ITB BERLIN 2019, evento do Turismo – Turismologia

ITB BERLIN 2019, evento do Turismo – Turismologia

12 de Março, 2019 0 Por Paula Marchesan

Saudações, colegas turismólogos! O tema do nosso encontro de hoje é sobre aquele que é considerado o maior evento do Turismo do mundo, o ITB BERLIN. Alguns chamam de think tank – que é uma espécie de evento onde ideias são geradas, grandes nomes do trade se encontram para trocar experiências e criar novas oportunidades; outros chamam de feira, porque efetivamente tem estandes com participações de países, empresas, grupos, marcas, etc. Talvez estejam ambos corretos e, também talvez, seja por isso que seja um dos maiores eventos da nossa área. Os números não mentem, em 5 dias de evento foram 113.500 visitantes do trade turístico que compareceram a uma grande estrutura na cidade de Berlim, na Alemanha – um dos maiores países emissores de turistas do mundo. Foram 160.000 pessoas, entre profissionais do Turismo e outros interessados.

O ITB Berlin 2019 aconteceu nos dias 6 a 10 de março deste ano. O valor gerado como resultado de negócios e oportunidades, em 2018, foi de cerca de 6 bilhões de euros em vendas. A expectativa para 2019 é de superar esse montante. E, ainda neste ano, o evento de 2019 contou com a participação de mais de 180 países. Com cerca de 10.000 expositores, e mais de 100 palestras nos 3 primeiros dias de evento, o ITB Berlin não teve apenas 01 tema principal, mas sim 5. Os quatro (5) objetivos do evento são divididos por áreas temáticas; são elas: 1. Overtourism, 2. Sustentabilidade, 3. Mudança climática, 4. Mudanças de consumo na indústria do luxo, 5. Futuro da mobilidade.

Em 2019, eu participei, pela primeira vez, do ITB Berlin. Então, nesse texto, eu vou trazer pra vocês as impressões que eu tive, um pouco do contexto geral do evento, algumas das novidades resultantes das palestras que assisti e, claro, as fotos que tirei lá e que acho que podem ajudar a complementar o texto e dar uma ideia geral do que é esse grande evento. Tenho que confessar pra vocês, é provável que eu não tenha visto todos os locais, pois o ITB Berlin é um evento enorme, com diversos expositores e salas grandes aonde aconteciam as palestras. Sinceramente, no último dia, eu e meus colegas ainda não tínhamos visitado todos os países!

ITB Berlin 2019

A primeira impressão que eu queria trazer pra vocês é que eu achei esse evento inovador e tecnológico. A começar pelo aplicativo desenvolvido exclusivamente para o evento. Através do aplicativo, era possível ver todas as palestras que aconteceriam, salvar as favoritas, adicioná-las ao calendário e saber a localização exata de cada uma. Sim, a programação ainda foi impressa e entregue no dia do evento. Mas muitos participantes preferiram ter as informações apenas pelo smartphone. Isso porque, no aplicativo, havia um mapa do local aonde aconteceu o evento – Messe Berlin, e todos os halls (corredores) eram numerados, as salas identificadas, então a localização era facílima.

Ah, outros detalhes interessantes… Durante o evento ITB Berlin, foram utilizadas algumas ferramentas inovadoras: os pódios das salas de eventos não eram de madeira e comuns, eram de um material ao estilo do vidro que, funcionavam como uma tela, de computador, por exemplo, em que eram dispostas informações referentes a palestra que estava acontecendo. Ainda nas salas de evento, também foi utilizada a plataforma sli.do, que é uma plataforma de comunicação instantânea, em que é possível que as pessoas que estão assistindo ao evento possam fazer perguntas e elas aparecem instantaneamente na tela. Dessa forma, os palestrantes podiam responder as perguntas mais votadas. Bastava que quem estivesse assistindo tivesse um smartphone e era suficiente, porque o wifi disponibilizado tinha uma velocidade ótima.

