Mercado e universidade – Dicas práticas para os profissionais do mercado em Turismo
Sabemos que o turismo é uma das atividades que mais emprega no mundo; e o incentivo dessa atividade tem o potencial de desenvolver regiões carentes, através da criação de emprego e geração de renda. Porém, apesar da atividade trazer esse desenvolvimento, ela tem também impactos que podem ser negativos, caso não seja implantada de forma planejada e organizada. É importante que esse planejamento seja feito em conjunto com vários atores da atividade turística, os chamados grupos de interesses, ou ainda stakeholders. Afinal, sendo o Turismo uma atividade sistêmica, os diferentes atores envolvidos precisam estabelecer uma comunicação estreita. Nesse contexto buscamos conversar um pouco de que forma podemos aproximar a prática da teoria, ou ainda como aproximar a academia de forma prática, trazendo conhecimento e capacitação para nossos profissionais e atores, ou o mercado.
Antes de mais nada, procuro relembrar as minhas experiências dentro da universidade e do mercado, e consigo lembrar bem como em alguns momentos me senti distante do mercado enquanto ainda estava na faculdade. Tive oportunidades de me inserir no mercado, porém essas eram escassas. E quando consegui me acercar dessa área, a vivência proporcionada pelo mercado foi muito importante em minha formação e na minha visão sobre a atividade turística. Afinal, essas são duas realidades importantes no turismo: o Mercado e a Academia. Da maneira como eu vejo, as áreas do Turismo podem ser caracterizadas assim:
O mercado: dinâmico, está sempre em busca de inovação para melhoria de qualidade e resultados. Nem sempre temos tempo de pensar ou refletir sobre a dificuldades que o mercado sofre e que ações devem ser tomadas para melhorar. Aqui o planejar é muito importante, mas o fazer é ainda mais. Resultados precisam ser alcançados e metas precisam ser batidas. A rotina e o grande movimento podem minar sua análise crítica, sua visão de planejamento e avaliação de impactos na sua atividade. É muito importante gerar resultados, porque deles dependem empregos, renda e a continuidade da atividade.
Academia: uma área da atividade que busca entender os impactos sociais e comportamento. Pesquisas, desenvolvimento de pensamento; compreensão da demanda turística e mercado. Na academia, aprendemos a analisar de forma crítica o mundo e que ações estão levando o turismo a criar um mundo melhor ou pior. Qual a nossa responsabilidade social. Aqui é mais importante entender, para poder fazer acontecer.
O grande porém, nesse caso é que nem sempre a academia consegue suprir a demanda do mercado, nem consegue acompanhar a rapidez com que as novas tecnologias e inovações aparecem nos estabelecimentos em que a prática é o ator principal. O mercado, por outro lado, não consegue ter dimensão dos impactos que causa. Pelo menos no Brasil, isso é algo que tem sido distante ainda, embora estudem a mesma atividade.
Pensando nessa questão, trouxe algumas dicas de como empresa podemos contribuir para que essa aproximação entre mercado e academia seja mais próxima.
Abrir as portas para estágio
Diversos cursos de muitas universidades de ensino superior tem o que chamamos de estágio obrigatório, ou seja, aquele estágio que o universitário precisar fazer como parte da grade curricular e que é necessário para conclusão do curso. Para a empresa é muito barato abrir as portas para esse aluno. Sem contar que dessa relação podem resultar captações de ótimos profissionais para uma contratação futura.
Incentive os seus colaboradores a compartilhar conhecimento nas universidades
Temos dentro do mercado, nas nossas empresas e organizações, profissionais experientes que podem compartilhar e contribuir com a formação de estudantes em formação. Incentive seus colaboradores a compartilhar experiências, porque além de contribuir, eles voltarão mais motivados a dar o melhor de si dentro da atividade. É, inclusive, uma forma de motivar o funcionário.
Crie parcerias e inove através dos estudantes
Normalmente as universidades possuem o núcleo de práticas e pesquisa, no qual os alunos desenvolvem ideias e soluções; criam startups. E essa é uma ótima oportunidade para incluir essas inovações dentro de sua empresa.
Faça eventos e incentive outros atores do mercado a participarem
Fazer algo sozinho pode ajudar a relação mercado x academia, porém motivar aos nossos parceiros de atividade a fazer o mesmo, trazem mudanças mais rápidas e de forma significativa. Então crie eventos de inovação, traga a conhecimento da sociedade e incentive os demais a viverem essa mesma prática.
Há diversas formas para aproximarmos cada vez mais essas duas realidades que não devem de forma alguma caminhar de forma independente. Afinal, o mercado precisa da academia para pesquisas, análises de resultados, estudo de demanda e tendências, ao mesmo tempo que a academia precisa do mercado para analisar resultados, preparar profissionais completos e obter resultados mais rápidos para análises. A academia possui metodologia científica e o mercado é dinâmico e tem mudanças mais rápidas. Como empresários, turismólogos e atores do turismo não podemos deixar isso se perder.
Fontes
FORNARI, Ivanna Schenkel. Educação superior em turismo: o profissional de turismo frente às competências exigidas pelo mercado de trabalho do setor hoteleiro em Natal. 2006. 171 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.