Bleisure, eles querem mas tem receio

Bleisure, eles querem mas tem receio

4 de Outubro, 2018 0 Por Daniel Abel

Em um mundo cada vez mais corporativo as viagens têm passado por algumas transformações. Atualmente conhecemos o novo conceito que une Business (negócios) e Leisure (Lazer): Bleisure. Esse conceito compreende a mudança de comportamento dos viajantes que alinham o trabalho ao lazer em um só momento, ou sendo o período de lazer a extensão do período de trabalho. De acordo com a Phocuswright: Global Travel Market Research 64% dos viajantes corporativos estendem suas viagens, tendo uma média de extensão da viagem de até 04 dias. É previsto que essa forma de viagem cresça nos próximos anos.

Diante desse cenário o setor hoteleiro tem um desafio: trazer dentro dos seus empreendimentos características e serviços que possam atender os dois perfis, lazer e negócio, tendo uma mistura do ambiente mais corporativo sem esquecer da informalidade do lazer. Esse desafio não se aplica somente a estrutura e serviços dos hotéis em si, mas também como os hotéis apresentam essa proposta aos seus clientes.

Entendemos que o bleisure é um mercado crescente e que os hotéis devem se adaptar para atendê-los. Entretanto esse novo conceito ainda causa receio nos próprios viajantes que buscam o lazer atrelado ao trabalho. De acordo com estudo da Hilton e Resorts [1] apesar de 69% dos viajantes demonstrarem interesse em prorrogar a reserva, 46% admitem que se sentem culpados em prorrogar a viagem com objetivo de lazer; e 44% admitem que tem receio de isso fazer com que sua imagem fique mal diante dos líderes.

Leia também: a Logística na Hotelaria é fundamental

Então apesar de ser um mercado em expansão são necessárias ações para conquistar essa parcela de viajantes que querem viajar, porém ainda tem receio. Daí surge a necessidade de se criar conteúdo para o Bleisure. Conteúdo é a forma como conquistamos aqueles que não só viajam a lazer ou a trabalho, mas que fazem ambos, ao mesmo tempo. Não se pode influenciar a escolha do destino, mas pode-se trabalhar como um concierge digital que influencia os viajantes com um conteúdo inspirador, educativo e que traga entretenimento; tanto online como off-line; levando os visitantes a estenderem suas viagens sem culpa.

Amy Solom vice-presidente de vendas da Newscred’s traz algumas dicas de como atrair esses viajantes Bleisure a prorrogarem suas reservas.

Use todos os seus canais: distribuição é a chave. Use seus canais para criar uma experiência de acesso único aos seus clientes. Clientes estão em todos os lugares, então dê a eles uma experiência consistente não importa onde eles encontrem você. Esteja certo de usar ferramentas que sempre leve ele ao encontro da propriedade, pode ser para um site principal.

Renove suas estratégias de email: Pessoas gostam que marcas os alcancem por email, mas eles não querem promoção, querem conteúdo. Se substituir promoção por conteúdo que vão inspirar e educar, você está dando motivos para que os clientes abram os e-mails e se envolvam com sua proposta bleisure.

Reveja seu programa de fidelidade: É importante rever os programas de fidelidade e entender quais benefícios e ações estão em desuso. Muitos clientes nem sequer sabem que estão inscritos em um programa de fidelidade. Em muitos casos para o cliente é quase impossível acumular pontos para conquistar algo de valor, por essa razão muitos não participam. Como as empresas de cartão de crédito, os clientes precisam ter a liberdade de escolher e personalizar suas pontuações e ganhos de acordo com suas preferências.

Personalize conteúdo: Use seus dados e informações para trazer ao cliente conteúdo relevante. Envie notificação ao seu cliente quando estiver navegando pelo seu aplicativo. Envie conteúdos diferentes para aqueles clientes que compram suas ideais e o que não. O mercado Bleisure está crescendo e ter táticas para criação e distribuição de conteúdo trará sucesso por um longo prazo.

É importante não somente moldar as estruturas para o bleisure, mas criar uma visão que é normal viajar e aproveitar o momento livre para se divertir. Sem culpa.

Referências: (1) (2) (3) (4) (5)

Author: Daniel Abel

Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.