Turismologia em Ação: Turismóloga trabalhando no FESTURIS
Sejam muito bem-vindos de volta, colegas! Trazemos hoje o segundo post da nossa série Turismologia em Ação, que traz mensalmente a história de profissionais do Turismo para contarem sua experiência, desafios e compartilham dicas com vocês. A nossa turismóloga de hoje é a Paola, que atualmente trabalha na área comercial do FESTURIS, um dos maiores eventos na área do Turismo, que acontece no Sul do país.
Com a palavra, a nossa turismóloga convidada do mês de Agosto, Paola Benevenuto. Aproveitamos para dar às boas vindas à essa profissional que, a partir de Setembro, já forma parte da nossa equipe aqui no Turismologia! Mas, bem, apresentações formais estão por vir – e vamos avisar vocês! Por ora, a gente espera que vocês gostem tanto da história da Paola como nós!
Oii gente, um prazer estar falando com vocês e contribuindo para este trabalho lindo que é feito pelo pessoal do Turismologia, me chamo Paola Benevenuto, sou gaúcha, tenho 24 anos, dois intercâmbios e também sou turismóloga!
Paola, qual é a tua história com o Turismo? Como descobriste o curso e por que optaste por seguir esse caminho?
Então, minha paixão pelo turismo iniciou, surpreendentemente no mês de setembro de 2012, quando estava eu no 3º ano do Ensino Médio e meu sonho da vida era fazer fisioterapia (sim, suuuuper parecido não é gente?!), e graças a um estágio extra-curricular que o colégio que eu estudava me ofereceu, tive a oportunidade de ver que isso realmente não era pra mim (ainda bem!).
Foi aí que começou a bater um pouco do desespero de final de Ensino Médio, afinal eu tava com a inscrição pra UFRGS feita, pro ENEM também (tinha inclusive negado participar de um campeonato brasileiro de vôlei, que era e ainda sou apaixonada por esse esporte, por conta dessa prova… tudo porque queria entrar em fisioterapia na federal!), aí pensei: tá, e o que eu vou fazer da minha vida agora? Coincidência ou não, logo após essa semana de estágio, a universidade que fomos conhecer foi a que meu pai dá aula (UCS), e aí pensei: “bom, vou ver o que o povo me diz pra fazer né?”, muuuuuitos me diziam para fazer Relações Públicas, aí cheguei lá para conversar (desculpem os RP’s mas realmente não sabia o que o RP fazia), e aí não me interessei. Na época, junto com o Ensino Médio estava terminando um curso técnico em administração, que o trabalho final era a criação de uma empresa, e eu fiz uma de eventos… aí pensei, porque não ver o que é o curso de eventos?
Então cheguei no stand da Hospitalidade, e pedi informações para a menina que começou a conversar comigo sobre… logo de cara me disse que não era do curso de eventos e sim de turismo, mas que poderia me dar algumas informações, e conversa vai e conversa vem… ela me pediu se poderia fazer algumas perguntas, e eu.. claro né? Ela então me perguntou: “Quantas línguas tu fala?” e eu respondi: “Inglês, alemão e espanhol!”, na mesma hora vi o olho dela brilhar e me pedir: “Posso te falar sobre o curso de turismo? É de exatamente pessoas assim que nós precisamos!”, e assim ela começou a me apresentar o curso, e meu olho brilhou também… coração bateu mais forte e assim decidi entrar para o curso! E hoje, graças a Deus, não consigo mais me ver sem ter estudado o turismo! <3
É, nós entendemos bem esse teu sentimento! E tu és bem mão na massa, né?! Tão logo começou o curso de Turismo, percebeu a oportunidade de trabalhar na área em dois grandes momentos.
