objetivo, de uma equipe, de clientes, de orçamento, de estratégia e um planejamento. Para tudo isso, é preciso desenvolver habilidades de gestão. Acontece que essa habilidade é desenvolvida na prática, no dia a dia, desde os níveis operacionais, desde as habilidades de venda, de atendimento ao consumidor, de gestão da equipe e projetos. Você complementa habilidades de gestão com cursos, mas aprende a desenvolvê-las fazendo.

  • Análise de dados – para tomada de decisão, ser confiável.

A análise de dados não é “só” um possível caminho de carreira, mas uma necessidade de todo profissional que quer se tornar confiável, com uma reputação que remete à alguém com quem se pode contar. Porque os dados representam aqui a realidade. Saber ler dados, gráficos, ter métricas e fazer avaliações permite que o profissional tome decisões baseado em dados e não em achismos. Isso possibilita resultados mais certeiros, maior receita, clientes mais satisfeitos, equipe mais motivada e por aí vai. Análise de dados é uma das habilidades técnicas mais importantes, independente de qual área você decida seguir. Baseie-se em dados e fatos. Não nas vozes da sua cabeça. É uma análise bem feita que te permite aguçar o senso crítico.

  • Habilidades específicas

A depender do segmento que você escolher, será preciso um conjunto de habilidades técnicas específicas. Alguns exemplos incluem: marketing, programação, vendas, edição de vídeos, travel design, criação de roteiros, atendimento ao consumidor, finanças, entre outras. Lembrando que, neste conjunto de habilidades, estão incluídos conhecimentos técnicos e específicos do Turismo necessários para o segmento ou caminho escolhido.

 

Saiba: cada caminho de carreira exige um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes. Seguir para o agenciamento não é o mesmo que seguir para a hotelaria. E, em um futuro estratégico, como líder e gestor de equipe, talvez as habilidades comportamentais sejam parecidas, mas algumas habilidades técnicas serão específicas, a começar pelos sistemas utilizados pelas empresas que não são os mesmos. Cada caminho de carreira exige um conjunto de habilidades técnicas específicas. Escolha um.

Fontes  [1] [2] [3] [4] [5]

Author: Paula Marchesan

Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do  Turismologia.

Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.