Como é trabalhar em um hotel? Por um turismólogo hoteleiro

Como é trabalhar em um hotel? Por um turismólogo hoteleiro

21 de Março, 2019 0 Por Daniel Abel

Sabemos que o turismo é uma das atividades que mais geram empregos no mundo. Sua forma dinâmica de acontecer traz grandes oportunidades de crescimento econômico as várias regiões do mundo, gerando empregos e receitas em vários setores. Setores que são diretamente ou indiretamente ligados a atividade. Das oportunidades que o turismo oferece, várias delas estão na hotelaria. A hotelaria é um dos principais setores do turismo, pois quem viaja precisa de um local para ficar. Apesar de atualmente existirem várias opções de hospedagem, a hotelaria ainda cresce no mundo e gera oportunidades e desafios para aqueles que buscam se desenvolver no turismo. Ela atrai, encanta e desafia. Muitos profissionais sonham em crescer, se desenvolver no mercado hoteleiro. Mas eles sabem como é trabalhar em um hotel?

Fundamental na hotelaria

O primeiro passo para entender como é trabalhar em um hotel é compreender quão importante é se sentir bem-vindo a um lugar. Viajar é está longe do seu habitat natural, é se afastar por alguns dias da sua zona de conforto. Zona de conforto? Sim, você pode estar a 60 KM de sua casa ou pode estar a 8 mil KM. O fato é que você não está em muitos casos, em um lugar cômodo onde você conhece tudo o que precisa e tudo está ao seu alcance, como sua casa. O hotel parte do princípio de acomodar, fazer aquele espaço de casa para o viajante durante o período de sua viagem.

Entendi! Mas como é trabalhar em um hotel?

Costumamos dizer que um hotel são várias empresas dentro de uma empresa, devido suas subdivisões em setores que tem suas particularidades e importância. Podemos enxergar algumas diferentes subdivisões em alguns modelos de hotel, porém um hotel basicamente tem seus setores divididos da seguinte forma: Recepção, governança, manutenção, eventos, comercial e alimentos e bebidas. Dependendo do porte do hotel, alguns desses setores são classificados como somente 1 setor para melhor gestão, mas não deixam de ter essa especificação, como é o caso da recepção e governança que em alguns casos estão subordinados a um setor maior chamado hospedagem.

O desafio de trabalhar em um hotel é a integração desse setores tão diferentes e similares ao mesmo tempo. Diferente pois possuem atividades e procedimentos inerentes a cada setor, mas similares, pois exigem do colaborador habilidades em lidar com pessoas, entre elas, simpatia, proatividade e paciência. É lidar com pessoas a todo instante, pessoas de culturas e comportamento diferentes.

Desafios…

Por ser uma atividade que permite que pessoas com poucas oportunidades de educação tenham trabalho, a necessidade de treinamento constante é fundamental; pois as dificuldades de compreensão e comunicação se demonstram desafiadoras no dia-a-dia. Na prática, isso se mostra quando: um recepcionista não informou ao setor de governança sobre uma possível solicitação, ou uma camareira que não foi cortês ao tratar com o hóspede. Pequenas habilidades que deveriam ser de base familiar, em muitos casos precisam ser ensinadas dentro do hotel. É a integração de pessoas que tem maior nível de conhecimento com pessoas que estão iniciando a carreira do conhecimento em um ambiente dinâmico e urgente.

No dia-a-dia de um hotel existe muito trabalho e muitas surpresas. Cada dia é um dia e o que era rotina deixa de ser e retorna a ser em dias. A forma de trabalhar em janeiro nunca será igual a maio, por exemplo. Clientes mudam, demanda muda e forma de atendê-los também. A sazonalidade traz características peculiares a cada período e atender essas características não é como receita de bolo. Exemplo disso é um hotel que em janeiro com sua ocupação 100% tem 300 hóspedes no café da manhã, porém pode em maio ter somente 130 hóspedes no café da manhã com a mesma ocupação. Isso exige uma habilidade de gestores e colaboradores de observação, coletas de informações e previsões para o dia-a-dia.

Alinhamento de informações

Reuniões semanais e diárias são fundamentais: quando o comercial prepara suas estratégias para captar o cliente, ele precisa estar diretamente alinhado com os parceiros de trabalho nos diversos setores do hotel. Podem ser feitas perguntas como: o que podemos vender? Que demanda devemos buscar para nosso hotel? Essa demanda consegue ser atendida por nosso hotel? E em segundo momento; quais melhorias precisamos fazer em nossa estrutura e equipe para agregarmos mais valor e qualidade no serviço ao nosso cliente? Trabalho em parceria, treinamentos e revisões das estratégias é algo constante para o hotel, e nem sempre é possível dentro do dinamismo. Sempre há um treinamento esquecido, devido indisponibilidade da equipe para treinar, ou para reduzir custo a equipe é reduzida e alguns casos sobrecarregada. Como dito, é um desafio, mas a satisfação do cliente e a parceira dentro do ambiente trazem realização pessoal, desenvolvimento e sentimento de se sentir útil a alguém.

Habilidades de um hoteleiro

Dos colaboradores se é exigido proatividade. Por mais que cada colaborador tenha a sua função, ele sempre tem que estar disposto a fazer um pouco mais, conhecer um pouco mais, pois afinal de contas ele faz parte do hotel. O hóspede não vê somente um garçom, uma camareira ou um recepcionista. Ele ver o hotel em cada colaborador e alguém para resolver os seus problemas. Então o discurso: “essa não é minha função” é automaticamente substituído pelo: em quem posso ajudar? talvez eu posso direcioná-lo a pessoa responsável.  

Sabemos, hotel nunca para. Recepção 24 horas, room service, restaurante; fim de semanas e feriados. No hotel trabalhamos enquanto os demais tiram férias, e tiramos férias enquanto os demais trabalham. Muitos veem como desvantagem, e alguns como vantagem: sempre pagamos menos para viajar, pois estamos livres na baixa estação e somos mais flexíveis quanto a dia livres e viagens. Mas se requer um tempo de dedicação maior nas datas comemorativas, pois tratamos com encantamento do hóspede.

Quando conheci a hotelaria foi um desafio para mim, pois naquele atual momento estava em uma outra área do turismo e em meio a vários conselhos para não entrar na hotelaria, decidi me desafiar e conhecer a hotelaria por conta própria e dar minha avaliação. Confesso, que por um momento tive medo, de me arrepender, de ser muito difícil e de perder meu tempo livre em função ao trabalho. Mas percebi que hotelaria é desafiadora e apaixonante, e melhor, cheia de oportunidades para quem deseja algo novo todos os dias. Como é comum dizermos, o bichinho da hotelaria me picou. Hoje tenho 6 anos de experiência no setor, e a cada dia tenho um novo aprendizado e vislumbro novas oportunidades. Pois hotel é hotel em qualquer lugar do mundo, basta somente fé para explorar esse mundo de oportunidades.

 

Referências: [1] [2]

 

Author: Daniel Abel

Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.