O segredo da Disney: encantamento na hospitalidade!
Oi, people! Eu não se sei vocês estão acompanhando nosso instagram, mas se sim, devem ter visto conteúdos e fotos da nossa colega Paula sobre os parques da Walt Disney World (@_turismologia). Pois é, eu fiquei muito empolgado em conhecer e saber mais sobre as experiências dela e de como a empresa Disney encanta os seus visitantes. Apesar de ter amado tudo que ela abordou, eu foquei em um relato sobre o Onstage e o Backstage dos parques da Disney. Nesse texto, vamos abordar justamente esses ambientes e como eles fazem parte do segredo da Disney.
Para os que não viram os stories e as postagens no feed, foi relatado que na Disney existe a separação do ambiente de trabalho em Onstage (área de visitação dos clientes, onde se dá o relacionamento colaborador-cliente) e o Backstage (o local de descanso dos funcionários, fora da vista e do alcance dos visitantes). E confesso que fiquei pensativo sobre isso e questionei-me por qual razão eles deixam essa separação clara para os funcionários. Foi então que comecei a perceber como o encantamento é importante para a hospitalidade. Decidi dividir essa reflexão com vocês.
Antes de mais nada, na busca por abordar a hospitalidade visitei o site do Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial-IBHE, pois lá podemos conhecer alguns conceitos da hospitalidade. Dos conceitos e reflexões apresentados no site dois pensamentos me chamaram atenção:
A hospitalidade é também, segundo Montandon (2003) “uma maneira de se viver em conjunto, regida por regras, ritos e leis”. Nesse sentido, a hospitalidade é “concebida não apenas como uma forma essencial de interação social, mas também como uma forma própria de humanização, ou no mínimo, uma das formas essenciais de socialização“.
Se o intuito da hospitalidade é criar e manter relações sociais, o ambiente que a pessoa está passa a ter significado, criando identidade e memória com o mesmo (MARCHES; ANTONIO; SOUZA; CASTALDELLI, 2008).
Se hospitalidade busca a interação do visitante com o visitado, ou do hóspede com quem hóspeda, estamos também falando de comunicação, não? Não somente comunicação, mas como ela pode ser moldada a criar momentos marcantes. A partir daí, os espaços Onstage e Backstage começam a ficar mais claros. Afinal, um dos maiores desafios que temos no ato de receber o cliente ou hóspede é fazê-lo se sentir bem. Na minha trajetória pelo turismo e principalmente na hotelaria, tive um orientador que me dizia o seguinte: “se você não souber o que fazer em um restaurante ou hotel, se preocupe somente em encantar o cliente. Pois as outras habilidades você pode aprender, mas um cliente mal atendido dificilmente você terá de volta”.
O que é Onstage na Walt Disney World
De todas as habilidades que nos preocupamos quando trabalhamos em/ abrimos uma empresa, ou hotel, a mais desafiadora é ter um bom acolhimento e atendimento. O relacionamento empresa-cliente exige muito esforço dos líderes e equipes – e a excelente comunicação entre equipes. É como tivéssemos um peça teatral, na qual apresentamos nosso personagem, enredo, momento no qual é importante encantarmos o público que recebemos – espaço que a Disney chama de Onstage.
O que é Backstage na Walt Disney World
Soa-nos até como algo óbvio cuidar do atendimento e trazer experiências que marquem ao cliente. Apesar de sabermos disso, não entendemos de forma plena que o intuito da hospitalidade como dito por Marches (2008) é criar e manter relações sociais fazendo o ambiente ter um significado. Para isso é necessário criar relacionamento, ou melhor, encantamento. Porém, tudo começa com o cliente interno, naquele espaço em que o cliente recebe treinamento, é monitorado e cuidado pela empresa. A Disney caracteriza esse espaço como backstage. É também o ambiente de descanço e de relaxamento dos funcionários que compõe a equipe.
O segredo da Disney
Erike Penna em seu texto 4 formas que a Disney usa para engajar o seus colaboradores, mostra como é importante a comunicação e o encantamento do seu cliente interno. A forma que a empresa se comunica com o cliente externo guarda muitas semelhanças com a forma com a qual a empresa se comunica com o cliente interno.
