Segmentação do Turismo: Turismo de negócios.

Segmentação do Turismo: Turismo de negócios.

26 de Setembro, 2019 0 Por Daniel Abel

Vamos iniciar nossa série de segmentação com um dos mais importantes segmentos do turismo no Brasil, o turismo de negócios. Você pode até perguntar por qual razão o escolhemos como o primeiro. Trouxemos o turismo de negócios como primeiro, pois achamos válido destacar a importância do segmento no cenário nacional e principalmente pelos dados animadores de crescimento que ele tem demonstrado nos primeiros seis meses do ano de 2019.

O Turismo de negócios é um segmento bem recente dentro do turismo. Até um dado momento pessoas que viajavam a trabalho ou para fazer negócios não eram considerados turistas. Passou a ser considerado quando se percebeu que apesar da natureza das viagens não serem pautadas no lazer, empresários e executivos viajavam e utilizavam dos mesmos equipamentos do viajante a lazer “turista”. Um cenário com mercado corporativo mais competitivo, aumento dos números de eventos profissionais, congressos e feiras; e maior deslocamento de pessoas. Com essa alta demanda e características semelhantes ao turismo lazer, o turismo de negócios foi destacado pela sua importância para o crescimento econômico e conceituou-se como:

O conjunto de atividades turísticas decorrente de encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.”(Sebrae, 2015).

O segmento é amplo. Nele incluímos o turismo corporativo, convenções, congressos, eventos mistos e eventos socioculturais. É um dos segmentos que mais favorece financeiramente a atividade turística, pois faz uso de equipamentos adicionais ao turismo como: tecnologia; profissionais capacitados; espaços para feiras e congressos; e etc. Seu grande impacto gera milhares de postos de trabalho e desenvolve regiões de forma significativa. Hoje, não temos como não considerar a cidade de São Paulo quando falamos de negócios. O destino recebe milhares de viajantes do segmento e é um dos principais destinos do país quando falamos de turismo de negócios.

Em 2018 o Ministério do Turismo relatou que o turismo de negócios foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros para o Brasil. Já em 2019 somente no primeiro 6 meses o segmento teve um crescimento de 14,7% se comparado ao mesmo período do ano anterior gerando R$ 5,57 bilhões.

A Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) em seu relatório cita o Brasil como o principal destino latino-americano para congressos e eventos corporativos. Mas o caminho ainda é longo. Em comparação ao cenário mundial ainda somos o 17º em destino para eventos corporativos, tendo em primeiro lugar os Estados Unidos da América.

O Ministério do Turismo tem investido em infraestrutura, reforma e ampliação de centros de convenções para fomento do turismo de negócios. A exemplo disso, temos o centro de convenções de Balneário Camboriú- SC e o centro de convenções de Natal-RN inaugurados no segundo semestre de 2018. Mas ainda temos muito melhorar.

É certo que o turismo de negócio é essencial para o mercado do turismo, mas sabemos que ele vai além e tem suas especificidades. É importante se aprofundar e estudar os novos conceitos provenientes do segmento como o Bleisure. Por isso deixamos aqui o site da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas https://www.abracorp.org.br/ a fim de que possam acompanhar o mercado e compreender melhor os caminhos desse segmento.

Não esquece de ler nosso post sobre Bleisure, a nova tendência do Turismo. 

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Author: Daniel Abel

Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.