Você sabe o que é Bleisure? – Turismologia
Você talvez não conheça o conceito do termo, mas quiçá já o tenha praticado. Trata-se, basicamente, da combinação das palavras business e leisure, uma tendência do turismo: combinação de uma viagem de negócios e lazer. Business + leisure = bleisure.
O destino de viagem é determinado por alguma atividade corporativa: reunião, networking, eventos específicos, capacitação, etc. A viagem tem um objetivo específico, mas nada impedirá o viajante de tentar personalizar sua programação, ou mesmo estender ou antecipar sua viagem, para usufruir de atividades de lazer (apreciar a gastronomia local e conhecer a cultura e os pontos turísticos), tornando sua experiência mais agradável e proveitosa.
Vamos a um exemplo prático: o seu colaborador precisa participar de uma conferência em Recife em nome da empresa, o evento é de quarta a sexta-feira, a empresa arca com as passagens aéreas e a hospedagem dele nesse tempo. Você pode propor (às vezes, isso parte do próprio empregador), de estender a viagem até domingo, normalmente com as seguintes condições:
• Os custos de hospedagem extras serão por conta do viajante;
• Se a passagem de volta for mais cara do que a de sexta-feira, a diferença será paga pelo viajante.
O colaborador retorna mais satisfeito e incentivado, o que é fundamental para a sua produtividade.
Alguns hotéis já trabalham com pacotes e descontos para que viajantes de bleisure estendam sua estadia. Agências de turismo que trabalham com viagens corporativas também se adaptam com programações em datas e horários específicos para esse tipo de público.
Isso tudo porque é uma prática que vem crescendo muito nos últimos anos e pesquisas apontam indicadores de constante crescimento futuro:
Os resultados de uma pesquisa divulgada pela Expedia Group Media Solutions, em 2018, intitulada Unpacking Bleisure Traveles Trends, reuniu dados de mais de 2,5 mil viajantes corporativos (China, Alemanha, Índia, o Reino Unido e os Estados Unidos), sobre seus hábitos ao combinar viagens de negócios com lazer.
Dos viajantes de negócios entrevistados, 60% praticaram o bleisure em 2017 e cerca de metade das viagens corporativas uniram negócios com lazer. Além disso, o estudo também revelou quais profissionais são mais inclinados a essa tendência e, no geral, 67% viajaram para uma conferência, enquanto 46% viajaram para uma reunião externa e 42% para fins de vendas.
Já o estudo Future Traveller Tribes 2030, encomendado pela Amadeus à The Future Foundation em 2015, teve como objetivo compreender o viajante de amanhã, mapear suas motivações e preferências, assim como desenvolver uma estratégia de contato com o viajante de cada tribo. O estudo identificou seis tipos de viajantes, tribos de viajantes em ascensão nos 15 anos posteriores, são eles: Buscadores de Capital Social, Puristas Culturais, Viajantes Éticos, Pesquisadores de Simplicidade, Cumpridores de Obrigações e Caçadores de Recompensas.
O turista bleisure se encaixa nos Cumpridores de Obrigações: orientados por um propósito específico para viagens, seja negócios ou lazer, terão restrições de tempo e orçamento. Com o objetivo de equilibrar liberdade e restrição, eles serão atraídos para a tecnologia inteligente baseada em algoritmos que pode simplificar o incômodo da viagem. O relatório prevê mais viajantes a negócios que exigem viagens de lazer como parte da mesma viagem.
Com o objetivo de conceituar, exemplificar e contextualizar basicamente o Bleisure, esse texto é introdutório. O perfil desse turista precisa ser ainda mais estudando, os destinos bleisure devem adaptar-se e investir para bem receber e entender essa tendência, assim como operadoras e agências de turismo emissivo.
Esse relatório está disponível em: Future Traveller Tribes 2030. Convido você a acessar e descobrir a qual tribo você pertence!
Turismóloga, o que me move é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos: atuo na área de agenciamento e consultoria há mais de 8 anos. Atualmente, lidero e coordeno a filial da Egali Intercâmbio em Maringá/PR, além de ajudar muitos intercambistas a tirarem a ideia do papel! Para mim, antes de qualquer outra coisa, Turismo é oportunidade