O Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022 (resumo) – Turismologia

O Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022 (resumo) – Turismologia

26 de Fevereiro, 2019 0 Por Patricia Diniz

O Plano Nacional de Turismo é um instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional do Turismo. Ele é elaborado de maneira coletiva, com o apoio das áreas técnicas do Ministério do Turismo, Embratur e agentes públicos e privados, por meio da Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo, constituída dentro do Conselho Nacional de Turismo. O documento tem como principal objetivo “ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo” (MTur).

O primeiro Plano Nacional de Turismo foi desenvolvido no mesmo ano de criação do Ministério do Turismo (quando foi separado do Ministério do Esporte, na verdade): 2003. O primeiro plano era, portanto, de 2003 a 2007 (Diretrizes, Metas e Programas), o segundo, de 2007 a 2010 (Uma Viagem de Inclusão), o terceiro, de 2013 a 2016 (O Turismo Fazendo Muito Mais pelo Brasil) e, por fim, o quarto, de 2018 a 2022 (Mais Emprego e Renda para o Brasil). É sobre o Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022 que iremos falar hoje.

A Política Nacional de Turismo tem como objetivos: “contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas regionais, promover a inclusão social pelo crescimento da oferta de trabalho e melhorar a distribuição de renda”. Desse modo, o PNT é estruturado com base nas linhas de atuação do turismo, nas iniciativas referentes a cada linha e suas respectivas estratégias para alcançar o que é proposto: “modernizar e desburocratizar o setor; ampliar investimentos e o acesso ao crédito; estimular a competitividade e inovação; investir na promoção do destino Brasil interna e internacionalmente e na qualificação profissional e dos serviços; e fortalecer a gestão descentralizada e a regionalização do turismo” (PNT 2018-2022).

Metas Globais para o Turismo no Brasil a serem atingidas, através do Plano Nacional de Turismo, até 2022:

  • Aumento da chegada de estrangeiros de 6,6 milhões para 12 milhões;
  • Ampliação da receita cambial do turismo dos atuais US$ 6,6 bilhões para US$ 19 bilhões;
  • Inserção de 39,7 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens;
  • Geração de 2 milhões de novos empregos no turismo.

Para atingir tais Metas Globais, como já mencionado, foram elencadas iniciativas e estratégias em cada linha de atuação do turismo, conforme a seguinte tabela:

Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022

Linhas de atuação

Iniciativas

Estratégias

ORDENAMENTO GESTÃO E MONITORAMENTO Fortalecer a gestão descentralizada do turismo a) Fortalecer o Sistema Nacional de Turismo;

b) Estimular a formação de redes para a gestão do turismo;

c) Estimular as parcerias no turismo e a gestão compartilhada dos recursos.

Apoiar o planejamento do turismo, integrado ao setor de segurança pública a) Estimular e apoiar o planejamento do turismo, em âmbitos estadual, regional e municipal;

b) Incentivar soluções de segurança pública que envolvam o setor turístico.

Aperfeiçoar o ambiente legal e normativo do setor turístico a) Promover melhorias e alterações em legislações e normativos no ordenamento jurídico brasileiro, com vistas a estruturar a atividade turística, melhorar o ambiente de negócios e estimular investimentos.
Ampliar e aprimorar estudos e pesquisas em turismo a) Efetivar e apoiar a estruturação de uma rede de observatórios de turismo em âmbito nacional;

b) Viabilizar a implementação da Conta Satélite do Turismo;

c) Ampliar a divulgação e o acesso às informações e aos dados turísticos;

d) Estimular a realização de estudos para conhecimento dos mercados-alvo.

Fortalecer e aperfeiçoar o monitoramento da atividade turística no país a) Padronizar os indicadores de monitoramento do turismo;

b) Monitorar o desempenho da economia do turismo nos municípios brasileiros;

c) Monitorar o ordenamento e a estruturação dos segmentos e o desempenho das atividades econômicas orientadas ao turismo.

ESTRUTURAÇÃO DO TURISMO BRASILEIRO Melhorar a infraestrutura nos destinos e nas regiões turísticas brasileiras a) Estimular projetos de sinalização turística inteligente e interativa;

b) Promover a infraestrutura necessária para permitir o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos atrativos turísticos;

c) Elaborar plano integrado de desenvolvimento da infraestrutura logística para o turismo.

Promover e facilitar a atração de investimentos e a oferta de linhas de crédito para o turismo a) Ampliar a oferta de recursos para fomento e incentivo ao setor de turismo;

b) Criar e implementar um novo modelo que reduza a burocracia nas transferências intergovernamentais.

Aprimorar a oferta turística nacional a) Promover a valorização do patrimônio cultural e natural para visitação turística;

b) Estimular o desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes;

c) Estimular o desenvolvimento segmentado dos produtos turísticos brasileiros.

FORMALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO NO TURISMO Ampliar a formalização dos prestadores de serviços turísticos a) Ampliar as parcerias para fortalecer e intensificar as ações de fiscalização dos prestadores de serviços turísticos;

b) Fortalecer o relacionamento com os prestadores de serviços turísticos e com o turista.

Intensificar a qualificação no turismo a) Estimular a qualificação do turismo nos setores público e privado;

b) Estimular a modernização e atualização contínua da grade curricular dos cursos relacionados ao setor de turismo;

c) Incentivar a constituição de parâmetros para a certificação de empresas e atividades do turismo.

INCENTIVO AO TURISMO RESPONSÁVEL Estimular a adoção de práticas sustentáveis no setor turístico a) Promover o desenvolvimento de políticas de turismo responsável nos níveis estadual, regional e municipal;

b) Premiar e disseminar boas práticas de turismo sustentável;

c) Intensificar a realização de campanhas de sensibilização para o consumo consciente.

Promover a integração da produção local à cadeia produtiva do turismo e o desenvolvimento do Turismo de Base Local a) Estimular o desenvolvimento de novas atividades turísticas que incorporem aspectos da produção local, da cultura e da culinária regional;

b) Apoiar e articular ações para promover e ampliar os canais de comercialização dos produtos associados ao turismo e das iniciativas de Turismo de Base Local.

Possibilitar o acesso democrático de públicos prioritários à atividade turística a) Definir as diretrizes para o desenvolvimento do turismo social;

b) Estimular o desenvolvimento de um turismo acessível a todos;

c) Sensibilizar o setor para a inclusão das pessoas idosas e do público LGBT no turismo.

Intensificar o combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes no turismo a) Intensificar parcerias institucionais com agentes governamentais, organismos internacionais e setor privado para a definição e implementação de agenda conjunta para o combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes no turismo;

b) Incentivar a adoção de códigos de conduta profissional ou outras práticas responsáveis em conformidade com o Código de Ética Mundial para o Turismo da OMT.

MARKETING E APOIO À COMERCIALIZAÇÃO Incrementar a promoção nacional e internacional dos destinos e produtos turísticos brasileiros a) Redefinir os destinos brasileiros prioritários para a promoção nacional e internacional;

b) Desenvolver novas ferramentas para armazenamento e divulgação de informações turísticas e mercadológicas dos destinos brasileiros;

c) Ampliar a utilização da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais;

d) Promover projetos de relacionamento com a imprensa;

e) Incentivar eventos geradores de fluxos turísticos;

f) Fortalecer a cooperação na promoção do turismo.

Definir o posicionamento estratégico do Brasil como produto turístico a) Elaborar um plano integrado de posicionamento de imagem do Brasil.
Intensificar ações para facilitação de vistos Estratégia (intensificar o diálogo com países estratégicos com a finalidade de aumentar a geração de fluxos turísticos).

 

Desde 2003, o turismo no Brasil teve conquistas importantes, cresceu e se desenvolveu: mais turistas estrangeiros visitam nosso país, melhorarmos consideravelmente a infraestrutura dos destinos e o Brasil passou a ser o centro das atenções em uma série de megaeventos que realizamos. No entanto, nossos principais destinos turísticos foram afetados pelos entraves impostos pela conjuntura econômica. A crise acarretou em consequências diretas para a segurança da população e dos turistas, por exemplo. Pela primeira vez a questão de segurança pública foi aderida a um PNT, como pode ser observado na linha de atuação Ordenamento Gestão e Monitoramento.

São grandes os desafios que precisamos enfrentar e o Plano Nacional de Turismo 2018-2022 é o direcionamento para o país retomar o crescimento e transformar, de uma vez por todas, suas vantagens comparativas em vantagens competitivas, como já dizia Marx Beltrão, ex-Ministro do Turismo. Isso significa que temos de estar atentos a tudo o que facilite ou estimule a entrada de estrangeiros e o trânsito dos próprios brasileiros em território nacional. Esse não é apenas um Plano de Turismo, é o Plano do Brasil para o Turismo, elaborado em conjunto com os governos federal, estaduais e municipais, as entidades não governamentais, a iniciativa privada e a sociedade. O que se busca é que o turismo brasileiro seja um vetor para o desenvolvimento do país e que tenha condições de contribuir para impulsionar a economia, gerar emprego, renda e inclusão social.

 

No Plano há o detalhamento de cada linha de atuação, de cada iniciativa e de cada estratégia, disponível aqui.

Para quem tiver interesse em continuar lendo sobre o Turismo, esse texto do Daniel Abel fala sobre o Turismo como fator para desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

 

Referências:

Ministério do Turismo

Ministério do Turismo (imagem)

Author: Patrícia Diniz

Turismóloga, o que me move é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos: atuo na área de agenciamento e consultoria há mais de 8 anos. Atualmente, lidero e coordeno a filial da Egali Intercâmbio em Maringá/PR, além de ajudar muitos intercambistas a tirarem a ideia do papel! Para mim, antes de qualquer outra coisa, Turismo é oportunidade