Como criar um infoproduto no Turismo em 5 passos simples

Como criar um infoproduto no Turismo em 5 passos simples

9 de Novembro, 2023 0 Por Sandreli Bandeira

Nos bastidores da indústria do turismo e num mercado extremamente competitivo, os consumidores estão em constante busca de inovações que possam impulsionar o setor.  Ao encontro  dessa busca, a criação de produtos e serviços digitais no turismo emerge como um farol de inovação. Hoje, mais do que nunca, a tecnologia e o desejo de aventura se entrelaçam, criando oportunidades de ouro para que os turismólogos – que estejam dispostos, possam empreender no digital, sair da zona de conforto, ter uma renda extra e/ou viver do turismo – e antes que você se questione, eu já respondo aqui: Sim! É possível viver do turismo! Fica aqui comigo e vamos juntos saber mais sobre esse assunto.

As tendências atuais apontam para a criação de experiências turísticas personalizadas e sustentáveis em diferentes segmentos, e é aí que nós, turismólogos, entramos na jogada e temos espaço para criar e empreender.  Plataformas digitais podem mapear perfis de viajantes, recomendando destinos e atividades que ressoam com suas paixões. A realidade virtual e aumentada prometem transformar como exploramos locais históricos e naturais, enquanto a sustentabilidade se torna uma pedra angular. Além disso, a economia compartilhada e as parcerias colaborativas entre empresas estão moldando o futuro do turismo digital.

No cerne de qualquer novo projeto digital na área do turismo, está a habilidade de turismólogos – como você e eu, de conceber, planejar e implementar produtos e serviços inovadores. É preciso usar a sua expertise para entender as nuances culturais, a gestão de destinos e as necessidades específicas dos viajantes. O momento é propício para que turismólogos liderem esse movimento, aplicando suas habilidades e conhecimentos para criar produtos e serviços digitais que atendam a demandas cada vez mais exigentes do mercado.

Agora, vamos às dicas práticas para criar um produto ou serviço digital de sucesso no turismo:

1. Pesquisa Aprofundada: Comece entendendo as necessidades e desejos do seu potencial público-alvo, utilizando dados e análises para identificar oportunidades de mercado.

2. Personalização: Aplique seu conhecimento em turismo para criar produtos e/ou serviços que permitam a personalização e a entrega de algo único. Aqui vale responder duas perguntas: 1) O que eu faço muito bem? 2) Como transformar esse conhecimento em um produto e/ou serviço que vá atender a demanda do mercado?

Minha dica é você fazer um brainstorming consigo mesmo, deixe a criatividade falar, nesse momento não tem certo ou errado. E não defina tudo num dia, deixe esse espaço em algum lugar que você possa visualizar e vá trazendo novas ideias durante alguns dias, depois reserve outro espaço para uma “reunião” em que você vai dedicar um tempo para rever as ideias e selecionar as melhores antes de seguir para o próximo passo.

3. Sustentabilidade em foco: Integre práticas sustentáveis em seu produto, promovendo o turismo responsável e ecológico. 

4. Inovação Tecnológica: Esteja na vanguarda da tecnologia, incorporando realidade virtual, aplicativos interativos e outras ferramentas inovadoras. Pesquise alternativas em outros nichos e segmentos do mercado, lembre-se: a criatividade é um exercício e para desenvolvermos algo muito bom, precisamos de base de dados, conhecimento e experiências. 

5. Parcerias Estratégicas: Colabore com empresas locais, órgãos de turismo e outros stakeholders para fortalecer sua rede de suporte e ampliar as ofertas do seu produto e/ou serviços. 

À medida que os horizontes digitais se expandem, os turismólogos têm a oportunidade de liderar a transformação do setor de turismo, incorporando suas habilidades e conhecimentos. Baseie-se nas tendências atuais, utilize sua expertise e siga as dicas práticas. Agora é o momento perfeito, utilize o lema “antes feito, do que perfeito”, desenvolva um MVP (minimum viable product ou produto mínimo viável) e tire a ideia do papel. Lembre-se que as melhorias vêm com o tempo, mas se você não executar, nunca saberá como melhorar. 

E se você ficou até aqui, pode comemorar que tem uma dica bônus! Separei pra você 7 sugestões de infoprodutos turísticos para te inspirar, confere aqui:

  • Consultoria sobre um assunto que você domina – Vale desde planejamento financeiro para viajar até gestão de pequenas empresas;
  • E-books temáticos – Escreva de forma intuitiva e prática sobre um determinado assunto, formate o e-book e disponibilize para venda em alguma plataforma digital;
  • Cursos – Esse produto é um pouco mais complexo e exige um pouco mais de dedicação, mas é sucesso, viu? Inclusive, um dos interesses mais pesquisados é fotografia de viagens, já pensou que legal? Super dica, heim? 
  • Pacotes de consultoria em viagem – Para ajudar viajantes que vão a um destino pela primeira vez ou para aqueles que querem só curtir;
  • Assinaturas de conteúdos premium – Esse você pode fazer direto do Instagram, de forma bem fácil. Mas é preciso criar conteúdos exclusivos para esse público e se comprometer com a entrega;
  • Aplicativos de realidade virtual – Super tendência, vale para empresas do trade, para gestão pública e para diversos segmentos. Se você não possui habilidade para desenvolver o app, molde a ideia e busque parcerias; 
  • Webinars e Workshops Virtuais – Ofereça sessões ao vivo ou gravadas de um assunto que você domine e que atenda uma necessidade do mercado. 

 

Bora empreender no mercado digital e enfim viver do turismo? Estamos juntos, colega! Se precisar, estamos sempre contigo!

PS: Obrigada por ter lido até aqui no Turismologia, semanalmente, nós criamos conteúdos únicos, pautados na visão do profissional turismólogo e aplicado em diversos segmentos do setor.