São Paulo: Cidade do turismo de negócios e eventos
A cidade que nunca dorme, São Paulo, é referência no turismo de negócios e eventos. A cidade é considerada líder no segmento e eventos, chegando a promover um evento a cada seis minutos. Falaremos aqui sobre o turismo de negócios e eventos na cidade de São Paulo.
Por reter grande do comércio do país, e possuir o maior parque hoteleiro do Brasil, sua estrutura se torna impecável para a promoção de eventos. Feiras, simpósios, congressos, exposições tecnológicas, gastronômicas, literárias, teatros, museus, salões, um leque variado de opções, que movimentam um mercado com números expressivos para a economia da cidade. A cidade conta com uma estrutura de 164 teatros, 282 salas de cinema, 103 parques e áreas verdes e 125 museus e uma infinidade de atividades complementares dos turistas de negócios e eventos.
Segundo o Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) a cidade recebeu mais de oito milhões de turistas de negócios e três milhões de turistas de eventos em 2014. Isso representa um impacto de mais de R$ 9 bilhões em receita com turismo para este ano na cidade, equivalente a 80% da receita total estimada para 2014.
Se quiser ler mais sobre eventos, aqui falei sobre Encontros técnicos e científicos, dentro da classificação das tipologias dos eventos.
Se pensarmos na sazonalidade de outros segmentos, como por exemplo sol e mar, o período de alta são os meses de férias escolares em julho e agosto, e os meses janeiro e fevereiro até o carnaval. Se pensarmos no comércio, nos parques hoteleiros e nos atrativos turísticos, são sete meses de período de baixa, tendo que ser mantida toda a estrutura e qualidade dos serviços até o período de alta. E, ainda, se compararmos a sazonalidade da cidade de São Paulo, ela possui um período muito maior de alta no ano com segmento de turismo de negócios e eventos.
A cidade recebe muitos turistas nacionais e internacionais, sendo umas das cidades que mais capta turistas internacionais. De acordo com o último Estudo da Demanda Turística Internacional* divulgada pelo Ministério do Turismo, São Paulo se mantém líder no turismo de negócios e eventos. A capital paulista recebeu 48,3% dos estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios em 2012.O estudo ainda mostra a evolução de outras cidades brasileiras e o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 23,9%, seguido por Curitiba (4,4%) e Porto Alegre (4,1%). As demais cidades colocadas na lista dos dez maiores receptores de turistas estrangeiros a negócios são Belo Horizonte (3,5%), Campinas (3,5%), Foz do Iguaçu 92,9%), Salvador (2,8%) e Fortaleza (2,1%).
Esse segmento rendeu prêmios para a cidade, considerada a melhor cidade para fazer negócios na América Latina no ranking internacional da America Economia (2013);
Líder em atração de investimentos no Brasil, pela FDI Intelligence (2012);
Metrópole global mais influente da América Latina no ranking da Chapman Univeristy e CSC de Cingapura (2014); em 2014 subiu 14 posições no ranking do relatório Doing Business, do Banco Mundial.
Ficam claros os benefícios do turismo de negócios e eventos para uma cidade. Pois eles ajudam a equilibrar a sazonalidade, a captar investidores e a divulgar os atrativos turísticos. Está aí um mercado cheio de possibilidades para os profissionais do turismo.
Nos vemos no próximo artigo!
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.