Talvez o resultado mais interessante dessa plataforma dependa da maneira como ela é utilizada. Por exemplo, em algumas palestras os mediadores faziam perguntas que geravam resultados quantitativos referentes à preferências e know-how dos expectadores. Para obtenção de estatísticas, eu achei fantástico!

Impressões gerais ITB Berlin 2019

Eu comecei a analisar o evento antes mesmo de sair de casa. Algumas dessas impressões se confirmaram após a minha participação durante 03 dias do evento. Por exemplo, em termos de prática e teoria – que é a nossa prioridade aqui no Turismologia, achei o evento equilibrado. Algumas das maiores salas de palestras eram voltadas para que os grandes CEOs de empresas turísticas palestrassem – TripAdvisor, Expedia, Airbnb, etc. Já algumas salas menores, que eles chamaram de eTravel, eram voltadas a palestras mais curtas, de cerca de 30 minutos, com introdução de novas empresas, produtos tecnológicos, apresentação de resultados, estatísticas, entre outros. Eu, por exemplo, fiquei muito mais tempo na seção eTravel, porque era a parte mais dinâmica do evento.

A impressão que tive é de que nas salas grandes, com os presidentes das grandes e estabelecidas empresas do evento, a ideia era discutir as tendências do mercado, sustentabilidade, e outros temas relevantes, em forma de contexto macro da atividade turística. De forma prática, nessas palestras era mais difícil acessar os palestrantes, conversar com eles, enfim, enquanto nas salas menores, os palestrantes, inclusive, ficavam em estandes após os eventos, facilitando, assim, a nossa aproximação com eles.

Mas não se enganem: é um evento de negócios que, como já falei antes, gera transações milionárias, negócios importantes, oportunidades, clientes e, para quem é estudante e está curioso, talvez não seja o melhor evento para fazer contatos. No entanto, é uma ótima experiência profissional.

Informações rápidas:

  • Muitos executivos e profissionais do trade que tem uma idade mais avançada, ou seja, mais velhos, participando de palestras dinâmicas, em que redes sociais eram tema central;
  • Palestras voltadas à prática tinham as salas lotadas, normalmente havia um grande número do público assistindo em pé;
  • Balcões de informações em todos os lugares, bem como mapas dos locais do evento, possibilitando a localização e fácil e rápido acesso;
  • Comida carrísima no local;

Palestras ITB Berlin

 Vou citar os principais temas das diversas palestras (o programa completo com todas as palestras e os títulos está no site oficial do ITB):

  • Mercados Chineses: inbound and outbound Tourism;
  • Wellness Tourism;
  • Medical Tourism;
  • Práticas de sustentabilidade;
  • Turismo e comunidades indígenas;
  • Paineis com autoridades competentes sobre: Futuro da mobilidade, Brexit, sustentabilidade, mulheres no Turismo, overtourism, América Latina, redes sociais, etc.

Aqui estão a maioria das palestras dos 3 primeiros dias de eventos:

Palestras ITB Berlin 2019, 6 Março, quarta-feira

Palestras ITB Berlin 2019, 7 Março, quinta-feira

Palestras ITB Berlin 2019, 8 Março, sexta-feira

Eventos relacionados ao BREXIT

Haviam diversos eventos que traziam informações e discussões sobre a saída do Reino Unido do bloco econômico União Europeia. O que os palestrantes diziam é que eles também não tinham certeza de nada, afinal, quando se comprometeram com as palestras, todos achavam que, à essa altura – nos dias do evento, já haveria uma definição. O que sabemos, no entanto, é que não há. Então o que aconteceu nas palestras foram especulações, análise de situações e previsões dos possíveis cenários para essa situação.

A verdade é que todos os profissionais, empresários e pessoas envolvidas estão em situação de incerteza, como se fosse um limbo em que não só não se pode avançar – em termos de novos negócios e parcerias, como não se pode planejar.

