O SuperBowl e o seu Super UAU – Evento e Turismo
Em mês de SuperBowl não poderíamos deixar de falar em um dos maiores eventos esportivos do mundo. Todos os olhares virados para a TV, querendo ver cada detalhe do jogo que é considerado um dos maiores espetáculos do esporte e do entretenimento mundial. O Superbowl é dos eventos esportivos com maior audiência nos Estados Unidos da América e o segundo de maior relevância em todo mundo. O Superbowl é um evento que atrai atenção, paixões e movimenta milhões de pessoas, é literalmente um evento que não passa despercebido, nem na TV nem no destino que o recebe. Somente considerando o turismo, o superbowl traz milhões em investimentos e movimenta milhares de pessoas. Números que se resumem em um super UAU!
Conteúdo do artigo
Um rápido contexto – Entenda o que é o SUPERBOWL
A princípio é importante saber que o superbowl é a final da NFL (National Football League), que é a principal liga de futebol nos Estados Unidos. Logo, não há final do Superbowl! O Superbowl é a própria final.
A origem do jogo
A origem jogo tem inspiração nos jogos de Beisebol onde a Liga Nacional tinha rivalidade com a Liga Americana. Criava-se um tira-teima para saber qual seria o campeão dos Estados Unidos. Com popularidade do futebol americano crescente na década de 1950, a rivalidade passou do Beisebol para o futebol americano. A crescente urbanização da sociedade americana e a herança cultural de fazer guerra em uma sociedade do pós-guerra trouxe o caráter batalha para o futebol profissional. Houveram outros pontos relevantes para o crescimento da popularidade do jogo, como o jogo mais limpo esteticamente, baseado em regras e a ascensão da TV como meio de comunicação em massa. A TV nos anos 50 nos Estados Unidos foi fundamental para o futebol americano, pois não adiantava ser um esporte legal se o máximo de pessoas não pudessem assistir.
O Superbowl surgiu da junção de duas ligas de futebol rivais: a NFL e AFL(American Football league). Com o crescimento da NFL, em 1958 a liga denomina a sua final como “The greastest game ever played” (a maior partida já jogada). Não que tenha sido o melhor jogo, mas todos voltavam à atenção para a final, pois quem vencesse o jogo seria o campeão da liga. Então naquela mesma noite de 1958 na final da NFL cerca de 45 milhões de americanos assistiam a transmissão nacional da NBC. A audiência poderia ter batido os 50 milhões, porém não era transmitida na cidade do jogo que era então Nova York, a cidade mais populosa dos Estados Unidos. O país tinha na época 175 milhões de habitantes, o que fazia isso de algo grandioso para o período.
A oportunidade – Transformar o Superbowl em negócio
A audiência massiva fez com que milionários abrissem os olhos para a possibilidade de fazerem parte da NFL e lucrar com isso. Porém, a liga era um clube extremamente fechado e então seus criadores não gostariam de dividir o pote de ouro. Sem espaço para a expansão, Lamar Hunt, um empresário do Petróleo do Texas, fundou outra liga para concorrer com a NFL, exatamente como na época do Beisebol. A AFL, sendo a nova concorrente da NFL, não estava de brincadeira. Assinou um contrato de 2 milhões de dólares com a ABC para a transmissão de aproximadamente 37 jogos regulares mais a final. Eles ainda começaram a posicionar times em mercados consumidores onde não houvesse franquias da NFL. Com o dinheiro da TV e dos próprios milionários, começa uma escalada da AFL contra a NFL. Em 1965 a AFL consegue a maior estrela universitária. Os maiores privilegiados com a concorrência estavam sendo o público e os atletas que recebiam salários cada vez mais altos.
Com medo que os altos salários levassem as ligas a explodirem em custos, as duas até então concorrentes ligas optam por se unir, numa espécie de fusão. Em 1966 ao final da temporada ocorreria o AFL-NFL Championship Game. Embora somente em 1969 foi que houve a real fusão das duas ligas, onde foi criada a nomenclatura SuperBall. Super Ball veio de um brinquedo que a filha de Lamar Hunt tinha. Posteriormente foi adicionado Bowl que era o nome dado aos jogos de pós-temporada do College Football desde o Rose Bowl Game – que assim é chamado porque a partida ocorria em um estádio com formato de uma tigela durante a parada das rosas em Pasadena, Califórnia.
