Promoções de passagens aéreas – Por que não consigo aproveitá-las?

Promoções de passagens aéreas – Por que não consigo aproveitá-las?

7 de Agosto, 2018 0 Por Paula Marchesan

Essa é uma dúvida frequente que, assim como eu, muitos já devem ter questionado: por que não consigo aproveitar as promoções de passagens aéreas anunciadas? A impressão que temos é de que chegamos sempre tarde para conseguir o preço anunciado, mesmo que tenhamos acessado o site da promoção minutos após ela ter sido lançada. Outra questão que tende a intrigar os consumidores constantemente é o fato de que as promoções de passagens aéreas nem sempre parecem atrativas e, mesmo quando se consegue encontrar o valor anunciado, os horários e voos não se configuram em uma opção viável.

Bom, vou começar esclarecendo que tenho duas respostas diferentes para as perguntas acima. Para o fato de que nem sempre conseguimos aproveitar as promoções de passagens aéreas a tempo, tenho uma resposta relativamente mais simples e um tanto quanto comum. Pois na verdade, essas promoções tem assentos que são limitados. Isso significa que existe uma cota de assentos nos aviões que é pré determinada para venda com um valor mais baixo. É claro que isso depende da lotação do voo, da época do ano e também do que conhecemos como oferta e demanda. Enfim, essa é outra questão.

Aqui é importante destacar que as companhias possuem categorias de assentos e, de tempos em tempos, e de acordo com algumas condições, algumas delas tem sua tarifa diminuída. Para aproveitar as promoções, vale estar atento aos principais sites de promoções e sites de companhias também, pois é possível sim chegar a tempo para aproveitar os preços reduzidos.

A segunda questão é um pouco mais complicada e possui mais detalhes que devem ser analisados pelo consumidor – e pelo agente de viagens também. A pergunta é porque as promoções de passagens aéreas parecem uma opção tão difícil de conseguir conciliar com a viagem planejada? Na verdade, esse tende a ser um fator que desanima quando nos deparamos com promoções. E existem algumas razões para que isso aconteça.

  1. Dias de voos em promoções de passagens aéreas

Talvez um dos primeiros fatos a ser levado em consideração é que as promoções de passagens aéreas, tem períodos pré-determinados, ou seja, existem regras de restrição de tarifa e, uma dessas regras, é o período em que se pode voar (em outras palavras: aproveitar a promoção). Em algumas raras situações, o período da promoção é longo e flexível, mas normalmente o período disponível para viagem é em época de baixa temporada (Março – Junho, Agosto – Novembro) e por apenas datas específicas, além de destinos pré-determinados. Um exemplo disso são as ofertas para Miami por menos de R$ 2000 com taxas inclusas. Os dias exatos de ida e volta tendem a não ser muito abrangentes e se você tentar antecipar dois ou três dias, tende a não conseguir o mesmo valor.

  1. Duração de voos

Muitas vezes, em promoções, a duração dos voos ofertados tende a ser muito maior do que o normal. O que significa que um voo que faz normalmente uma conexão, poderá ter pelo menos duas conexões e ter uma duração com algumas horas a mais. Não raro não podemos aproveitar essas promoções – quando viajamos com idosos ou crianças, por exemplo.

Vale levar em consideração que alguns voos em promoção podem apresentar pernoites em aeroportos e cidades antes do destino final. Isso pode acarretar 1. “dormir” no aeroporto ou 2. Reservar (=gastar) uma noite em hotel (além de táxi e alimentação).

  1. Conexões e exigências legais

E tem ainda um terceiro aspecto importantíssimo. Em muitos dos casos dessas promoções de passagens aéreas existe a troca de aeroportos ou conexões em outros países, quando for uma viagem internacional. Cito como exemplo mais comum a conexão nos Estados Unidos. Nesse país, existe a exigência de visto, mesmo quando vai se fazer apenas uma conexão no aeroporto. É bem importante estar atento a esses – todos – detalhes. Pois sem visto para os Estados Unidos – mesmo para uma conexão curta, não há possibilidade de entrada.

 

Vale ressaltar aqui que o agente de viagens é decisivo no momento da venda de passagens aéreas. E é preciso que ele consiga se expressar de forma clara e bastante objetiva para o seu cliente, para que ele entenda as implicações de se comprar uma passagem aérea em promoção. Afinal, o agente nem sempre consegue as tarifas das promoções, e precisa explicar ao cliente porque isso acontece.

O que quero mostrar, da perspectiva do profissional do turismo, é como ficamos em uma situação delicada frente ao nosso cliente. Afinal, entenda que nossos clientes não tem paciência, tempo ou conhecimento para verificar esses detalhes e tudo que veem é que existe uma promoção baratíssima e com um preço que ele pode pagar.

Desde o ponto de vista do profissional do turismo, a situação se complica para o vendedor que deveria expor toda essa situação, mas precisa ouvir que está superfaturando valores. A agência também leva a culpa, quando ouve que tem um lucro altíssimo, baseado nas altas taxas. A agência perde clientes, o funcionário também. E o cliente, que é (ou deveria ser) nosso maior interesse, acaba, muitas vezes, tendo sua expectativa frustrada.

Algo que eu aprendi na vida foi: nada é de graça. E tudo que é muito barato deve aguçar nossa antena da desconfiança. De novo, promoções são ótimas oportunidades de fazer bons negócios. Mas não são para todos e, principalmente, não são sempre tão boas como anunciadas. Então, na próxima vez que um consumidor chegar na sua agência para fechar negócio imperdível de uma promoção sensacional que ele viu “na internet’, tenha paciência de explicar tudo isso, de mostrar a opção da internet e fazê-lo ter ciência de que se optar pela opção de pernoite em aeroporto, talvez precise pagar hotel e translado. Na maioria das vezes, para casos específicos, não compensa.

 

Já falamos sobre os benefícios que o agente de viagens pode fornecer ao seu cliente antes. Dá uma olhada!

Author: Paula Marchesan

Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do  Turismologia.

Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.