Resumo de Notícias do Turismo – Junho 2023
Conteúdo do artigo
Políticas Públicas Brasil
A Reforma Tributária tem dividido opiniões, mas não pela metade. A maior parte das entidades, confederações, empresários, governadores e profissionais tem argumentado publicamente contra o texto como ele está hoje. Além de encarecer alimentos da cesta básica, o texto da reforma aumenta impostos nos setores de serviços, afetando diretamente o Turismo, que estima-se sofrerá impacto negativo: começando pelas demissões de profissionais -> o aumento dos impostos impactará grandemente na folha de pagamento.
Na próxima quinta-feira, o Turismologia publicará um texto exclusivo com uma análise da Reforma Tributária e seus impactos para o Turismo. Fica de olho: e clica aqui para receber o aviso.
Aviação
Companhias aéreas estão começando a operar mais voos de e para o Brasil. A South African Airways (SAA) terá voos de SP para Joanesburgo e Cape Town. Já a Flybondi, empresa Argentina, aumentará a frequência de voos para RJ e SP, com 3 voos semanais para a capital carioca e voos diários para SP.
A companhia Argentina está aproveitando a debandada de brasileiros viajando a turismo para a Argentina em função da desvalorização da moeda e está capitalizando… Belo timming!
Leia mais em: Panrotas 1 & Panrotas 2
Turismo Rodoviário
Os ônibus interestaduais e intermunicipais devem transportar mais de 4 milhões de passageiros durante as férias de Julho. Essa modalidade é ainda um dos principais meios de transporte do país. A estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que o número deve superar o período pré pandemia (Julho de 2019). A ClickBus, marketplace de passagens rodoviárias, e a Buser, intermediadora de viagens rodoviárias, esperam transportar números muito maiores do que os níveis pré pandemia.
Leia em: GOV.BR
Hotelaria e Tecnologia
Accor atualiza estratégias de negócios, como reformulação das marcas, busca por parceiros locais, especialmente na Ásia e aumentar a receita fora dos quartos para proporcionar “uma experiência maior do que apenas uma estadia”, diz Alix Boulnois, diretora digital da marca francesa. A marca seguirá focada no seu aplicativo móvel, que já superou a receita de 2019, especialmente para os segmentos de lifestyle e luxo. A fidelização também é uma das metas na estratégia de crescimento da marca.
Leia a notícia completa aqui: Hotelier news
Hotelaria e Sustentabilidade
A Iberostar anuncia primeiros hotéis com energia 100% renovável na Bahia. A rede, que já havia realizado semelhante ação na Espanha, estende suas ações para os estabelecimentos no Brasil. Segundo Martorell, diretor de Governança e Sustentabilidade da rede, a marca está comprometida com a Agenda 2030 e pretense neutralizar emissões de carbono em todas as operações até 2030. Resta saber se: 1. A rede conseguirá se manter lucrativa e se o retorno do investimento virá a tempo e, 2. Será que a rede tem essa mesma preocupação com seus funcionários? A iniciativa é boa. Vamos torcer!
Ver mais: Hotelier news
Parcerias Embratur e Google
Parceria entre a Empresa Nacional de Promoção Turística e a gigante da tecnologia, promete capacitar as pequenas e médias empresas (PMEs) do setor do Turismo a expandir seus negócios por meio da internet. A ideia é que o Google ofereça treinamentos para orientar as empresas a gerenciar sua presença digital.
Leia mais: Hoteliernews
Viagens Corporativas
Viagens corporativas atingem 90,8% de recuperação em comparação com os níveis de 2019 no Reino Unido. Segundo o Relatório Global de Viagens Corporativas 4.0, da the Advantage Travel Partnership, as reservas de ambas as Primeira Classe e Classe Executiva excederam os níveis de 2019 e 2022. Essa é uma boa notícia para as companhias aéreas porque as margens de lucro dessas classes costumam ser maiores.
Mas o que mais chama atenção nessa notícia é que a duração das viagens aumentou em 1.1 dia em 2023 (representando algo como 15,6%), elevando o número de permanência de viagens corporativas à uma alta histórica de 8,2 dias.
Chris Lewis, fundador e CEO da Travelogix, afirma que “Estar quase atingindo os níveis de 2019 é um testamento à força e resiliência da nossa indústria, que é guiada pela necessidade humana de se conectar com pessoas cara a cara”.
Portugal já tem maior número de turistas que em 2019
Portugal tem um aumento no número de turistas em 2023, maior do que os números pré pandemia. Nos 5 primeiros meses do ano, o país recebeu mais de 6,4 milhões de turistas, comparado à 5,7 milhões no mesmo período em 2019. Visitantes da Grã Bretanha representaram o maior número de turistas em Maio, seguidos pelos Norte Americanos.
Filipinas lança campanha depois de 11 anos – e é acusada de fraude
“Love the Philippines” é o novo slogan do país para alavancar o Turismo. A campanha foi criada depois de 11 anos da última campanha e significa “Ame as Filipinas”. A ideia da campanha é atrair os turistas que buscam experiências mais imersivas e autênticas; o país segue a tendência relatada em diversos países. Veja o vídeo oficial da campanha abaixo e perceba que os protagonistas são a população, a cultura e a natureza – e como tudo isso pode proporcionar boas experiências a quem visitar o país.
Vale dizer que diversos países da Ásia tem apostado em campanhas que enfatizem o contato com a natureza e as experiências culturais únicas de cada destino.
“Love the Philippines” é o novo slogan do país para alavancar o Turismo. A campanha foi criada depois de 11 anos da última campanha e significa “Ame as Filipinas”. A ideia da campanha é atrair os turistas que buscam experiências mais imersivas e autênticas; o país segue a tendência relatada em diversos países. Veja o vídeo oficial da campanha abaixo e perceba que os protagonistas são a população, a cultura e a natureza – e como tudo isso pode proporcionar boas experiências a quem visitar o país.
Vale dizer que diversos países da Ásia tem apostado em campanhas que enfatizem o contato com a natureza e as experiências culturais únicas de cada destino.
Assista antes que a campanha saia do ar. Hoje, domingo, dia 02 de Julho, o canal oficial do Turismo nas Filipinas, no Youtube, retirou o vídeo do ar.
Mas qual é o problema?
Um internauta levantou informações de que algumas das fotos e imagens utilizadas pelo Department of Tourism (DOT) das Filipinas usou fotos e imagens de bancos de dados e, pasmem, de outros países! Veja:
O DOT disse que vai investigar… (para quem não sabe, o país tem um largo histórico de corrupção no setor púlico). A campanha custou algo como 890 milhões de dólares (P49M 49 milhões de pesos filipinos).
Fontes: Skift & Gmanetwork
Até o próximo Giro de Notícias, colegas!
Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do Turismologia.
Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.