Sazonalidade no turismo – como a cidade de Gramado lidou com a questão

Sazonalidade no turismo – como a cidade de Gramado lidou com a questão

4 de Julho, 2019 0 Por Patricia Diniz

Elemento temporal de inegável relevância em qualquer destino no qual se encontre, a sazonalidade se caracteriza por períodos de instabilidade da oferta e da demanda nos determinados períodos do ano. Os principais eventos da sazonalidade no Turismo podem ser vistos pelo que conhecemos mais comumente como alta e baixa temporadas. No Turismo, as chamadas alta e baixa estação são caracterizadas por serem períodos com maior demanda, maior fluxo de turistas e menor demanda e menor fluxo de turistas respectivamente. Sua ocorrência afeta diretamente o poder público, privado, a comunidade e o turista, e está muito associada ao clima e à localização geográfica, ao influenciar diretamente na procura turística. A sazonalidade da demanda turística considera as seguintes variáveis: férias escolares ou dos trabalhadores (dezembro, janeiro, fevereiro e julho), poder aquisitivo, e concentração espaço temporal.

A sazonalidade pode trazer consequências de diversos níveis, como, por exemplo, na alta temporada: comprometer a qualidade no atendimento devido ao elevado número de consumidores, inflação dos preços, alteração no sistema de gestão e organização de organizações, afetar a qualidade de vida dos moradores locais, de novo, em função do aumento no número de visitantes, processo de perda de identidade da própria localidade, podendo gerar conflito com os habitantes e reduzir a hospitalidade com os turistas em geral (ler mais sobre turismofobia). Na baixa temporada: desemprego, queda no faturamento das empresas e mortalidade de microempresas, entre outros. Ainda, em caráter ambiental, se a atividade for excessiva, pode afetar os ecossistemas, colocando em risco a sustentabilidade do destino.

É imprescindível, portanto, que se conheça a intensidade e o nível da sazonalidade associada ao destino, assim como as causas da ocorrência da mesma. Com a análise, é possível gerir de maneira adequada o fenômeno como um todo, buscando medidas e estratégias para amenizar o impacto na comunidade, como, por exemplo: diversificação de atrações (criação de eventos e festivais na baixa temporada), diferenciação de preços (promoções de tarifas para a baixa temporada), diversificação de mercados (criação de parcerias com operadores turísticos e agentes de viagens) e, também, a criação de novos segmentos (atrair cada vez mais um público com maior disponibilidade para viajar fora da alta temporada, com mais tempo livre e com um estilo de vida mais independente).

Sazonalidade no Turismo: um case Gramado

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um exemplo de planejamento e articulação entre poder público, privado e a comunidade local. Localizada na Região das Hortênsias, juntamente com Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, Gramado, com pouco mais de 30 mil habitantes, é o principal destino turístico no estado e um dos principais do país. A oferta turística do município consiste em fatores geográficos (as quatro estações bem definidas e suas belezas naturais), culturais (devido, principalmente, a colonização alemã, italiana e germânica) e excelência na prestação de serviços.

Contextualização

Em meados dos anos 80, houve a necessidade de renovar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte (Feira Nacional de Artesanato) e ao Festival do Cinema, que ocorrem durante o inverno. A cidade precisava de algo além das flores e da escolha e coroação da rainha para movimentar a economia da cidade. A alta temporada era no inverno e a época de fim de ano era a de menor visitação turística.

O Natal, era uma opção a ser explorada, mas, ainda assim era um desafio, já que a comunidade de descendentes de imigrantes da região costumava celebrar com a família e a igreja. O Prefeito e Secretário de Turismo da época, Pedro Bertolucci e Luciano Peccin, respectivamente, aceitaram o desafio e passaram a estudar diversas formas de aprimorar a atividade turística dessa época do ano. A pergunta era: se enfeitamos o pinheirinho todos os anos, porque não enfeitar a cidade toda? O Secretário havia acabado de retornar da Disney e estava inspirado nas luzinhas que circundavam as cumeeiras das casas de lá. Então, pensou em fazer algo semelhante em Gramado, embelezando a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.

Iluminar a cidade com as luzinhas não seria suficiente, não seria um evento. Precisavam de mais! Tiveram a idéia de, além de iluminar as fachadas, sonorizar a Avenida Borges de Medeiros através de alto-falantes vendidos para as lojas e, do mesmo modo, enfeitar os postes como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida, com topinhos vermelhos! O Maestro Eleazar de Carvalho liderou um grande concerto, um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Foi um sucesso, mesmo em seu primeiro ano: com um passo de cada vez, foi dando-se início a reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado na, até então, baixa temporada.

Ao longo das últimas décadas o evento vem sendo aprimorado por moradores, lojistas, município, governo e só quem já visitou Gramado durante o Natal Luz entende a grandiosidade do espetáculo, “um parque temático do natal”: é considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo.

Os descendentes de imigrantes, que são predominantes na cidade, colaboraram intensamente para transformar Gramado em destino turístico com características próprias, na gastronomia, na urbanização, nas atividades rurais e nos costumes e hábitos. A cidade diferencia-se de outros destinos turísticos pela sistematização de serviços que contemplam os públicos de padrões aquisitivos das classes média e alta. Além dos atrativos naturais e culturais, os eventos são integrantes essenciais da oferta turística: os turistas usufruem de serviços de hospedagem, alimentação, transportes e produtos do comércio local.

A edição de 2018-2019, segundo o presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, obteve resultado positivo de quase R$ 8 milhões, um crescimento de 54,94%, quando comparado ao lucro do evento anterior.

Veja mais alguns dados da última edição:

A 34ª edição do evento será de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020, com os tradicionais espetáculos: Reencontros de Natal, Grande Desfile de Natal, Natal pelo Mundo, Show do Acendimento e mais alguns eventos como, por exemplo, shows na Rua Coberta (a Avenida Borges de Medeiros, onde tudo começou).

Os ingressos já estão disponíveis em http://www.natalluzdegramado.com.br/. A maioria dos hotéis em Gramado trabalha com um mínimo de quatro diárias e lotam rápido. Isso acaba intensificando o fluxo de turistas nas cidades vizinhas (Canela e Nova Petrópolis como principais), com outras opções de hospedagem e maior flexibilidade no número de diárias.

Gosto de citar Gramado quando se fala em sazonalidade. É indispensável  que se realizem estudos de seus aspectos organizacionais e de seus fatores de sucesso. Cada destino tem suas peculiaridades e limitações. Uma correta gestão participativa analisa, avalia e pode desenvolver estratégias, incluindo diversos atores, a fim de amenizar os danos ou mesmo desenvolver outro período que resulte em intensidade de fluxo semelhante ao do período sazonal. Gramado é um excelente case de sucesso.

Referências:

Portal Gramado

Exame

Academia.edu

UCS

Revista UFPR

Imagens Natal Luz

Author: Patrícia Diniz

Turismóloga, o que me move é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos: atuo na área de agenciamento e consultoria há mais de 8 anos. Atualmente, lidero e coordeno a filial da Egali Intercâmbio em Maringá/PR, além de ajudar muitos intercambistas a tirarem a ideia do papel! Para mim, antes de qualquer outra coisa, Turismo é oportunidade