Sistemas de Informação em eventos no Turismo
Olá Galerinha! Nesse texto vamos falar de um assunto que serve não só para o mercado de eventos mas para todos nichos de mercado que são os sistemas de informação. Nós, seres humanos, sempre fomos capazes de nos comunicarmos, e a informação para o século XXI, tem valor de ouro para as empresas. Segundo Toffler (1985, p.128), a informação é tão importante, talvez até mais que a terra, o trabalho, o capital e a matéria prima. Parece exagero, mas se formos parar para pensar a informação hoje é global, ela possui a capacidade de se deslocar para o mundo inteiro e a velocidade está em medir o tempo de um simples apertar de um botão.
Para o segmento de eventos a informação é peça chave e muitas decide o sucesso ou fracasso de um evento. Com a informação podemos definir nosso público alvo, capacidade de espaço, acessibilidade desse espaço, divulgação, marketing, contratos, contatos, uma infinidades de serviços que o segmento de eventos necessita para a realização do próprio, e isso vai da realização de uma simples festa de aniversário a um evento como as Olimpíadas.
Outro fator muito importante que os sistemas de informações são capazes de nos dar é um banco de dados enorme. Esse banco de dados nos fornecem perfis de usuários, fornecedores e serviços. Para quem trabalha na realização de um evento sabe que vários outros serviços trabalham em conjunto. Um exemplo é segmento de eventos dentro do turismo. O organizador deve pensar no hotel onde os convidados irão se hospedar, no carro que vai buscar o congressista no aeroporto, na passagem que deve ser comprada para o congressista poder chegar na cidade em que o vento vai acontecer, e outros detalhes que podem decidir o sucesso do evento, e é nessa capacidade em armazenar dados que encontramos com facilidade esses serviços que necessitamo.
Outro exemplo que penso é quando compramos uma passagem aérea pela internet. O que acontece é que automaticamente ficamos registrados em um banco de dados, e a empresa utiliza esses dados para nos informar, em um outro momento sobre promoções de passagens, destinos e serviços. Imagina executar todas essas etapas sem internet? Pois é isso era tão comum que, quando paramos para pensar nas facilidades que os sistemas de informação nos trouxeram, parece impossível de se realizar sem um computador e sistemas avançados utilizados atualmente.
A rotina dos sistemas de informações de outrora era muito diferente, para comprar uma passagem você tinha que ligar diversas vezes, para as diferentes empresas (e concorrentes) e depois da compra ligar para confirmar que não haviam alterações de voos ou outros que pudessem afetar a viagem do passageiro. Imagina aí: comprar a passagem do congressista e ele descobrir no aeroporto que o nome dele estava errado? Ele simplesmente não viajava, e para resolver esse problema, por vezes, o passageiro não conseguia embarcar senão em cerca de três dias após a sua data original. O agente precisava ligar, explicar os erros que haviam sido cometidos, e, depois de muita lábia, conseguir que o passageiro usufruísse do seu produto/serviço.
Os sistemas de informações auxiliam também na diminuição de riscos da viagem ou evento. Com a informação sendo processada de uma forma bastante mais ágil, os riscos de que erros ocorram é menor, e ser competitivo na atualidade significa ter uma base tecnológica adequada as respostas dos clientes – ou seja, utilizar de eficientes sistemas de informações.
Te encontro no próximo texto, até lá!
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.