Resumo de Notícias do Turismo – Junho 2023

Resumo de Notícias do Turismo – Junho 2023

2 de Julho, 2023 0 Por Paula Marchesan

A Reforma Tributária tem dividido opiniões, mas não pela metade. A maior parte das entidades, confederações, empresários, governadores e profissionais tem argumentado publicamente contra o texto como ele está hoje. Além de encarecer alimentos da cesta básica, o texto da reforma aumenta impostos nos setores de serviços, afetando diretamente o Turismo, que estima-se sofrerá impacto negativo: começando pelas demissões de profissionais -> o aumento dos impostos impactará grandemente na folha de pagamento.

 Na próxima quinta-feira, o Turismologia publicará um texto exclusivo com uma análise da Reforma Tributária e seus impactos para o Turismo. Fica de olho: e clica aqui para receber o aviso.

Aviação

Companhias aéreas estão começando a operar mais voos de e para o Brasil. A South African Airways (SAA) terá voos de SP para Joanesburgo e Cape Town. Já a Flybondi, empresa Argentina, aumentará a frequência de voos para RJ e SP, com 3 voos semanais para a capital carioca e voos diários para SP. 

A companhia Argentina está aproveitando a debandada de brasileiros viajando a turismo para a Argentina em função da desvalorização da moeda e está capitalizando… Belo timming!

Leia mais em: Panrotas 1  & Panrotas 2 

Turismo Rodoviário

Os ônibus interestaduais e intermunicipais devem transportar mais de 4 milhões de passageiros durante as férias de Julho. Essa modalidade é ainda um dos principais meios de transporte do país. A estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que o número deve superar o período pré pandemia (Julho de 2019). A ClickBus, marketplace de passagens rodoviárias, e a Buser, intermediadora de viagens rodoviárias, esperam transportar números muito maiores do que os níveis pré pandemia. 

Leia em: GOV.BR 

Hotelaria e Tecnologia

Accor atualiza estratégias de negócios, como reformulação das marcas, busca por parceiros locais, especialmente na Ásia e aumentar a receita fora dos quartos  para proporcionar “uma experiência maior do que apenas uma estadia”, diz Alix Boulnois, diretora digital da marca francesa. A marca seguirá focada no seu aplicativo móvel, que já superou a receita de 2019, especialmente para os segmentos de lifestyle e luxo. A fidelização também é uma das metas na estratégia de crescimento da marca.

Leia a notícia completa aqui: Hotelier news

Hotelaria e Sustentabilidade

A Iberostar anuncia primeiros hotéis com energia 100% renovável na Bahia. A rede, que já havia realizado semelhante ação na Espanha, estende suas ações para os estabelecimentos no Brasil. Segundo Martorell, diretor de Governança e Sustentabilidade da rede, a marca está comprometida com a Agenda 2030 e pretense neutralizar emissões de carbono em todas as operações até 2030. Resta saber se: 1. A rede conseguirá se manter lucrativa e se o retorno do investimento virá a tempo e, 2. Será que a rede tem essa mesma preocupação com seus funcionários? A iniciativa é boa. Vamos torcer!

Ver mais: Hotelier news

Parcerias Embratur e Google

Parceria entre a Empresa Nacional de Promoção Turística e a gigante da tecnologia, promete capacitar as pequenas e médias empresas (PMEs) do setor do Turismo a expandir seus negócios por meio da internet. A ideia é que o Google ofereça treinamentos para orientar as empresas a gerenciar sua presença digital. 

Leia mais: Hoteliernews 

Viagens Corporativas

Viagens corporativas atingem 90,8% de recuperação em comparação com os níveis de 2019 no Reino Unido. Segundo o Relatório Global de Viagens Corporativas 4.0, da the Advantage Travel Partnership, as reservas de ambas as Primeira Classe e Classe Executiva excederam os níveis de 2019 e 2022. Essa é uma boa notícia para as companhias aéreas porque as margens de lucro dessas classes costumam ser maiores.

Mas o que mais chama atenção nessa notícia é que a duração das viagens aumentou em 1.1 dia em 2023 (representando algo como 15,6%), elevando o número de permanência de viagens corporativas à uma alta histórica de 8,2 dias.

Chris Lewis, fundador e CEO da Travelogix, afirma que “Estar quase atingindo os níveis de 2019 é um testamento à força e resiliência da nossa indústria, que é guiada pela necessidade humana de se conectar com pessoas cara a cara”.

Leia notícia completa aqui

Portugal já tem maior número de turistas que em 2019

Portugal tem um aumento no número de turistas em 2023, maior do que os números pré pandemia. Nos 5 primeiros meses do ano, o país recebeu mais de 6,4 milhões de turistas, comparado à 5,7 milhões no mesmo período em 2019. Visitantes da Grã Bretanha representaram o maior número de turistas em Maio, seguidos pelos Norte Americanos.

Leia mais aqui

Filipinas lança campanha depois de 11 anos – e é acusada de fraude

“Love the Philippines” é o novo slogan do país para alavancar o Turismo. A campanha foi criada depois de 11 anos da última campanha e significa “Ame as Filipinas”. A ideia da campanha é atrair os turistas que buscam experiências mais imersivas e autênticas; o país segue a tendência relatada em diversos países. Veja o vídeo oficial da campanha abaixo e perceba que os protagonistas são a população, a cultura e a natureza – e como tudo isso pode proporcionar boas experiências a quem visitar o país.

Vale dizer que diversos países da Ásia tem apostado em campanhas que enfatizem o contato com a natureza e as experiências culturais únicas de cada destino. 

“Love the Philippines” é o novo slogan do país para alavancar o Turismo. A campanha foi criada depois de 11 anos da última campanha e significa “Ame as Filipinas”. A ideia da campanha é atrair os turistas que buscam experiências mais imersivas e autênticas; o país segue a tendência relatada em diversos países. Veja o vídeo oficial da campanha abaixo e perceba que os protagonistas são a população, a cultura e a natureza – e como tudo isso pode proporcionar boas experiências a quem visitar o país.

Vale dizer que diversos países da Ásia tem apostado em campanhas que enfatizem o contato com a natureza e as experiências culturais únicas de cada destino. 

Assista antes que a campanha saia do ar. Hoje, domingo, dia 02 de Julho, o canal oficial do Turismo nas Filipinas, no Youtube, retirou o vídeo do ar.

Mas qual é o problema?

Um internauta levantou informações de que algumas das fotos e imagens utilizadas pelo Department of Tourism (DOT) das Filipinas usou fotos e imagens de bancos de dados e, pasmem, de outros países! Veja:

O DOT disse que vai investigar… (para quem não sabe, o país tem um largo histórico de corrupção no setor púlico). A campanha custou algo como 890 milhões de dólares (P49M 49 milhões de pesos filipinos).

Fontes: Skift & Gmanetwork 

Até o próximo Giro de Notícias, colegas! 

Author: Paula Marchesan

Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do  Turismologia.

Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.