Novas Carreiras em Turismo
Esse texto traz alguns novos caminhos de carreiras no Turismo.
Muitos Turismólogos tem o costume de achar que a única e melhor possibilidade de um profissional do turismo é o Concurso Público. E a verdade é que essa pode ser uma boa possibilidade, mas é apenas uma entre tantas e boas áreas possíveis de trabalho. Veja as 5 áreas de carreira do Turismo:
Conteúdo do artigo
Carreiras em Turismo
O diagrama abaixo é criação da Escola de Turismólogos, publicado pela primeira vez no Guia Global de Carreiras em Turismo. O objetivo é mostrar as diferentes possibilidades de atuação do profissional do Turismo dentro de uma profissão nova e ainda recente.
GERAIS
As carreiras GERAIS são as que podem ser comuns à diversas profissiões, permeiam diferentes segmentos e áreas de atuação e podem ser exercidas por profissionais do Turismo de diferentes especialidades.
ESPECÍFICAS
São carreiras específicas da área do Turismo – ou que estejam diretamente associados ao Turismo. Aqui vale pensar: sem esses estabelecimentos e segmentos não tem razão para que a atividade turística exista.
PÚBLICAS
São carreiras específicas na área do Turismo na gestão pública ou associadas à gestão pública diretamente.
NOVAS
São carreiras específicas na área do Turismo atuais, novas, seja em função do avanço da tecnologia, seja uma consequência do crescimento de um segmento.
LIVRES
São carreiras LIVRES que incluem possibilidades autônomas, e envolvem a necessidade de um planejamento mais cauteloso e cuidadoso do profissional porque não contam com a contrapartida de empresas e não tem salários garantidos, fixos.
Neste texto, quero abordar especificamente algumas possibilidades de novas carreiras em turismo, que são possibilidades mais inovadoras e recém chegadas no Turismo.
NOVAS CARREIRAS EM TURISMO
São carreiras específicas na área do Turismo atuais, novas, seja em função do avanço da tecnologia, seja uma consequência do crescimento de um segmento.
1. CARREIRAS ASSOCIADAS
Essas são possibilidades de carreiras associadas aos mais diversos segmentos do Turismo que tem se desenvolvido de diferentes formas e por diferentes razões. São caminhos de carreiras com diversas possibilidades, seja no setor público, na academia, em empresas e através de iniciativa livre.
Essa representação foi feita porque muitos profissionais esquecem das possibilidades indiretas relacionadas às carreiras mas que são importantes e estão diretamente associadas ao Turismo – muitas ainda recentes.Turismo Cinematográfico é um exemplo disso. Assim como o Turismo esportivo. Olha esse exemplo:
Exemplo: Carreira Turismo esportivo
2. ESG ou Especialista em Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma área nova surgindo no Turismo.
Ela é mais comum em países Europeus, dado que o Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Sustainable Tourism Development, STD, termo original, em inglês) foi criado pela ONU e tem sido amplamente espalhado pelo velho continente.
As Universidades estão cheias de disciplinas chamadas STD e muitas empresas tem criado vagas específicas para o planejamento de ações em prol do Desenvolvimento Sustentável – em empresas turísticas e em outras áreas também.
No Brasil, a carreira de ESG pode ser muito parecida com a de STD. Ambas estão diretamente associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Por ser uma carreira ainda muito nova, é difícil prever quais são os caminhos possíveis de crescimento. A seguir, veja alguns exemplos de oportunidades. Essas vagas foram retiradas do primeiro Guia Global de Carreira em Turismo – são vagas reais, do mercado de turismo.
3. DADOS e Gestão de dados
Embora a análise de dados esteja em todos as profissões, existe um caminho de carreira específico para essa área de atuação, afinal, os últimos anos tem mostrado cada vez mais a necessidade de se tomar decisões baseadas em dados.
E porque as pessoas dizem isso: “tomar decisões baseadas em dados”? Uma das razões é porque o mundo tem mudado muito rapidamente, nem sempre sendo possível acompanhar as mudanças à olho nu. Fazer relações e tomar decisões baseado no consumidor, o centro das decisões, é difícil quando se tem novas possibilidades diariamente. Portanto, os dados são necessários para tomar decisões acertadas e fazer um planejamento que realmente entregue resultados. Especialmente quando o número de consumidores cresce exponencialmente.
Apesar de ser importante, essa é uma área relativamente nova para empresas pequenas e médias. Muitas empresas não sabem como captar e analisar dados para utilizá-los para melhorar vendas e produtividade. E isso também é verdade para o setor público. Não é à toa que temos empresas surgindo para fazer a gestão de dados de destinos, como a Samart Tour e a Sprint Dados, empresas brasileira e luso-brasileira que atendem sobretudo ao mercado público no Brasil.
Existem duas formas de se trabalhar uma carreira em dados: como funcionário e como autônomo.
Atualmente, o mercado precisa de profissionais com conhecimentos analíticos, tanto no setor público quanto no setor privado. Uma boa forma de iniciar e crescer nessa área é trabalhar em empresas que prestam consultoria ao setor público, com foco em planejamento e gestão. Essas empresas precisam de profissionais dispostos a se reinventarem rapidamente e estarem atualizados sobre o mercado e os acontecimentos. Seja como CLT ou como PJ.
Outra forma de trabalhar com dados é trabalhando como autônomo. Afinal, como é um caminho ainda novo de carreira, e pouco conhecido – e, portanto, valorizado pela sociedade em geral, um caminho interessante e inovador.
Todas essas e outras possibilidades de carreiras estão descritas com mais detalhes, possibilidades de ascensão, exemplos de vagas reais do mercado e mais no primeiro ebook de Carreiras no Turismo.
Para saber mais sobre os caminhos de carreira e as possibilidades, saiba que você pode adquirir a sua cópia do Ebook Carreiras me Turismo. Talvez você não saiba, mas foi lançado o primeiro ebook de Carreiras em Turismo, o guia global de possibilidades na área do turismo. Nesse livro, você encontra exemplos de quase 40 possibilidades de carreira no Turismo, com descrições práticas, exemplos e vagas reais do mercado.
Saiba: você não precisa se acostumar com o que conhece. Pode ampliar os conhecimentos e escolher algo que seja mais adequado ao seu objetivo.
Conheça o Guia Global de Carreiras em Turismo.
Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do Turismologia.
Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.