Como se inserir no mercado de trabalho sem experiência?
Como se inserir no mercado de trabalho sem experiência? Como conseguir sua primeira experiência de trabalho? Às vezes, parece desesperador, sair em busca de trabalho na nossa área e voltar com as mãos abandonando por diversos dias seguidos. O que a gente vislumbra é que ninguém nunca vai nos contratar, afinal, as respostas que muitas vezes recebemos é: “Eu só contrato profissionais com experiência”; “Volta quando estiver formado”; “Não tenho tempo para fazer treinamento, preciso de um funcionário que já saiba o que precisa fazer”. E muitas outras. Na verdade, se a gente parar pra pensar, se todas as empresas exigem que tenhamos experiência, então como vamos adquirir essa experiência se ninguém nos der a oportunidade de começar?
Como se inserir no mercado de trabalho sem experiência?
Bom, pra começar, o discurso não é exatamente assim, não é? Afinal, nós, enquanto na posição de busca por oportunidade, podemos, por vezes, ser um pouco exigentes quanto ao que queremos, às condições que aceitamos e ao salário que buscamos. Precisamos ser sinceros, afinal, a resolução do problema começa por reconhecermos a verdade. E acredito que ela passa por ajustar as expectativas. Então, lá vai o primeiro choque de realidade: não vais ganhar um salário milionário quando te formares.
Por outro lado, não estamos dizendo que não seja difícil conseguir o seu primeiro emprego, a sua primeira vaga de trabalho. Talvez a ideia aqui seja entender que a tua primeira vaga de trabalho vai ser a tua primeira oportunidade. A tua primeira oportunidade de mostrar do que és capaz, de mostrar serviço, de trabalhar com afinco e desenvolver as soft skills (Daniel já falou sobre isso aqui). Afinal, as empresas não vão nos contratar simplesmente porque nascemos, não é? É preciso mostrar, com humildade, que estamos dispostos a nos esforçarmos, trabalharmos arduamente, ser flexíveis e que compreendemos as necessidades da empresa/vaga.
Antes de continuarmos, saiba que temos um vídeo no Youtube sobre esse tema. Agora você pode escolher se quer continuar lendo ou se prefere se informar através de vídeo.
Vamos às dicas práticas de como se inserir no mercado de trabalho sem ter experiência prévia?
1. Voluntário – trabalhar de graça
Um item controverso. Mas entenda que a pessoa que vai te contratar não sabe que tu tens potencial, não te conhece e não faz ideia de quão bom profissional és. E tem mais, não é sobre trabalhar de graça por 2 anos. Mas te oferece – e estabelece com a empresa de antemão – para trabalhar por um período determinado, 3 meses, 6 meses, de forma totalmente voluntária. Isso mostrar que tu estás disposto e tens interesse em crescer.
Além disso, a empresa entende que tu és flexível – afinal, provavelmente não era teu plano inicial trabalhar sem receber; e tem visão de futuro – porque sabe que experiência é importante e entende que estás começando, portanto precisas te ajustar às condições possíveis no momento. Essas são importantes soft skills que um líder entende como positivas.
Aqui vale fazer uma ressalva. Nem todos tem condições de se oferecer para trabalhar sem receber um salário. Afinal, muitos estudantes precisam trabalhar para se manter e não pode se dar “ao luxo” de pagar para ter uma experiência. Ainda assim, essa é uma opção válida e pode ajudar em momentos de inserção. É uma das alternativas. Se ela não serve pra ti, segue lendo que temos mais dicas!
Outra observação: não são todas as empresas que reconhecem esse esforço como positivo. Como falei no vídeo, existe uma grande falha em várias empresas atualmente que é justamente não conseguir reconhecer e/ou reter talentos. Mas vale a tentativa. Caso não esteja sendo proveitoso, basta pedir para sair.
E pra quem for trabalhar voluntariamente, FOCA NO OBJETIVO. Não é fácil. Mas, normalmente, vale a pena!
2. Currículo de qualidade
O que é um bom currículo? Ou um currículo de qualidade? Bom, considerando que estamos falando sobre obter tua primeira experiência de trabalho, entenda que tu não vais ter nenhuma experiência laboral no currículo. Então como ter um bom currículo sem essa experiência? Hoje existem diversas formas de continuar se construindo e se desenvolvendo que não envolvem necessariamente trabalhar. Vamos à algumas delas:
Idiomas – é possível estudar e ficar fluente em idiomas através de cursos e, inclusive, de maneira totalmente gratuita – online.
Cursos técnicos e profissionalizantes – Em espaços físicos, escolas e instituições ou mesmo através de cursos online – Hoje temos uma vasta gama de possibilidades para o ensino à distância.
Pesquisa científica – Estar inserido ou ter tido uma experiência com algum professor dentro da Academia – essa também é uma forma de se construir e de provar diferentes experiências dentro da academia
3. Networking
Conversar com professores, pessoas e colegas que tenham contato ou estejam trabalhando em empresas. Eles podem ajudar, seja com indicações ou com dicas, com contatos, enfim, as pessoas podem ser ótimos contatos. De quebra, tu também podes ser o contato de alguém no futuro.
4. Insistência
És tu quem quer a vaga de trabalho. Mas existem várias pessoas que também querem uma vaga. Então te mostra, liga para o RH, fala com teus professores e contatos, te apresenta na empresa ou para a pessoa interessada. Não é ser chato. É mostrar persistência e interesse.
5. Trainee (extra aqui para o site!)
Se o que tu queres é ser gestor de uma empresa, entender sobre todos – ou a maioria – os setores de uma empresa, conhecer o funcionamento e trabalhar muito, então um programa de trainee pode ser uma boa opção. Agora não esquece, além de muito trabalho, os processos de seleção de trainee costumam ser muito concorridos. Vale ter Plano B e C, “just in case”.
Tu já fizeste alguma dessas opções? Conta pra gente como foi e as tuas impressões!
Por hoje é só, colegas, mas segue navegando pelo nosso site, temos muitos outros assuntos sobre o Turismo e sobre eventos e o turismo também! Clica aqui para acessar o conteúdo. Não esquece de nos seguir no instagram @_turismologia e nos acompanhar no Youtube. E caso tenha dúvidas, sugestões e comentários, deixa aqui embaixo pra gente… Essa interação é muito importante pra gente e pro Turismo!
Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do Turismologia.
Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.
A turismologia e um campo de estudo envolto por estereotipos que geram nocoes pre-concebidas sobre o mercado de trabalho e expectativas irreais sobre o que um turismologo verdadeiramente faz. Este efeito domino acarreta em muitos optando pela graduacao sem saber muito bem o que e, como e e porque e. O turismologo nao e quem peregrina por paisagens paradisiacas e coleciona carimbos no passaporte – este e o turista. Nos prestamos servico, interagimos e atendemos ao turista, e algumas posicoes ate envolvem viajar para a participacao em feiras e congressos, por exemplo, mas viajar a trabalho e diferente de viajar a lazer. So somos turistas em nosso tempo livre.