INVESTE TURISMO: Unindo forças temos um mundo de oportunidades
Oie Gente! Tudo bom com vocês? Estou eu aqui de novo para conversarmos mais sobre essa atividade que amamos chamada turismo! Vocês estão acompanhando nosso instagram? Humm! Se não seguem, podem nos achar através do @_turismologia! Lá vocês irão poder apresentar e discutir vários assuntos conosco a respeito do turismo. Mas deixa-me fazer uma perguntinha a vocês: vocês sabem o que é o Investe Turismo? Não? Como assim? Brincadeira! Vamos entender junto o que é esse tal de Investe Turismo!V
Programa Investe Turismo
No dia 28 de maio de 2019, agora pertinho, o Ministério do Turismo apresentou em uma cerimônia lá em Brasília-DF, um pacote de ações estratégicas que visam fomentar a competitividade do turismo no nosso país. Legal né? Adoro saber dessas coisas, pois turismo é nossa paixão e trazer investimento e ações legais para um dos setores que mais emprega no mundo é ótimo não só para nós, mas para todos os envolvidos. O pacote leva a cento e cinquenta e oito destinos ações de investimento, incentivos a novos negócios, acesso restrito ao crédito, marketing, inovação e melhorias de serviços voltados para o setor do turismo. O objetivo principal é unir setor público e a iniciativa privada para promover a convergência competitividade em 30 rotas turísticas brasileiras em todos os estados e distrito federal, tendo um investimento inicial de 200 milhões de reais.
Olha que bom para o setor! O Ministério do turismo, EMBRATUR e SEBRAE se uniram buscando provocar a transformação da gestão do turismo no país, ampliar o fluxo de turistas e gerar mais negócios e renda para o cidadão Brasileiro. Para isso foram selecionadas as rotas de turismo estratégicas para o investimento, rotas essas rotas foram selecionadas com base em algumas características pensadas pelo Ministério do Turismo com os demais parceiros. Eu sei que existem as rotas, mas vocês devem estar pensando: e o que são essas rotas? No programa Investe Turismo uma rota de turismo estratégica é um agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios. Mas não é só isso! Para serem definido como rota e poder participar, os municípios ou destinos deveriam cumprir alguns pré requisitos: 1. já deveriam estar participando do Mapa Brasileiro do Turismo 2018 nas categorias A, B, C ou D; 2. ter destinos já promovidos pelo Ministério do Turismo no âmbito nacional ou pelo menos um no internacional. Cada unidade da federação pode incluir 1 rota, e em caráter excepcional as unidades da federação com patrimônio cultural mundial reconhecidos pela UNESCO puderam participar com no máximo duas rotas.
As rotas turísticas selecionadas receberão um pacote de ações em quatro de linhas de trabalho do programa Investe Turismo que vamos ver um pouco mais a frente; além disso, o programa também possibilitará a entrega de um plano integrado de posicionamento de imagem do Brasil, um plano nacional de atração de investimentos e a implantação de um mapa do turismo inteligente.
Para que vocês entendam de forma mais clara as quatro linhas de ações e o que cada um busca atender nos destinos, trago o resumo de cada uma. Espero que gostem!
Integração do setor público e privado.
Como vocês viram no início do texto, uma as ações que a parceria realizada pelo Ministério do Turismo busca é unir o setor público e privado. O SEBRAE como parceiro vem com a metodologia Líder e o Liderado Turismo buscando integrar esses dois setores com uma agenda de ações para o desenvolvimento da rota. A articulação, a integração, a cooperação e a sinergia entre os atores públicos e privados. “Se sozinhos temos um orçamento enxuto, quando unimos forças temos um mundo de oportunidades. Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas, ampliando o fluxo de turistas nesses destinos e a geração de negócios, empregos e renda por meio do turismo”, Marcelo Álvaro Antônio (Ministro do Turismo).
Melhoria dos serviços e atrativos turísticos.
Na melhoria dos serviços encontramos a busca por boas e novas práticas que melhorem a qualidade de da oferta turística, como:
- Serão realizadas visitas técnicas nacionais internacionais para observação das boas práticas do turismo, identificando as melhores práticas de inovação e qualificação dos destinos turísticos.
- Investimentos na revitalização de espaços turísticos relacionado à economia criativa (mercados, centros históricos e etc.).
