Um guia prático para gestores públicos do Turismo em 2024
O ano novo chegou e junto com ele aquela velha listinha com metas que criamos para nossa vida pessoal e profissional, é assim aí também? Por aqui, a lista já está pronta desde meados de dezembro de 2023, mas esse ano resolvi colocar em prática algo que sempre leio e que me causa uma certa inquietação: “NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDA”, assim mesmo, “direto e reto”.
E já fazendo diferente, ao invés de escrever e listar uma série de coisas infinitas que você, Gestor Público de Turismo, deve fazer em 2024, eu criei esse guia prático com 5 tópicos que precisam estar no seu dia a dia, que vão te ajudar a alcançar bons resultados e que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo, sem desculpas. Segue comigo aqui.
Já passou da fase que a sociedade aceitava qualquer tipo – ou nenhuma, entrega. Hoje o Gestor Público é muito mais cobrado e as suas ações são acompanhadas em tempo real, não existe mais espaço para erro, amadorismo e falta de gestão. Nesse sentido, alguns tópicos essenciais devem ser considerados para maximizar o potencial turístico da sua região e para que você cumpra o seu papel entregando o seu melhor e com isso, consecutivamente colhendo bons resultados.
Agora chega de conversar e vamos ao trabalho.
1. CONHECIMENTO E ATUALIZAÇÃO CONSTANTE
Eu não poderia começar com outro tópico. É crucial que você tenha o mínimo de conhecimento sobre o setor que está trabalhando. Os gestores públicos devem ir além dos atrativos turísticos óbvios, mas sim saber e pesquisar sobre as nuances culturais, históricas e ambientais que tornam sua localidade única. Além disso, acompanhar os dados de outras secretarias do município é fundamental, pois, no universo do turismo, tudo se conecta.
Saber o mínimo possível sobre turismo não é uma opção, mas uma necessidade. Gestores que buscam a excelência devem adquirir conhecimentos básicos e avançados sobre as melhores práticas do setor, incluindo tendências globais, inovações tecnológicas e estratégias de marketing digital.
A busca incessante por novos conhecimentos é indiscutível. Participar de cursos, conferências e redes de intercâmbio de informações é uma forma de se manter atualizado. O gestor que se dedica a aprender continuamente estará melhor equipado para enfrentar os desafios dinâmicos do turismo, construindo um ambiente propício ao crescimento e à satisfação dos visitantes.
E pra que não haja desculpas, comece a estudar pelo QUALIFICA TURISMO – plataforma gratuita do Ministério do Turismo para qualificação de trabalhadores e estudantes de Turismo. Clique aqui. Bons estudos!
2. LEVANTAMENTO DO TRADE TURÍSTICO LOCAL
Quando a gente não conhece o que tem, não pode planejar para todos. Comece agora mesmo a fazer um levantamento de TODO o trade turístico local. E realmente inclua todo o trade – incluindo o posto de gasolina, a rede de saúde, o artesanato e todos os profissionais e serviços que o turista pode precisar. Inicie pelo seu município e depois proponha parcerias com os colegas gestores para conhecer a sua região, afinal, você precisa sim da sua região para se consolidar como um destino turístico.
Novamente, não use desculpas. Crie um formulário de cadastro através do google forms – acesse o passo a passo aqui, lance um edital público e divulgue nas redes sociais e site institucional.
Aproveite esse levantamento para entrar em contato com o trade e orientar o cadastro junto ao CADASTUR – já tem texto aqui no Turismologia sobre esse assunto, acesse aqui. Dica extra: faça uma apresentação desses dados e cadastros para a comunidade, aposto contigo que assim como você, eles irão se surpreender com o potencial da sua cidade.
3. FAÇA PARTE DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO
Não é – ou não deveria ser, novidade pra nenhum Gestor Público de Turismo, que todo município brasileiro precisa estar regionalizado para ter acesso aos programas e recursos do Governo Federal. O programa de regionalização do turismo existe com o objetivo de propor o desenvolvimento da atividade turística de forma regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo, integrando os diferentes atores públicos, privados e da sociedade civil.
Novamente, você precisa da sua região para crescer. Se seu município não é regionalizado faça a adesão ao programa e se já é regionalizado faça valer o cadastro, busque ações, faça parcerias e desenvolva a sua região.
E pra te dar aquela forcinha, saiba tudo sobre o PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO clicando aqui.
4. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Um planejamento estratégico é essencial para direcionar esforços e recursos de maneira eficaz. Sente com seu Prefeito, com a equipe de gestão do seu município, chame a iniciativa privada, o Conselho de Turismo e todo o trade que tiver interesse e PLANEJEM o desenvolvimento do turismo. Planejamento real, de curto prazo e que seja exequível dentro das suas possibilidades. O planejamento deve, obrigatoriamente abordar a infraestrutura turística, atração de investimentos, a promoção do destino, a capacitação da mão de obra local e a preservação ambiental, garantindo um crescimento sustentável.
5. ORGANIZAR ANTES DE PROMOVER
Sabe quando a gente recebe visita e limpa toda a casa, faz compras e toda a função para receber em casa alguém especial? No turismo não é diferente! A gente precisa “organizar a casa” antes de receber o turista e isso envolve desde o corte de grama até o atendimento na farmácia, por exemplo. O teu trade precisa estar organizado e qualificado para atender o turista quando ele chegar.
Você enquanto Gestor Público precisa garantir que os serviços oferecidos atendam aos padrões de qualidade específicos, promover a capacitação profissional e fomentar a cooperação entre os diversos setores são passos indispensáveis. Uma oferta turística bem estruturada atrai turistas satisfeitos e fomenta a fidelização, o contrário disso também funciona, mas aí você terá turistas insatisfeitos que irão vender o seu destino com a insatisfação deles. E aí eu te pergunto, colega, como você deseja que seu município seja visto no mercado?
Pode até parecer difícil e muita coisa pra fazer, mas nós estamos aqui pra te ajudar! Arregace as mangas e vamos ao trabalho! Dessa forma, eu te garanto que 2024 será um ano de muitas conquistas e de resultados positivos. Feliz ano todo!
[PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO] [QUALIFICA TURISMO] [SUPORTE GOOGLE]