O que o superbowl representa e os dados que ilustram o evento
O primeiro domingo de fevereiro é praticamente um feriado não religioso nos EUA. A data não é oficialmente definida como um feriado no calendário americano, mas o jogo final da NFL já é considerado como algo que faz parte da cultura americana.
O dia do Superbowl é o dia que os americanos se reunem com os amigos e saem para bares, para assistir a tão esperada final. De acordo com Sports Media Watch em 2017 cerca de 111.3 milhões de americanos assistiram a transmissão do Superbowl. Há uma movimentação na forma de compra dos americanos de forma significativa. Os números impressionam principalmente nas duas semanas que se aproximam do jogo. De acordo com a Nielsen, o setor de alimentos e bebidas vê um crescimento massivo nas vendas. Somente em 2017 durante o superbowl os americanos consumiram 80 milhões de dólares na compra asinhas de frango; 979 milhões de dólares em consumo de refrigerante, 348 milhões de dólares em garrafinhas de água e 1.3 bilhão de dólares em cerveja.
Outro atrativo do confronto são os caríssimos comerciais. Em 2014 a inserção de 30 segundos valia 4 milhões de dólares e a transmissão movimentou cerca de 331,8 milhões de dólares. Em 2015 esses valores já haviam tido um aumento de 12,5%. Nos últimos 10 anos o aumento do preço chegou a 75%.
O Superbowl e o Turismo – Como os eventos impactam no Turismo?
O impacto econômico que o Superbowl traz influencia principalmente a cidade que o recebe. Esse impacto positivo na economia local é o maior incentivo para as cidades que recebem o jogo. É uma oportunidade de realizar melhorias em sua infraestrutura e segurança. A cidade deve estar preparada antecipadamente para receber o maior evento esportivo da América e todos os visitantes que são atraídos por ele. Estando bem preparada para receber, pode garantir números consideráveis em receita (como já vimos acima), sem contar com a publicidade que o destino recebe durante as semanas que se aproximam do jogo.
A NFL, o governo local e as várias associações de hotéis e restaurante fazem sempre uma previsão dos impactos que serão tragos ao destino. Previsão que tomam como base os gastos com infraestrutura, segurança e capacidade de hospedagem do destino. Os gastos são feitos de acordo com o projeto de impacto e é medido os reais benefícios que esses investimentos podem trazer. A NFL para escolher a cidade sede faz algumas exigências como: a isenção de impostos milionários, extensão de horários e aumento de patrulha para a polícia local, guarda de transito e emergências hospitalares; objetivada a garantir segurança aos visitantes da cidade. Economistas estimam que o superbowl tenha um impacto médio de 300 a 400 milhões de dólares na cidade anfitriã.
Turismo é uma das principais fontes de rendas durante o jogo. Há sempre um fluxo de turistas e fãs do esporte que viajam para a cidade anfitriã do superbowl, sem contar que moradores da cidade e proximidade costumam tirar dias livres para participar do evento garantindo um aumento no consumo direto. Em um curto espaço de tempo, os negócios do turismo tem um boom. Os hotéis chegam a aumentar suas tarifas de 50% a 300% durante a semana do jogo. As companhias aéreas fazem o mesmo.
Superbowl 2020 – Como evento impactará no Turismo
A Miami Herald realizou um estudo e acredita que a edição 2020 do Superbowl em Miami seja o mais caro para os visitantes até agora. Se isso acontecer o Superbowl 2020 em Miami será o jogo mais caro na história recente para hóspedes de hotel. Isso deve acontecer devido o mercado de Miami já ser forte entre Fevereiro e Março. Com o jogo acontecendo na cidade às receitas irão aumentar significativamente, devido o alto aumento das tarifas. Na edição de 2018 foram esperados 125 mil turistas na cidade de Minneapolis. Na cidade de Houston em 2017, a movimentação financeira foi de R$ 428 milhões de dólares e o número de visitantes calculado em 150 mil.
De fato o Superbowl é um evento muito importante para cidade anfitriã e tem resultados significativos no Turismo. Pois além de trazer milhões em receitas para o destino e movimentar uma economia de consumo em alimentos e viagens; ainda deixa um legado de infraestrutura ao destino. São muitos aspectos e detalhes que surpreendem, os números são gigantescos. O SuperBowl realmente nos surpreende com seu Super UAU!
Se tiverem interesse em saber mais sobre esse mega evento. Podem acessar as referências e ter mais conteúdo…
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12]
Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.