Segmentos do Turismo: Turismo Criativo
O ano era 2013, e uma recém “caloura” de turismo ouviu pela primeira vez o termo “TURISMO CRIATIVO” rolando o feed do facebook e vendo a divulgação da 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, que aconteceria na cidade de Porto Alegre I RS; se identificando com a temática ela decidiu participar do evento e desde então é uma grande entusiasta do segmento, tendo o escolhido como tema para o seu trabalho de conclusão de curso na graduação. Mas afinal, o que é o Turismo Criativo? Segue aqui e vamos descobrir.
Apesar da criatividade ser indispensável nesse segmento do turismo, ela é apenas um dos “ingredientes” das experiências de aprendizagem que são oferecidas através do Turismo Criativo. E se você também fala que turismo criativo é a criatividade em destinos e atrações turísticas, por favor, pare agora com isso. O turismo criativo é uma abordagem inovadora no setor do turismo, que envolve experiências imersivas e participativas para os viajantes. Ele se concentra em atividades culturais e artísticas que permitem aos turistas aprender e interagir com a cultura local de maneira criativa. Esse tipo de turismo busca ir além do turismo tradicional de observação e contemplação, encorajando os visitantes a se envolverem ativamente nas práticas culturais e artísticas dos destinos que visitam.
Esse conceito de turismo criativo foi desenvolvido pelos professores Crispin Raymond e Greg Richards nos anos 2000, que o definiram como “o turismo que oferece aos visitantes a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo através da participação ativa em cursos e experiências de aprendizagem”, ou ainda para Larissa Almeida – autora do primeiro livro sobre o segmento no Brasil “o Turismo Criativo é uma prática ancorada nas RELAÇÕES, que tem como matéria-prima as pessoas, sua imaginação e sua criatividade”, resumindo, o turismo criativo é uma resposta à crescente demanda dos viajantes por experiências autênticas e significativas, nas quais eles possam participar ativamente da cultura local.
Larissa Almeida também explica que no Turismo Criativo prevalece a conexão entre pessoas e entre elas e o território, onde utilizam de aprendizados, imaginação e criatividade para construir a realidade que desejam; agindo como tecnologia social, muito mais do que um nicho de mercado. No turismo criativo a criatividade está nas pessoas, no processo, no produto e no ambiente. A imersão é motivada pelo desejo do viajante de aprender algo peculiar do local visitado e que pressupõe o desenvolvimento de uma habilidade criativa ou a oferta de elementos que despertem conexões que estimulem a criatividade.
Vamos aos exemplos práticos? Pintar na Toscana, pisar na uva que será a matéria-prima de um vinho em Bento Gonçalves, cozinhar na Tailândia, dançar frevo em Recife, ser DJ em Ibiza, fazer uma aula capoeira em Salvador, participar de uma oficina de artesanato em Loulé (Algarve), elaborar o seu chocolate em Gramado, criar sua escultura no gelo no Canadá, e até mesmo colher na horta e montar a sua salada em um sítio no interior. Assim fica mais fácil entender, né?
O que de fato vai fazer sentido e despertar o interesse do turista é justamente a experiência que a atividade proposta irá proporcionar e os sentimentos que irá despertar. O que muitas vezes vai além das fronteiras do setor turístico e une os turistas que buscam inspiração criativa para moldar suas ações e práticas que fortalecem as comunidades locais, promovendo assim a criação de realidades mais enriquecedoras. É o segmento ideal para pessoas curiosas e inquietas, pois esse tipo de turismo oferece insights valiosos para fomentar a criatividade e a inovação.
Por fim, lembra daquela caloura curiosa? Hoje ela é Turismóloga, continua entusiasta do Turismo Criativo, já ajudou muitos empreendedores a criar experiências pautadas na base do Turismo Criativo, é uma turista que sempre consome produtos oriundos desse segmento, trabalha na Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, órgão que organizou a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo e escreveu esse texto para você. Sonhos podem ser materializados quando você acredita e trabalha duro por eles ❤️ Obrigada por ter lido até aqui, espero que tenha te ajudado.
Fontes:
[CREATIVE TOURISM NETWORK] [RECRIA BRASIL] [TRANSFORMAÇÃO CRIATIVA]
ALMEIDA, L. Turismo criativo. Bambual Editora; 1ª edição, 2021.
[IMAGEM 1] [IMAGEM 2] [IMAGEM 3] [IMAGEM 4] [IMAGEM 5] [IMAGEM 6]