Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018

7 de Fevereiro, 2019 0 Por Patricia Diniz

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) é uma associação privada, sem fins lucrativos, que, desde 1989, objetiva valorizar a atuação de suas mais de 90 empresas associadas, em regime de mercado organizado, liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência. Dessa maneira, a Braztoa desenvolve ações institucionais, de fomento ao desenvolvimento do setor de turismo de forma sustentável e de promoção e apoio à comercialização.

Em 2005, a Braztoa incorporou o conceito de sustentabilidade em suas atividades. Assim, foi possível demonstrar, com ações práticas, os benefícios de vincular a sustentabilidade à gestão de seus associados e empresas parceiras. Em seu estatuto social, inclusive, foi agregado mais um objetivo: “Auxiliar seus associados a promover boas práticas no turismo tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais”. A partir daí, várias iniciativas foram desenvolvidas, como, por exemplo: fórum de sustentabilidade, realização de um Encontro Comercial Braztoa Tecnológico (sem papel), e criação do Programa Braztoa de Sustentabilidade, dentro do qual foram desenvolvidas inúmeras ações, incluindo requisitos de sustentabilidade para operadoras de turismo.

Em 2012, buscando identificar e promover iniciativas e negócios sustentáveis, a Associação criou o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. O Premio já conta com mais de 439 projetos cadastrados e 71 iniciativas premiadas (contando as desse ano), provenientes de todas as regiões do Brasil. As premiações são selecionadas por júri especializado de instituições relacionadas ao turismo sustentável, como a OMT, ONU Meio Ambiente, e Ministério do Turismo.

Em 26 de outubro de 2018, na Convenção Braztoa 2018 em São Paulo, foram anunciados os vencedores de 143 inscrições, 75 projetos apresentados e 18 finalistas. O prêmio contou com seis categorias: Agências de Viagem, Associados Braztoa, Meios de Hospedagem, Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores, além de duas menções honrosas nacionais e uma internacional:

  • Categoria Agências de Viagem: Vivejar: um case de turismo responsável;
  • Categoria Associados Braztoa: Beto Carrero World: nasceu um parque, floresce uma floresta;
  • Categoria Meios de Hospedagem: Pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe – Sustentabilidade como direcionamento principal do negócio;
  • Categoria Resorts: Hotel Sesc Porto Cercado – Educação Ambiental e Ecotécnicas;
  • Categoria Parceiros do Turismo: Recanto Rio da Prata – Na pegada da sustentabilidade;
  • Categoria Projetos Inovadores: Anhembi Morumbi – Caminho de Nazinha;
  • Menção Honrosa Nacional Sociocultural: Associação Garupa, Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas (ACIR) e Instituto Socioambiental (ISA) – (SP/AM/SP);
  • Menção Honrosa Nacional Ambiental: Roraima Adventures – Diretrizes de conservação da trilha ao Monte Roraima;
  • Menção Honrosa Internacional: World Animal Protection.

O grande vencedor da noite foi o Hotel Sesc Porto Cerrado, de Mato Grosso, que, além de faturar o prêmio na categoria Resorts, foi o vencedor do Top Sustentabilidade, por receber a maior nota entre todos os finalistas do prêmio, com o projeto “Educação Ambiental e Ecotécnicas”.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre as iniciativas, basta acessar o link: vencedores do prêmio Braztoa  2018/2019.

Para ter acesso ao Mapa Turismo Sustentável no Brasil, com os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, desde a sua primeira edição, em 2012, pode clicar aqui.

O turismo tem um enorme potencial para contribuir para uma melhor interpretação das questões ambientais e o mesmo tornou-se um instrumento que promove a sustentabilidade e amplia a conscientização dos problemas ecossistêmicos da atualidade. Por isso que o trabalho desenvolvido pela Braztoa é tão importante: é apoio, reconhecimento e incentivo às iniciativas sustentáveis.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é direcionado a empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor, portanto, se a sua empresa ou a empresa em que você trabalha se encaixa nessa descrição, não deixe de se inscrever na próxima edição. As inscrições serão em 2019 e o regulamento da edição desse ano pode ser consultado neste link.

 

Author: Patrícia Diniz

Turismóloga, o que me move é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos: atuo na área de agenciamento e consultoria há mais de 8 anos. Atualmente, lidero e coordeno a filial da Egali Intercâmbio em Maringá/PR, além de ajudar muitos intercambistas a tirarem a ideia do papel! Para mim, antes de qualquer outra coisa, Turismo é oportunidade