A importância da participação em eventos do Turismo

A importância da participação em eventos do Turismo

27 de Janeiro, 2020 0 Por Paula Marchesan

Eventos são momentos de extrema importância em qualquer carreira. Quando falamos especificamente do Turismo, falamos em uma profissão relativamente recente em termos de estudos científicos. Além disso, com todas as mudanças tecnológicas que acontecem rapidamente, a internet das coisas (IoT), a indústria 4.0 e muitas outras, ainda vemos um Turismo que não consegue acompanhar as mudanças com a rapidez que outros campos de estudos. Daí a importância da participação de eventos para que os profissionais do turismo estejam aptos e atualizados a se antecipar as tendências. Mas, praticamente, o que um evento pode trazer de benefícios?

Atualização profissional

Através do conhecimento de novas marcas, empresas, serviços e produtos, é possível adquirir um conhecimento holístico da atividade turística; Por isso a importância da participação em eventos que não são única e exclusivamente relacionados ao Turismo, como marketing e marketing digital, business, starups e empreendedorismo, e-commerce, governança, redes sociais e IoT, etc.

Análise de mercado e concorrência

Que maneira mais rápida e completa de ter conhecimento de novos produtos/serviços e marcas do que marcando participação em eventos? Pois é nesses ambientes que representantes de empresas, CEO’s, novos gestores, fundadores de Startups estarão expondo sua marca, vendendo seus produtos, negociando e palestrando.

Busca por oportunidades

O que existe, o que falta, o que é importante, o que é e será tendência, no que o mercado está focando. E, quando o evento for acadêmico, o que se está estudando na academia, o que tem sido motivo de interesse pelos profissionais e que assuntos e temas são importantes.

Inspiração

É entendendo o mercado e a academia que conseguimos reconhecer as GAPs, os trechos ainda não cobertos por companhias, o que ainda não foi inventado, o que ainda não foi atualizado. Para acadêmicos do turismo, esses momentos podem servir de inspiração também para decidir temas de tcc, dissertações e teses.

Networking

Palavra tão popular hoje deve ser vista com maior cuidado, afinal, a possibilidade de se conhecer outros profissionais e, inclusive, colegas de profissão é enorme. A ideia aqui é se preparar para fazer contatos – ter iniciativa e tomar a frente significa tudo nesses eventos. A exposição do profissional também é um ponto fortíssimo.

Negócios

Parcerias, negociações, contatos – Feiras e eventos são ótimos lugares para fechar parcerias e estreitar negociações. Muitas vezes, essas feiras tem esse como principal objetivo.

Poderíamos seguir falando das vantagens. Mas o nosso recado aqui é que a constante atualização, desenvolvimento e participação em ambientes inovadores é fundamental no processo de formação e desenvolvimento do turismólogo ou gestor de turismo.

Author: Paula Marchesan

Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do  Turismologia.

Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.