CADASTUR: o que é e como funciona o cadastro de prestadores turísticos do Ministério do Turismo

CADASTUR: o que é e como funciona o cadastro de prestadores turísticos do Ministério do Turismo

28 de Novembro, 2023 0 Por Sandreli Bandeira

Sabemos que infelizmente não é incomum lermos notícias ou ouvir histórias de conhecidos e amigos que caíram em golpes de empresas de turismo, né? Em contraponto é interessante pensarmos que se existisse um canal unificado onde seria possível pesquisar as informações das empresas prestadoras de serviços antes de viajar poderia evitar que alguns desses golpes acontecessem, além de facilitar muito a vida do turista. 

E se eu te contar que já existe esse portal? Sim! Existe e ele se chama CADASTUR. Segue aqui para conhecer mais sobre esse programa e saber porque ele é importante para o turista e para os empresários de todo o trade. 

O CADASTUR é um programa do Ministério do Turismo, realizado em parceria com Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação e possui como principal objetivo a promoção da formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos pelo Brasil. A obtenção dos certificados pela empresa se dá após a solicitação de cadastro e o cumprimento de alguns critérios específicos, previstos na Lei Geral do Turismo (Lei n.º 11.771/2008) e em legislações específicas para cada atividade, como é o caso das Agências de Viagens (Lei n.º 12.974/2014) e dos Guias de Turismo (Lei n.º 8.623/1993). 

Mas afinal, o CADASTUR é obrigatório? Segundo a legislação, o cadastro no Cadastur obrigatório para as empresas destes segmentos: 

  • Guias de turismo
  • Meios de hospedagem tradicionais e meios de hospedagem MEI
  • Agências de turismo
  • Organizadoras de evento
  • Parques temáticos
  • Transportadoras Turísticas

O cadastro é opcional para as empresas que desenvolvem as atividades abaixo: 

  • Centros de convenções
  • Restaurantes, cafeterias e bares
  • Casas de espetáculo e equipamentos de animação turísticas
  • Prestadores de infraestrutura e apoio para eventos
  • Empreendimentos de apoio turismo náutico
  • Locadoras de veículos
  • Prestadores especializados em segmentos turísticos
  • Empreendimentos de entretenimento e lazer
  • Parques aquáticos

Na prática, o órgão delegado pelo Ministério do Turismo nos estados é responsável pela análise da documentação, pela homologação do cadastro e pela disponibilização do certificado. 

Mesmo não sendo obrigatório para algumas atividades o cadastro é recomendado para todos, vejamos aqui alguns motivos: 

CONFIANÇA: Não é qualquer pessoa ou empresa que pode receber a certificação. Os critérios do Ministério do Turismo foram elaborados para garantir que a empresa ou prestador de serviço atendem ao padrão mínimo de qualidade que foi estabelecido pela lei. Dessa maneira, enquanto os turistas têm mais confiança ao se relacionar com empresas certificadas, os negócios que possuem o CADASTUR podem utilizar o certificado como uma forma de atestar e reforçar a qualidade dos serviços prestados.

SEGURANÇA: O CADASTUR é uma forma de oferecer segurança aos turistas que vêm de lugares distantes. Além de garantir que ao chegar ao tão esperado destino os clientes vão encontrar um serviço de qualidade, o certificado também garante a credibilidade da empresa para que os turistas possam realizar compras e fazer reservas sem medo.

MARKETING GRATUITO: Hoje a internet é a principal ferramenta de apoio para construir roteiros de viagem e buscar indicações de outros viajantes que já passaram pela região e pela rede de hotéis, receptivos, restaurantes, guias, traslados e demais serviços turísticos.

O Ministério do Turismo cita outros benefícios para as empresas cadastradas, vejamos: 

  • Acesso a linhas de financiamento por meio de bancos oficiais;
  • Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;
  • Visibilidade no site do CADASTUR e do Programa Viaje Legal; 
  • Ter o apoio em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo;
  • Incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal;
  • Certificado de que a empresa está formalizada e funcionando de acordo com as leis brasileiras.

Empresas cadastradas no Cadastur contam com um importante certificado que serve para aproximar as empresas e turistas, encurtando a distância e aumentando a confiança de pessoas que estão longe dos destinos turísticos, mas interessados em viver experiências de qualidade.

*A lista de empresas certificadas pode ser acessada facilmente pelo portal do CADASTUR (https://cadastur.turismo.gov.br)  e utilizada de maneira estratégica pelas empresas: além de reforçar a sua presença entre as empresa certificadas da região, ao demonstrar a sua presença na lista você incentiva que o turista consulte outros serviços e ganha ainda mais confiança ao auxiliá-lo a criar uma experiência segura e inesquecível.

Se você é empresário e ainda não se cadastrou na plataforma, utilize o CADASTUR como ferramenta para atestar a qualidade dos serviços prestados e como maneira de oferecer garantias de segurança ao turista. E se você é turista, passe a utilizar o CADASTUR como fonte de pesquisa e a solicitar o cadastro antes de fechar negócios com empresas do setor. Quem sabe assim a plataforma se torne mais atrativa e utilizada por todos os atores do turismo e possamos diminuir a incidência de tantos golpes que vemos acontecer ultimamente. 

 

Fontes: [CADASTUR] [GOVERNO FEDERAL] [SECRETARIA DE TURISMO DO RIO GRANDE DO SUL]  + Imagens: [1] [2]