Você conhece as inovações no setor público de turismo no Brasil?
O setor de turismo está ganhando espaço entre as startups. Elas têm como objetivo criar alternativas para solucionar e melhorar processos que antes demoravam muito para serem feitos, e por meio de plataformas e aplicativos são realizados mais facilmente, tornando alguns serviços indispensáveis para quem vai viajar ou aproveitar pontos turísticos e eventos locais.
Aproveitando esse cenário, o Turismologia foi buscar as inovações que estão acontecendo no setor público do turismo no Brasil e encontrou duas propostas bem interessantes que podem acelerar as melhorias do setor: o CAÊ (Cadastro de Experiências Turísticas) e o Concurso de Startups da Embratur LAB. Conheça as iniciativas.
Conteúdo do artigo
CAÊ
O Cadastro de Experiências Turísticas (CAÊ) é uma plataforma que visa aprimorar a experiência dos turistas que visitam o País. Assim, as riquezas e experiências que o Brasil tem a oferecer ficarão numa espécie de prateleira virtual. A plataforma já está disponível para diversos segmentos turísticos, incluindo o setor público, agências de viagens, operadoras, receptivos, hotéis e restaurantes. A plataforma permite que entidades cadastrem suas experiências turísticas, fornecendo detalhes essenciais para a promoção internacional. Esses detalhes incluem indicadores de sustentabilidade e informações em línguas estrangeiras, que são cruciais para atrair viajantes internacionais.
A ideia é que com os dados sistematizados, a Embratur irá analisar as informações coletadas, entender o que está pronto ou maduro para o mercado internacional e ativar essas experiências em todas as ferramentas da Embratur, desde campanhas, feiras, famtours, press trips, entre outras. O lançamento ocorreu durante o “Conexão Embratur”, que foi parte da 50ª ABAV Expo 2023, realizada no Rio de Janeiro.
A plataforma CAÊ possui um painel de gestão que permite listar, visualizar, classificar e publicar as experiências cadastradas, bem como promovê-las internacionalmente. Além disso, a plataforma possibilita a comunicação com as Destination Management Companies (DMCs), fornecendo uma ferramenta para impulsionar o turismo internacional.
CONCURSO DE STARTUPS
Esse mês foi lançado o novo programa que irá selecionar oito startups que proponham soluções inovadoras para impulsionar práticas de turismo sustentável no Brasil. A apresentação do concurso foi realizada no estúdio estande do laboratório de inovação da Embratur na Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia da América Latina que aconteceu em outubro na cidade do Rio de Janeiro.
Nessa seleção, o foco será na sustentabilidade. O concurso busca startups que proponham soluções inovadoras para aprimorar as práticas socioambientais do turismo no Brasil, promovam a democratização do uso de ferramentas tecnológicas e que atendam às necessidades dos turistas estrangeiros e do trade turístico local, levando em consideração as responsabilidades social, econômica e ambiental.
Esse é o terceiro edital de aceleração lançado pelo EmbraturLAB, que é voltado para aperfeiçoar os serviços e produtos nos destinos turísticos no Brasil. A ideia é melhorar a experiência do turista, em especial os estrangeiros, com soluções tecnológicas, em busca de soluções que impactem de forma social e ambiental na comunidade e no trade turístico. Poderão concorrer startups de todo o Brasil.
Oito startups serão selecionadas por uma banca avaliadora, composta por três membros do ecossistema de inovação e líderes de organizações do setor turismo. As escolhidas serão aceleradas para desenvolver os projetos e poderão participar de mentorias, eventos do EmbraturLAB e Turistech Hub, além de fazer conexão com especialistas, empresas e com membros da Embratur. Após a finalização do programa, três startups vão receber o valor de R$ 50 mil cada.
O período de inscrição é até o dia 11 de novembro, podendo ser realizada no site oficial: embraturlab.com.br. O resultado dessa primeira etapa, com 15 startups semifinalistas, está previsto para ser divulgado no dia 22 de novembro.
Em 2023, a parceria entre o Turistech HUB e o EmbraturLAB já resultou na aceleração de oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.
Existem outras iniciativas interessantes na área do Turismo que estão ligadas, de alguma forma, ao setor do Turismo. No próximo texto, falaremos de algumas startups que têm se destacado no cenário nacional e internacional.
Fonte imagem [1]