Mega Tendências do Turismo 2020
Olá amados seguidores e queridos leitores do turismologia. Hoje vamos falar um pouco sobre as tendências do turismo e como essas tendências impactam nossa atividade de forma significativa. Porém, antes de falarmos das tendências do turismo, acho bem interessante abordarmos de onde vem esse termo tendência e porque ele é tão importante. Talvez vocês saibam que o termo tendência surgiu como resultado de outro termo bem conhecido, que se chama moda. O termo moda surgiu em meados do século XVIII, porém o processo de formação do entendimento do seria moda surgiu em meados do século XIV. Com a burguesia enriquecida, procuravam-se formas de diferenciar-se das demais classes da sociedade. A moda então passa a representar esses elementos de diferenciação social, sexual e de individualidade.
Qual a razão dessa explanação? Devemos saber que o mercado da moda é extremamente ditado por regras que dirigem a criação e o consumo. E as tendências ditadas pela moda influenciam as ações do dia-a-dia. Afinal de contas, tendência é aquilo que leva a alguém a seguir determinado caminho ou a agir de certa forma. O turismo como a moda, tem as duas tendências e justamente sobre algumas delas que iremos abordar. Na busca por quais serão as tendências do turismo para os próximos anos, encontramos vários autores, consultores e pensadores do turismo que possuem ideias similares sobre o que o futuro nos traz. Contudo para não nos prolongarmos, decidimos elencar algumas das tendências que se demonstram como destaque no mercado.
A tecnologia tem influenciado as gerações e sua forma de comportamento. Dessa evolução tecnológicas a palestrante e consultora Marta Poggi nos traz 6 tendências que compilamos em 3 e podemos conferir abaixo.
Conteúdo do artigo
Experiência e Redes Sociais
As redes sociais são a melhor forma de vender viagens. Hoje há busca por experiências inusitadas que já é uma tendência passa a ser mais bem compartilhada quando divulgamos nas redes sociais. Que graça seria viver algo novo e não poder compartilhar com os amigos? As redes sociais, com destaque para o instagram, influenciam de forma significativa nas escolhas dos destinos para viajar. Invista no Instagram – é a rede social da vez. E não esqueça das experiências – cada vez mais será necessário entender que tipo de experiências os seus clientes buscam – e, acredite, será necessário ser criativo!
Dentro dessa mega tendência, destacamos a personalização, personalização e o mobile (uso do celular para consultas e compras) como principais tendências do segmento.
Inteligência artificial e BigData
A inteligência artificial surge como uma nova tendência quando as empresas buscam dar melhor agilidade nos seus atendimentos e garantir que o cliente possa ser ouvido e respondido 24h por dia, principalmente levando em consideração as novas gerações que exigem respostas imediatas. A tecnologia hoje permite através de cruzamento de dados da Bigdata, o que facilita que se identifique o perfil do cliente rapidamente dentro de um enorme sistema de dados, visando compreender o que ele busca e assim indicar opções destino e ainda mais: soluções personalizadas (lembra das experiências no item anterior?). A inteligência tem alcançado cada vez mais precisão nas respostas e garantido ao cliente mais informação em menos tempo.
Realidade Virtual e Aumentada
Tanto a realidade virtual quanto a aumentada são importantes para as vendas dos destinos aos clientes. Ter a percepção antecipada contribui de forma significativa na escolha que o cliente faz pelo destino. Porém, algumas companhias aéreas usam esse tipo de tecnologia para garantirem uma melhor experiência de viagem aos seus clientes, viabilizando experiências diferenciadas – como conteúdos durante o voo como filmes e vídeos dos destinos em realidade virtual. A realidade aumentada por sua vez ficou bastante conhecida com o Jogo Pokémon GO, onde os jogadores precisavam deslocar em busca de capturar seus personagens favoritos. A realidade aumentada já é utilizada em alguns locais, principalmente em museus como guias e informativos no celular. São ferramentas que facilitam a vida do visitante e são tendências para o futuro.
Aqui vale fazer uma observações: As tendências para o turismo não estão somente voltadas à tecnologia e as experiências pelo mundo, elas vão mais além. Hoje nos preocupamos com os impactos que causamos ao mundo e as consequências disso. Uma preocupação que tem sido refletida turismo. As gerações novas, mais bombardeadas com a necessidade da conscientização, da responsabilidade do consumo, e as gerações mais velhas que buscam viver mais e com saúde. Aqui encontramos algumas outras tendências que irão influenciar cada vez mais a atividade.
Turismo sustentável
Como não falar em sustentabilidade no turismo. O turismo traz em muitos destinos uma demanda que, por vezes, está além da capacidade saudável. Com isso, alguns problemas surgem: eles vão desde o turista que não é consciente com o destino até os meios de transporte cada vez mais acessíveis e, portanto, utilizados. Aviões, carros e navios ainda utilizam combustíveis fósseis. Pensar em tecnologias em aviões que poluam menos diante de uma demanda crescente como as viagens é pensar no futuro e isso é uma tendência que deve ser levada a sério. Pois além de influenciar na atividade, será de grande importância para o futuro da humanidade.
Dentro dessa megatendência, destacamos o turismo responsável como forte tendência.
Economia prateada
Para quem não conhece o termo, a economia prateada se refere ao Silver Economy que se refere ao turista daquela geração que está pronta para gastar; São potenciais turistas vivendo tranquilamente por volta dos seus 65 anos, com idade e disposição para viagens, com dinheiro da aposentadoria e em busca das famosas experiências. Eles buscam terminar uma vida com experiências e viagens que os façam se sentir jovens e em muitos casos aproveitar o tempo intenso investido em trabalho durante a juventude e vida adulta. E vale lembrar que a expectativa de vida está aumentandocada vez mais. Cada vez mais vivemos mais e queremos aproveitar mais esse tempo de vida. Então precisamos nos preparar para essa demanda crescente. Estima-se que seja um mercado de R$ 940 bilhões.
Segurança e Terrorismo
Segurança é uma das primeiras variáveis que os turistas avaliam na busca por um destino. Busca por soluções e tecnologia para garantir a segurança dos viajantes é uma tendência que tem se demonstrado urgente nos últimos anos. Conflitos no oriente médio e aumento da violência urbana têm sido acontecimentos que tem feito os turistas deixarem de viajar. A AgenciaBrasil noticiou em 2016 que 1,5 milhão de turísticas haviam deixado de ir a Paris devido ao terrorismo. Pensar em tecnologia para garantir a segurança de quem viaja é um desafio para os próximos anos diante dos presentes conflitos que vemos diariamente nos noticiários.
Ministérios da Justiça e da Educação se unem em prol de pesquisas para segurança pública no país – Não podemos ficar de fora desses assuntos. E um aviso aos estudantes de Turismo: segurança, educação, economia, e muitos outros, são sim temas relacionados ao Turismo. As pesquisas de vocês podem ter utilidade para a sociedade, podem gerar resultados inovadores e serem soluções inteligentes para comunidades inteiras.
Outras tendências
Outras tendências importantes, mas que de certa forma já são realidade, são o Turismo de Saúde, mais conhecido pelo termo Wellness e os destinos pouco explorados, pouco conhecidos, conhecidos por serem os destinos alternativos aos destinos de massa tão comumente visitados.
Por fim, buscamos trazer algumas das tendências que são de grande importância para nossa atividade. Compreender o comportamento dos viajantes é fundamental para a gestão da nossa atividade e os impactos dela no mundo – e isso inclui entender o que vem por aí. Em nossas referencias vocês irão encontrar mais informações sobre outras tendências que se apresentam para o futuro. Espero que tenham gostado do texto.
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9]
Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.