Apesar dessa situação, a certeza de que o Turismo é uma atividade que representa proporção importante da economia de ambas as regiões, prevalece e mantém os profissionais trabalhando em prol da atividade turística. A verdade é que as relações, mesmo sem acordo, vão precisar continuar, processos de visto tendem a ser facilitados e burocracias continuarão a ser minimizadas. Afinal, a globalização veio pra ficar.

Pitch Satrtups do Turismo

Uma tarde inteira dedicada à pitch de startups do Turismo, relacionadas à eventos, hospitalidade, agências, e demais empresas iniciantes, em que empreendedores apresentavam sua ideia para um corpo de jurados e recebiam feedback.

Foi bem interessante ver a quantidade de empresas com ideias para facilitar a viagem do turista, desde ideias para armazenamento flexível de bagagens, mapeamento interno de atrativos turísticos, agrupamento de informações turísticas de diversos sites em um só, caixas-cápsulas para turistas, seja em aeroportos e outros ambientes, etc. Ideias que mesclam tecnologia com inovação, mas principalmente ideias de empresas que resolvem problemas contemporâneos de viajantes millenials.

Algumas das startups do Turismo que deram um pitch no evento:
Mapify, Situm, Stasher.

Por fim, algumas informações gerais que recebi nas palestras e percebi no evento de forma geral:

  • Muitos produtos B2B, mas muitas palestras focando em B2C, estratégias, oportunidades, empresas, resultados e soluções para problemas atuais e futuros do consumidor final;
  • Pequenas, médias e grandes empresas – Todas tem espaço;
  • Temas atuais e assuntos contemporâneos do Turismo;
  • Redes sociais e tecnologias na maioria das palestras, com temas como branding, storytelling, digital influencers, gerar receitas, revenue, entre outros;
  • Muitas ideias e sugestões práticas de empresas para os espectadores;
  • Foco no destino! Palestras e empresas focando em branding dos destinos turísticos;
  • Corporate travel não é só algo atual, mas uma tendência – algo à que precisamos prestar atenção no Turismo – crescem as soluções e oportunidades para esse mercado;
  • Search Engine Optimization (SEO) em peso, em diversas palestras;
  • Millenials, millenials, millenials. O foco desses eventos – e do Turismo – é esse público;
  • Tradutores simultâneos em inglês e alemão para várias palestras;
  • Muitos funcionários do evento, com atenção redobrada em salas, sempre bem-dispostos;

Por fim…

Eu terminei o evento ainda mais assustada, de certa forma, com o tamanho do Turismo! Nós analisamos dados e números, sabemos que a atividade é importante, mas ao ver tantos setores da economia, com um número tão grande de pessoas trabalhando em conjunto, um público ávido por informações inovadoras e tecnológicas, movimentando um montante enorme de dinheiro, é a realidade nua e crua. E é uma realidade que assusta. Não pelo tamanho e pelas oportunidades que temos – isso, na verdade, anima. Mas assusta pelo tamanho da responsabilidade que temos como profissionais do Turismo. Responsabilidade de sermos éticos, de fazermos pesquisas, de nos capacitarmos e inovarmos constantemente e de treinarmos a resiliência, para avançarmos, mudarmos, crescermos e levarmos os stakeholders da atividade turística crescerem junto conosco.

Os eventos dos próximos anos já estão marcados! Em 2020, espero ser presença confirmada novamente! E você?

A referência principal desse texto é o site do ITB. Porém muito do que está escrito é resultado das minhas experiências, portanto, sem necessidade de referência, Todas as fotos são de minha autoria. Reprodução autorizada, desde que dados os créditos com o link do site claramente indicado.

Se vocês quiserem saber mais sobre o evento, podem seguir o nosso perfil no instagram @_turismologia. Lá, além de estarmos sempre trazendo informações de eventos, notícias em tempo real e stories atualizados, também deixamos nos highlights as impressões, fotos e vídeos dos dias de evento.

Para ler mais sobre eventos e artigos já publicados nesse site, acesse esse link.

Author: Paula Marchesan

Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do  Turismologia.

Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.