Corretores de airbnb. Um novo conceito em hospitalidade?

Corretores de airbnb. Um novo conceito em hospitalidade?

17 de Maio, 2018 0 Por Daniel Abel

Sabemos que a sociedade se modificou de várias formas durante séculos através das civilizações e a forma de migrarem de uma região a outra passou por algumas mudanças e hábitos. Até que fossem surgindo traços do que entendemos hoje como turismo e hospitalidade. De hospedarias a hotéis de luxo, alto padrão de serviço; como o turismo o mercado da hospitalidade vem se inovando a cada dia e com o avanço da tecnologia isso tem sido cada vez mais fácil. Atualmente temos o que poderíamos dizer que é a forma mais moderna de hospedar alguém. Com base no conceito de economia compartilhada temos uma ferramenta que tem tirado o sono de muitas redes hoteleiras do mundo. Essa ferramenta é “nada mais, nada menos” que o Airbnb. E a pergunta que esse texto deixa é: Existe hospitalidade d/no Airbnb?! Os novos corretores de airbnb podem ser considerados agentes da hospitalidade?

Optei por fazer uma breve introdução, simplificadamente introduzindo o Airbnb aos não conhecedores da ferramenta. Airbnb é uma plataforma online que possibilita a comunicação entre turistas do mundo inteiro e donos de imóveis que buscam hospedar. Uma ferramenta de gerenciamento de oferta e demanda voltada a área de hospedagem. Tem como sua principal força a variedade de meios de hospedagem e a possibilidade de encontrar sempre algo que caiba no seu bolso ou gosto.

Com tanta variedade e opções para todos gostos e bolsos, a airbnb tem crescido de uma forma que tem incomodado o mercado da hospitalidade, principalmente as grandes redes hoteleiras.  De acordo com a revista Exame em 2016 a airbnb já estava em 190 países com um portfólio de 2 milhões de anúncios. Para uma startup que surgiu no ano de 2008 no Vale do Silício, pode-se considerar um crescimento extraordinário. Desde de sua criação e a divulgação de seus resultados, muitas discussões têm surgido dentro do campo da hospitalidade. Um dos pontos que gostaria de destacar seria a afirmação que as redes hoteleiras costumam repetidamente proferir quando questionado sobre a competitividade da airbnb: eles não têm a qualidade e o serviço que ofertamos em um hotel. Eu me pergunto: será mesmo?

Esse questionamento surgiu com base no termo: “corretor de airbnb”.  Mas o que realmente seriam os corretores de airbnb? Corretores de airbnb são pessoas ou pequenas empresas que buscam trazer a melhor experiência da hospitalidade ao hóspede ou proprietário do imóvel divulgado na plataforma. Ou seja, quem estiver procurando um anúncio no site pode se deparar com imóveis que ofertam serviços adicionais. Há uma contratação pelo dono do imóvel por uma empresa que possa proporcionar aos seus hóspedes ou inquilinos uma melhor experiência de hospedagem. Os serviços vão de receber bem o cliente, check-in, checkout a serviço de lavanderia, arrumação do apartamento ou até mesmo gerenciamento de receitas e satisfação do cliente. Aspectos da hotelaria que estão sendo atribuídos a oferta airbnb visando atrair e atender melhor seus hóspedes.

O posicionamento a airbnb é de não condenar o surgimento dos corretores desde que sigam as diretrizes da plataforma e estejam em conformidade com as leis locais. A airbnb não influencia na forma com que seus anfitriões administram seus imóveis. Mas será que esse mercado de “corretagem” vai ameaçar de forma significativa o serviço ofertado pelas grandes redes hoteleiras? Será que esse serviço será mais uma mudança na forma de gerir imóveis? Só o tempo dirá, mas a tecnologia e inovação estão aí para nos fazer evoluir.

 

Fontes Eurodicas – Melhores DestinosExameInfográficos

 

Author: Daniel Abel

Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.