Série tipologia dos eventos: Encontros de Convivência (6/7)
Um dos primeiros contatos que temos com o mundo dos eventos, são os encontros de convivência e, um exemplo clássico dessa tipologia são os aniversários. Portanto, para este texto, preparei uma forma diferente de enxergar estes eventos e, uma das razões para isso, é porque hoje eles servem como uma fonte de renda para quem pretende empreender nesse mercado. Uma festa de aniversário é um dos eventos mais comuns e mais conhecidos, afinal todos nós já fomos e também já realizamos um evento como esse! Mas, então, qual é o grande diferencial dessa tipologia?
O surgimento de empresas especializadas nesse setor. O aniversário, que é uma das festas mais comuns, ganhou novos rumos, e com isso novos mercados surgiram, o que exige dos seus organizadores atualizações constantes sobre as novas tendências, ou seja, conhecimento do mercado atual, o que está em alta, o que está “bombando”. Afinal, essas empresas necessitam se reinventar o tempo todo dentro do mercado, oferendo para seus clientes inovação, novos temas, tecnologia e principalmente encantamento.
Outros exemplos de Encontros de Convivência
Outro exemplo clássico de evento que vem se modificando com o tempo, são os famosos chás de bebês, que hoje já estão sendo chamados de chás de revelação, uma forma divertida de descobrir o sexo do bebê. Para estar ciente disso, uma empresa especializada tem que estar atualizada sobre as novas tendências, o que o público vem buscando. Uma forma de se manter constantemente por dentro do que o público está falando é estar inserido em diversas redes sociais, como o instagram, por exemplo, em que muitos influenciadores criam e espalham novas tendências.
Mas, voltemos, vamos pensar nessa evolução, como os chás de bebês vem sendo modificados com o passar do tempo. Lá em meados dos anos 90, esses eventos tinham como objetivo arrecadar fraldas para o futuro bebê, como o nome propõe; e eram uma reunião entre familiares e amigos da futura mamãe, que degustavam de bolos, tortas e chás. Talvez até possamos dizer que era algo mais simples, afinal a própria família programava e realizava o evento. E então empresas surgiram no mercado e se especializaram na promoção desses eventos, e com isso outras mudanças foram surgindo: brincadeiras durante a festa, lista de presentes para o bebê – disponíveis em lojas. Nesse caso, o convidado não leva mais o presente em mãos, e sim, chega na loja indicada no convite, pede a lista que possui o nome da mãe e do pai da futura criança, escolhe o presente desejado, efetua o pagamento e pronto, o presente escolhido será entregue pela loja na residência dos pais da criança.
Ainda sobre chás de bebês, outra mudança ocorrida é que que esse evento era voltado para as mulheres. Homens da família, e até mesmo o pai da criança, não compareciam ao evento, ao passo que hoje vemos que essa festa recebe convidados tanto do sexo feminino como masculino. Parece uma mudança pequena ‘mudar o gênero da festa de feminino para um evento misto’, mas muito se engana quem pensa dessa forma, porque hoje os chás de bebês possuem uma gastronomia bem diferente. Antigamente, como dito antes, eram servidos aos convidados alimentos como bolos, tortas e chás, e hoje em dia esses alimentos se tornaram refeições, como jantares, por exemplo. De novo, me arrisco a dizer que talvez não sejam mais festas simples.
Outra mudança, foram os horários desses eventos. Inspirados nos famosos chás das cinco, muito comuns entre os nobres da Inglaterra, os chás de bebês eram realizados nas tardes dos finais de semana. Hoje, com o desenvolvimento dos eventos, eles são realizados no período da noite. E e se tornaram uma grande comemoração.
Leia também sobre outra tipologia dos eventos: Cerimoniais.‘
Outros eventos que são encontrados na tipologia de encontros de convivência são:
- Chás da tarde
- Saraus
- Coquetéis
- Happy hours
- Banquetes
- Jantares
- Shows
- Festivais
Arrisco-me a dizer que todo mundo já participou de pelo menos de um evento desses. Se analisarmos por um momento a lista acima, podemos observar que os shows e festivais pertencem a essa tipologia. E, se considerarmos somente a tipologia dos encontros de convivência, os shows e festivais são os eventos que mais tem poder em mesclar o público. Porque, geralmente, os encontros de convivência possuem um ciclo de convidados muito restrito, onde geralmente os familiares e amigos são os convidados mais comuns – talvez eu deva dizer que os convidados desses eventos são, normalmente, conhecidos e um público específico. Nos shows e festivais o público é mais variado, mesmo que esse evento possua um público alvo.
Uma segunda característica, principalmente dos shows, é que na maioria das vezes você não é convidado, mas sim paga para ingressar no evento. E isso é bem diferente nos chás de bebês, em que se necessita de um convite, se não corre o risco de ser chamado de penetra 😀
Então, essa tipologia de encontros de convivência não possui uma definição especifica. Mas são encontros de convivência, porque ele muda com o passar do tempo, e novas formas de organizar e realizar esses eventos surgem. O profissional do turismo se encaixa perfeitamente como profissional para realizar e desenvolver esse tipo de evento. Como disse em textos anteriores, o profissional do turismo se encaixa perfeitamente no mundo dos eventos.
Então é isso galera do bem, no próximo texto vamos continuar falando das tipologias dos eventos, demos uma pausa na série, mas retornamos com força total, e no próximo texto vamos falar dos Eventos Competitivos. Fiquem ligados aqui pra não perder mais esse!
Espero vocês, até lá!
Outros posts da Série Eventos
Série Eventos Turismologia: classificação dos eventos (1/7)
Série eventos turismologia: Tipologia de eventos (2/7)
Série tipologia de eventos: Exposições (3/7)
Série tipologia de eventos: Encontros técnicos e científicos (4/7)
Série tipologia dos eventos: Cerimoniais (5/7)
Série tipologia dos eventos: Encontros de Convivência (6/7)
Série tipologia dos eventos: Competitivos (7/7)
Fontes: BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002 & Estratégias para os eventos, de Janaina Britto e Nena Fontes, 2006.
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.