Aí então entrei no curso de turismo com a cabeça que 2014 estava chegando, e 2016 também, dois grandes eventos no nosso país, que poderiam-se abrir oportunidades das mais remotas não é mesmo? NUNCA, MAS NUUUUNCA imaginei que poderia estar trabalhando NA COPA DO MUNDO em Porto Alegre, e estar participando das Olimpíadas! Sempre pensei em aproveitar o máximo todas as oportunidades que a vida nos dá e aquelas que passam pela nossa frente, afinal de contas, isso não passa duas vezes.
E foi assim que acabei conseguindo essa oportunidade no FESTURIS, no ano de 2016, recém-chegada do meu segundo intercâmbio, estava buscando oportunidades de emprego, e vi através das redes sociais que estavam contratando pessoal para este grande evento na cidade do lado da minha. Já conhecia a feira em outras oportunidades que pude participar como expositora, mas uma oportunidade e tanto como recepcionista. Logo após acabei focando em finalizar a faculdade e fiz o estágio curricular, junto com o trabalho de conclusão de curso, assim que finalizei voltei meus focos para o mercado de trabalho, e retomei os contatos na empresa. Prontamente me chamaram para conversar, e logo fui contratada!
E a história não termina aqui. Tão logo se formou, Paola já estava empregada…
NUUUUNCA imaginei que logo após me formar estaria trabalhando como comercial de um evento tão importante para o mercado do turismo, realizando contatos com pessoas que tu nunca imagina que podem existir, e saber que o teu papel é de ser o ponto chave para a participação do expositor, do início ao fim do processo. Hoje me sinto realizada com o que faço, agradecida pela oportunidade e por ter crescido de uma maneira tão rápida dentro da empresa, com toda certeza aprendo muito a cada dia que passa, e tento contribuir com o meu conhecimento também!
Acho que uma das maiores dificuldades que enfrento durante o dia a dia, em relação a carreira de Turismóloga, é o fato que durante o curso superior aprendemos MUUUUITA teoria, e pouquíssima prática. Por exemplo, no meu caso, eu não sabia que os países tinham representações comerciais, acreditava que era tudo via o Ministério de Turismo de cada um dos países, isso realmente me chamou a atenção.
O objetivo é seguir estudando Turismo
Não sou uma pessoa que gosta de estar na zona de conforto, portanto, tenho vontade e desejo de conhecer todas as áreas do turismo, dessa área tão grande e especial que escolhi para a minha vida! Tenho muita vontade de voltar a estudar, encontrar uma pós, um mestrado ou algo do gênero para que possa unificar todas essas vontades que tenho de conhecer mais o turismo! Mas sempre, com a possibilidade de se encantar cada vez mais por essa área que é o TURISMO!
Sem dúvida nenhuma o turismo me ajudou muito no desenvolvimento profissional, nunca me esqueço da frase que escutei de Mário Beni: “O turismo é uma área trans, inter e multi disciplinar!”, possibilitando que assim valorizemos e sejamos valorizados por muitas áreas que possamos trabalhar junto.
E sobre a faculdade, o que tu tens a dizer?
Acredito que durante a universidade a gente vê muita a teoria, e pouca prática, apenas o que achamos o essencial, não temos muita experiência da realidade, daquilo que vai ser “daqui pra frente”…
Para a última questão: “E na questão técnica do turismo, o curso contribuiu para o teu desenvolvimento como profissional?” Sem dúvida alguma, NÃO CONSIGO MAIS ME IMAGINAR LONGE DO TURISMO!
Aaaah, sem dúvida alguma posso dar várias dicas! Mas se começar a falar aqui, não paro mais… se quiserem alguma dica específica, podem me procurar!
Paula querida, muuuito obrigada desde já! Foi uma honra ter te ajudado nessa entrevista, espero que possamos estar elaborando muitas ainda pela frente!
Obrigada, Paola, pela tua participação! E seja muito bem-vinda a nossa equipe!
Não esqueçam de seguir @_turismologia perfil em que sempre postamos informações rápidas e fáceis, com dicas, notícias, indicações de autores e artigos. Te vemos aqui na próxima semana! 🙂
Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do Turismologia.
Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.