- Apoio a intervenções criativas de espaço públicas, visando valorizar área e revitalizar locais de uso comum;
- Desenvolvimento a ações relacionadas à tecnologia, ampliação de internet e destinos estratégicos (wifi-zone). Aproximação de startups por meios de desafios tecnológicos de desenvolvimento.
- Inserção produtiva para empreendimentos locais voltados a produção associada ao turismo, visando fomentar as relações comercias e atender o consumidor final, o turista. Abertura de novos mercados; incremento tecnológico e melhoria nos processos de gestão.
- Por fim, a busca por um destino turístico inovador que a Investe Turismo produzirá diretrizes para que os destinos turísticos brasileiros se transformem em destinos inteligentes. Com isso haverá a possibilidade de implantar o mapa do turismo inteligente que é uma plataforma online que tem o objetivo de identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos no setor do turismo de todo país.
Atração de investimentos e apoio ao acesso a serviços financeiros.
Aqui o ministério do turismo e seus parceiros buscam a captação de investimentos tanto nacionais quanto internacionais para apoio o crescimento da atividade no país. Assim, serão desenvolvidas atividades como:
- Seminários Investe Turismo serão realizados em cada rota turística estratégicas, sendo o momento de reunir todos os atores públicos e privados ligados à atividade turística para apresentação de ações e projetos que serão desenvolvidos na localidade. Também apresentação das linhas de crédito para o desenvolvimento do turismo.
- Identificação de oportunidade de negócios em todas as rotas para potencializar a atração de investimentos para o turismo.
- Será parte estudos de viabilidade institucionais para possíveis novos empreendimentos e o levantamento de linhas de créditos disponíveis para o turismo, como as regras para obtê-las.
- No âmbito internacional haverá a criação de cartilhas didáticas com o passo-a-passo de como implantar empreendimentos turísticos. O intuito é definir as estratégias e os principais mercados para atração de investimentos para as rotas turísticas estratégicas e aumentar o investimento privado no turismo do Brasil.
- Haverá a criação de um portal online para a atração de investidores, no qual serão inseridos portfólios das rotas turísticas estratégicas. Uma forma de conectar os destinos aos principais investidores do país e do mundo. O portal será traduzido em cinco idiomas.
- Com o portfólio desenhado e estruturado será fundamental a busca de investimento em feiras nacionais e internacionais. E os empresários e investidores poderão participar das feiras e jornada de negócios.
Marketing Turístico e apoio à comercialização.
Como a última das quatro linhas de trabalho, haverá a busca pela melhor promoção dos destinos tanto nacional quanto internacionalmente.
- Realização de campanhas mercadológicas para promover atrações e experiências turísticas de cada rota, com abrangência nacional e internacional. As rotas poderão promover seus atrativos, produtos e serviços turísticos. As campanhas devem considerar o grau de maturidade de cada rota e de seus mercados estratégicos.
- As estratégias de marketing deverão ser implantadas com objetivo de ampliar a presença do Brasil nas ferramentas digitais sociais dos mercados estratégicos. Essa diretriz seguem orientações do plano nacional do turismo 2018-2022.
- Inserção das experiências das rotas turísticas estratégicas serão incluídas no portal visitbrasil.com com tradução em 5 idiomas.
- Fomentos as férias de negócios e promoção turísticas nacionais e internacionais; e o incentivo ao famtour de operadores nacionais e internacionais. Também poderão ser realizados presstrips, que são visitas jornalísticas e de influenciadores digitais.
- Seguindo o plano nacional do turismo 2010-2020 o Investe Turismo prevê pesquisas de inteligência mercadológicas como estratégia para direcionar ações de comunicação e promoção no mercado-alvo. Com isso traçar um plano integrado de posicionamento de imagem do Brasil, através de parcerias com outros setores econômicos. O objetivo é traçar uma estratégia de longo prazo, visando consolidar e reposicionar a marca do País em âmbitos nacional e internacional
Por fim, cabe mencionar que o Ministério do Turismo já está percorrendo as diferentes regiões do país para realizar seminários sobre o programa Investe Turismo, levando informações aos destinos.
Mas… Me contem, o que acharam dessa iniciativa?
Para qualquer contato, enviar e-mail para equipeturismologia@ gmail.com e se quiser seguir as redes sociais da empresa, o endereço para o Instagram é @_turismologia. E caso tenha dúvidas ou sugestões de assuntos, pode se sentir livre para comentar aqui embaixo… Queremos mesmo que você faça parte da nossa comunidade! Seja muito bem-vindo, cidadão do mundo 🙂
Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.