Além do investimento em recrutamento, uma empresa ou hotel deve investir em comunicação interpessoal e encantamento de sua equipe. Engana-se quem acredita que comunicar é somente informar, mas é também encantar. A comunicação e o encantamento se dão através de treino, treino e treino. Dar a cada um o personagem a ser representado no palco do atendimento. Cuidar das relações no backstage e fomentar o relacionamento e bom atendimento no Onstage.
No mercado de trabalho atual é fundamental ter uma boa relação interpessoal com seu parceiro de trabalho, mas é muito importante encantá-lo e encantar o seu cliente. Criar ambiente de valores e significados – aqueles que são fundamentais e a base da empresa, os próprios valores da empresa. Os parques Walt Disney nos demonstram investir na comunicação e no encantamento de suas equipes. Percebemos a valorização em treinamentos e o investimento nos funcionários para conseguir resultados de excelência. Treinar seus colaboradores, fazê-los se sentir parte da mágica do Walt Disney e criar um ambiente para surpreender o cliente. Todas essas são características que resultam no segredo da Disney.
Para terminar, não podemos deixar de aprender com as próprias ações da empresa a criar relacionamento com nossos clientes e encantá-los, afinal podemos aprender e repetir comportamentos e ações através do segredo da Disney:
Crie momentos mágicos; ser mágico nas coisas mais simples, encantar o cliente nas coisas simples. A iniciativa dos funcionários nesses momentos é fundamental;
Imersão: permita que o cliente viva uma experiência de imersão. A Disney em seus hotéis permite que os clientes viva a magia Disney desde o momento em que acordam, e a mantenham durante toda a sua visita nos parques e propriedades da empresa;
Momentos surpreendentes e personalizados: mesmo recebendo milhares de clientes todos os anos, a Disney busca criar uma conexão pessoal com cada pessoa que recebe, objetivando que cada cliente da empresa se sinta convidado e bem vindo;
Escute os clientes: A Disney tem a preocupação de escutar e ser avaliado pelos clientes. É muito importante entender o que nossos clientes pensam;
Treinamento: O segredo da Disney exige trabalho e esforço constante, não só dos funcionários, mas dos líderes. É importante treinar e passar valores da empresa diversas vezes, afinal, os valores precisam ser ensinados para serem aprendidos.
Espero que tenham gostado e que continuem nos acompanhando no nosso instagram para saber mais sobre o mundo mágico da hospitalidade e do encantamento aos clientes e hóspedes. Além de diversos outros temas relacionados ao Turismo.
MARCHES, J. S.; ANTONIO, R. B.; SOUZA, T. M. M. M.; CASTALDELLI, V. A. Companhias aéreas: o e-commerce e a hospitalidade virtual. 2008. 81 f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão da Hospitalidade em Turismo). Integrale Sistemas de Ensino/Fecap. Bauru, 2008.
MONTANDON, A. Hospitalidade: ontem e hoje. In DENCKER, Ada F.M. BUENO; M.S. (Orgs) Hospitalidade: Cenários e Oportunidades. São Paulo: Pioneira-Thomson, 2003.
Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.
Soa-nos ate como algo obvio cuidar do atendimento e trazer experiencias que marquem ao cliente. Apesar de sabermos disso, nao entendemos de forma plena que o intuito da hospitalidade como dito por Marches (2008) e criar e manter relacoes sociais fazendo o ambiente ter um significado. Para isso e necessario criar relacionamento, ou melhor, encantamento. Porem, tudo comeca com o cliente interno, naquele espaco em que o cliente recebe treinamento, e monitorado e cuidado pela empresa. A Disney caracteriza esse espaco como backstage. E tambem o ambiente de descanco e de relaxamento dos funcionarios que compoe a equipe.
que texto maravilhosooo 🙂 Já fui a Disney como visitante e tentei o ICP para trabalhar lá, embora não tenha conseguido passar, brevemente tentarei de novo. Esse artigo me ajudou muito com um trabalho, muito obrigada
Oi Esther,
Fico feliz que tenha gostado!
Espero que quando vás a Disney, nos conte sobre a experiência!
Um abraço