11 Principais Startups do Turismo
Já vimos o que é uma startup e falamos especificamente das Turistechs, as startups do Turismo. O texto completo está no fim desta leitura, mas vou resumir para facilitar a leitura: Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), “Startups são empresas que desenvolvem produtos ou serviços inovadores capazes de solucionar problemas reais dos consumidores em diversos mercados, com potencial de crescimento rápido e escalabilidade.” A partir de agora, você vai conhecer as principais startups do Turismo no Brasil e no exterior. Vem comigo!
Conteúdo do artigo
- Startups brasileiras
Smart Tour
A Smart Tour foi pioneira na transformação de um município em Destino Turístico Inteligente (DTI). A ideia da empresa é utilizar tecnologia para auxiliar na elaboração de políticas públicas através da captação e monitoramento de dados. Nascida em Florianópolis, uma das cidades berço de startups do país, a Smart Tour fornece serviços de captura de dados através de conteúdo de qualidade, com QR codes, enviados para uma plataforma de acesso do gestor do município.
Onfly
Startup brasileira cofundada por Marcelo Linhares, é uma das principais startups do Brasil e figura entre as 20 principais do país. Em 2023, captou um aporte de R$ 80 milhões em rodada de negócios. Uma plataforma para gestão de viagens corporativas propõe automatizar os processos e inovar na gestão de viagens e despesas, facilitando processos e aumentando produtividade de colaboradores. Dente gestão de viagens, gestão de despesas e cartão corporativo, a startup, que passou por um período difícil na pandemia, já conta com números impressionantes.
Retrilhar
Plataforma para gestão do Turismo de natureza. Uma startup que contém ferramentas de autoatendimento para os clientes de negócios de turismo de natureza. A empresa possibilita que o negócio tenha site próprio, com logomarca e personalizado de acordo com a necessidade, facilitando pagamento e gestão do negócio. O plano de negócios é baseado no modelo de assinatura, com pagamento mensal/anual para a empresa.
Site Retrilhar
iFriend
Com uma proposta que vem ganhando espaço, a iFriend é uma startup que tem por objetivo conectar turistas à guias locais em diversos destinos ao redor do mundo. Com um layout intuitivo, o turista pode acessar a plataforma e buscar pelo destino que quiser.
Em seguida, basta escolher um guia em um catálogo de profissionais que já estão cadastrados na plataforma (veja na imagem). É possível adquirir passeios, ingressos, transfers. Uma plataforma que concentra diversos serviços de agenciamento para o turista que busca gerenciar a sua viagem de maneira independente.
Vale dizer que a iFrend fechou uma parceria com a BeFly, uma das maiores redes de agências de viagens do país. Para fazer parte da startup (iFriend), a empresa (BeFly) precisa realizar um grande número de vendas e atingir 70 milhões de experiências ou passeios – para ambas é um negócio vantajoso que pode significar a solidificação da startup.
Tourfácil
Seguindo na linha dos tours, vale dizer que esse tem sido um segmento em alta para novos negócios. A Tourfácil é uma startup que disponibiliza serviços diversos em alguns destinos nacionais. Fácil e intuitiva para os usuários, ela funciona quase como uma espécie de agência online, em que é possível adquirir ingressos, agendar passeios e pedir transfers.
- Startups estrangeiras
Guruwalk
Uma startup Espanhola, bastante parecida com a brasileira iFriend, que veio primeiro. Uma das precursoras desse modelo de negócios, ela oferece uma seleção grande de profissionais (guias de turismo), passeios e outros para que turistas ao redor do mundo possam ter maior liberdade para escolher pelos serviços em diferentes destinos pelo mundo. Ainda, é uma excelente opção para profissionais do segmento atuarem e divulgarem seu trabalho em uma plataforma organizada que vem ganhando confiança no turismo.
Com uma quantidade quase infinita de tours, a GuruWalk foi a grande responsável pela popularização dos tours menos tradicionais, como free tours (tours grátis), tours temáticos (dark tourism, visitas a cemitérios, tours noturnos, tours por bairros gentrificados, etc). Deu visibilidade à guias que antes acabavam ficando nas sombras.
Outras startups parecidas incluem: GetYourGuide (Alemã – 2009), KKDay (Taiwan – 2014), Tourlane (Alemã – 2016), TourRadar (Áustria – 2010), Evaneos (França – 2009), Musement (Itália – 2012), WithLocals (Holanda – 2016), Ixigo (Índia, 2006), entre muitas outras.
Fever
Seguindo a ideia das startups acima, a Fever oferece uma variedade de opções de entretenimento em sua plataforma, incluindo passeios noturnos e muito mais. Com uma pegada mais moderna, a empresa tem se destacado entre um público mais jovem e dinâmico. Criada em Barcelona, na Espanha, em 2020, a startup já é considerada uma das que mais cresce no mundo.
Kiwi.com
Uma startup Tcheca, que tem crescido pela facilidade de uso, a Kiwi.com é uma plataforma com opções de transporte por terra e por ar que permite que o turista defina a sua rota e adquira seus tickets em um único local. Criada em 2012, teve mais de 2 milhões de dólares em funding.
Flixbus
Assim como você já deve ter visto os ônibus amarelos da CVC pelo Brasil, se viajar para a Europa é praticamente impossível não ver um dos ôniubus verdinhos da alemã preferida dos estudantes, a Flixbus.
Empresa mais conhecida por estudantes na Europa, essa é uma empresa alemã que popularizou as viagens de ônibus, trazendo uma alternativa às viagens de trem e aéreas entre países na região. Criada em 2013, chegou ao Brasil em 2021 disposta a conquistar também o mercado de viagens de longa distância no país. Em 2023, fechou parceria com empresa catarinense de transportes, iniciando viagens entre SP e SC.
Couchsurfing
Em 2004, começava uma das iniciativas que mudaria a forma como as pessoas se hospedavam. Surgia a Couchsurfing, plataforma que conectava turistas e moradores que possuíam quartos ou casas disponíveis para hospedagem gratuita. Já são mais de 14 milhões de pessoas membros da comunidade em mais de 200.000 cidades ao redor do mundo.
O objetivo é proporcionar experiências única e autências.
O diferencial desse projeto é a hospedagem gratuita: a ideia não é conectar turistas e moradores na base da troca monetária, mas oferecer hospedagem e receber experiências, sem realizar pagamento. A ideia da empresa começou através de uma experiência do fundador Casey Fenton que precisou fazer uma viagem e buscou hospedagem com estudantes da Universidade da Islândia, porque não encontrava outro tipo de acomodação.
Airbnb
Em 2007, Brian Chesky viaja para a casa do seu amigo Joe Gebbia na California, e decidem alugar colchões infláveis para participantes de um evento que não haviam encontrado mais quartos de hotéis disponíveis. Já que ambos não tinham muito dinheiro, essa era uma forma de ganhar algo. Foi assim que começou o Airbnb, que é hoje uma das maiores empresas do Turismo.
Outras startups que vale a pena conhecer: Blablacar, Civitatis, Omio, ByHours, Roadsurfer, Cloudbeds (hospitalidade), Origin (viagens de luxo), Mindtrip, Superlocal, entre outras.
Aqui ressalto que fizemos apenas um resumo de algumas das principais iniciativas no Turismo, no Brasil e no exterior, que tem mudado e melhorado o ambiente de negócios, seja através do desenvolvimento sustentável ambiental, do crescimento econômico, do desenvolvimento social, ou outros. Essas startups têm crescido, conquistado espaço e moldado o futuro do Turismo. E elas começaram de uma única forma: buscando resolver um problema existente.
Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do Turismologia.
Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.