Dados do Carnaval no Brasil – Turismo e Eventos

Dados do Carnaval no Brasil – Turismo e Eventos

20 de Fevereiro, 2020 0 Por Patricia Diniz

Começamos esse texto observando a importância de conhecermos os dados do Carnaval no Brasil, afinal, esse feriado é um dos mais importantes do país. O Carnaval é responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, gerando emprego e atraindo turistas, influenciando positivamente a economia do país pelo restante do ano.

Se você ainda não conhece a história do Carnaval, quando e como surgiu, então pode ler esse texto!

Dados do Carnaval no Brasil

Em 2019, a receita das atividades turísticas cresceu 2% em relação a 2018; a inflação mais baixa e a alta do dólar, que contribuiu para a diminuição das viagens dos brasileiros ao exterior, foram importantes para esse resultado. Os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo foram responsáveis por 62% dos recursos gerados pelo Carnaval em 2019 e os empregos temporários também tiveram resultados positivos: mostraram um aumento de 23,4% em Janeiro e Fevereiro em relação aos mesmos meses de 2018. 

Somente no Rio de Janeiro, por exemplo, foram movimentados R$ 3,78 bilhões na economia, e a cidade reuniu mais de 7 milhões de foliões. Ainda em 2019, foram injetados R$ 1,98 bilhão na economia pernambucana (R$ 3,4 milhões em Olinda e R$ 1,6 milhão em Recife!). 

E como será esse ano? Dados do Carnaval 2020

O Carnaval de 2020 já está acontecendo nos principais destinos e é esperado que novos recordes de público sejam batidos em todo o país: o Carnaval deve movimentar mais de 36 milhões de pessoas! Os dados impressionam, confira!

Segundo a prefeitura de São Paulo, a cidade deve movimentar 15 milhões de pessoas durante os dias de festa. No Rio de Janeiro, 7 milhões de foliões devem passar pelo sambódromo e pelos conhecidos bloquinhos; destes, 1,9 milhão são turistas de outras regiões do Brasil e turistas do mundo todo. Em Pernambuco, a expectativa é que 3,7 milhões curtam o Carnaval nas famosas ladeiras de Olinda e 1,6 milhão na capital, Recife. Minas Gerais espera que 5 milhões de pessoas aproveitem os dias de folia na capital Belo Horizonte. Em Salvador, são esperados 3 milhões de foliões; destes, 854 mil turistas, crescimento de 6,7% em relação a 2019. No Distrito Federal, 1,2 milhão de pessoas devem aproveitar a folia.

Gráfico número de participantes por Estado – feito pela equipe Turismologia baseado em informações retiradas de mídia online (referências) – Números e dados Carnaval 2020

Taxa de ocupação hoteleira no Carnaval

Outro índice que está nos deixando animados é o da taxa de ocupação dos hotéis no país! Mesmo no início de fevereiro, os índices já eram promissores, com taxas de ocupação que já superavam os 60%. No Rio de Janeiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) registrou uma taxa de ocupação média de 79% (em 2019 foi de 74%) durante o período de festa. Em Brasília também houve crescimento: o percentual deve subir de 24%, registrado em 2019, para 32%, segundo a ABIH-DF.

Gráfico Taxa de Ocupação Hoteleira – feito pela equipe Turismologia baseado em informações retiradas de mídia online (referências) – Números e dados Carnaval 2020

Em Pernambuco, são esperadas taxas acima dos 95%. São Paulo deve ter 60% dos seus quartos ocupados pelos foliões. Já Salvador, Bahia, deve atingir 95% de ocupação, chegando ao auge de 100% durante a festa. Em Belo Horizonte, Minas Gerais, são esperados, segundo a ABIH-MG, que 80% dos quartos de hotéis estejam ocupados no período de Carnaval, um aumento de 15% em relação a 2019.

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Turismo (CNC), o Carnaval deve movimentar R$ 8 bilhões em atividades ligadas ao turismo, um aumento de 1% em relação aos gastos em igual período do ano passado, representa a maior cifra desde 2015 na data. Fabio Bentes, economista responsável pela pesquisa, explica que o alto valor do dólar é um fator que estimula o maior fluxo interno de turistas este ano, como aconteceu em 2019. 

Em 2019, a receita das atividades turísticas cresceu 2% em relação a 2018; a inflação mais baixa e a alta do dólar, que contribuiu para a diminuição das viagens dos brasileiros ao exterior, foram fundamentais para esse resultado.

Ainda sobre a pesquisa, trazemos alguns dados:

Receita do Carnaval 2020

“Os segmentos especializados em alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes (R$ 4,8 bilhões), as empresas de transporte de passageiros rodoviário, aéreo e de locação de veículos rodoviários (R$ 1,3 bilhão) e os serviços de hospedagem em hotéis e pousadas (R$ 861,3 milhões) responderão por mais de 88% de toda a receita gerada devido ao carnaval.”

Gráfico Receita Carnaval 2020 – feito pela equipe Turismologia baseado em informações retiradas de pesquisa disponível online (referências) – Números e dados Carnaval 2020

Emprego no Carnaval 2020

“O levantamento estima ainda que serão contratados 25,4 mil trabalhadores temporários entre janeiro e fevereiro deste ano – 2,8% a mais do que os 24,7 mil do carnaval de 2019. Deste total, 18,2 mil vagas virão do segmento de serviços de alimentação. Confirmada a previsão, a oferta de vagas por parte das atividades que compõem a pesquisa alcançaria, em 2020, o maior contingente de temporários desde 2014 (55,6 mil postos de trabalho).”

Profissões do Turismo no Carnaval 2020

“As dez profissões mais demandadas nos serviços turísticos devem responder por 63% das vagas oferecidas, com destaque para as profissões tradicionalmente ligadas aos segmentos de alimentação fora do domicílio, transportes e hospedagem.”

Bom para a economia, bom para o turismo e para a imagem do Brasil no exterior. O Carnaval deve ser bem aproveitado para destacar nossos diferenciais competitivos e nossa diversidade cultural que se manifesta pela música, fantasias, enredos e marchinhas!

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Author: Patrícia Diniz

Eu sou a Patrícia! Recentemente formada em Gestão de Turismo pela Universidade Federal de Santa Maria e consultora de intercâmbios em Santa Maria, RS. Sou alguém que deseja que o Turismo seja valorizado e respeitado, que deseja que o Turismo chegue a cada pessoa desse mundo, independente de sua faixa etária, sua condição econômica e social. Quero que o Turismo não seja visto somente como lazer, mas como uma oportunidade!