Série tipologia dos eventos: Cerimoniais (5/7)
Olá galera, hoje vamos tratar de uma tipologia onde a sua característica mais marcante é a sua formalidade, os Cerimoniais. Esse tipo evento respeita um ritual muito rigoroso e a formalidade é seu ponto chave para quem quer trabalhar com este tipo de evento.
E para quem pensava que eventos só trata de momentos alegres e descontraídos, muito se engana, porque dentro desta tipologia encontramos os rituais fúnebres. É isso aí, o funeral também é um tipo de evento, e que possui característica de pequeno, médio e grande porte.
Nem sempre fazemos essa ligação entre funerais com os eventos, mas ela existe, e podemos ver que no mercado de serviços, existem serviços específicos para esse tipo de evento.
Variação do porte dos Cerimoniais
A variação do seu tamanho também existe, e depende (infelizmente) da pessoa que veio a falecer, como o falecimento de uma grande celebridade, como um artista de novela, uma pessoa de alto escalão religioso, como um Papa ou um atleta renomado e reconhecido mundialmente.
Quem não se lembra do piloto de Fórmula 1, o grande Ayrton Senna, que veio a falecer durante uma corrida? Alguém já parou para pensar na logística e na seriedade envolvida nesse evento? Na minha humilde opinião é um dos eventos mais complicados de realizar, por se tratar da dor de familiares e entes queridos ou até mesmo a dor de um país inteiro que se comove com a situação, como foi o caso do nosso talentoso piloto brasileiro. Se analisarmos mais profundamente, esse tipo de serviço é essencial para as famílias envolvidas, que estão passando por uma dor imensa e muitas vezes não possuem condições psicológicas para tratar desse ritual de despedida.
O outro lado dos Cerinoniais…
Comecei abordando os cerimoniais fúnebres, para que fique claro a seriedade e formalidade envolvidas nesse tipo de evento, mas ele não trata somente de assuntos dolorosos e triste. Não sabe como? Bom, dentro dessa tipologia podemos encontrar os batizados por exemplo, que é uma celebração a vida, mas que exige do organizador a mesma formalidade de seriedade dos funerais, respeitando seu ritual.
Pode parecer estranho a palavra “ritual”, mas é um termo muito usado pelos profissionais de eventos, por se tratar de um evento que respeita sempre o mesmo protocolo. Por exemplo um batizado, ele geralmente é realizando dentro de um templo religioso, com horários exatos para começar e terminar e seguem um protocolo, tais como a entrada da criança, dos familiares envolvidos e o ritual de batismo.
Formaturas
Outro evento que possui o mesmo ritual ou protocolo são as formaturas (colação de grau), que são eventos de caráter solene e que possuem o mesmo protocolo todas as vezes que são realizados.
Falamos ainda de outro tipo de evento dentro da categoria Cerimoniais, a famosa comemoração de Bodas. Nada mais é do que a comemoração de um feliz casal por ser seu tempo de casamento. Bodas de ouro representa 50 anos de casados; bodas de prata que é comemoração por 25 anos de casados e as mais raras que são as bodas de diamante e de carvalho, que representam 60 e 80 anos de casado. Quanto maior o tempo de casados maior é a comemoração das Bodas.
Dúvidas com relação aos Cerimoniais?
Uma pergunta a respeito de bodas de casamento que é frequentemente é feita, é se é uma festa, uma comemoração, onde se encontra o protocolo ou o ritual?
Então vamos a resposta a essa pergunta… Geralmente, as Bodas de casamento pertencem a Religião Católica e, quem casou dentro do catolicismo, comemora as Bodas de casamento, e ela segue um protocolo parecido com as dos casamento. Tem a cerimônia primeiro, que é realizada dentro da Igreja Católica e depois a recepção dos convidados, que é a festa. Portanto, apesar de ser uma festa, as bodas seguem um ritual religioso ou um protocolo, e sendo assim, se trata de um Cerimonial.
Então vamos ressaltar mais uma vez, que a característica mais marcante dos Cerimoniais é a formalidade, seriedade e protocolo a ser seguido.
É isso aí galerinha, ficamos por aqui e voltamos no próximo texto falando sobre a tipologia dos Eventos Competitivos.
Espero vocês, até lá!
Outros posts da Série Eventos
Série Eventos Turismologia: classificação dos eventos (1/7)
Série eventos turismologia: Tipologia de eventos (2/7)
Série tipologia de eventos: Exposições (3/7)
Série tipologia de eventos: Encontros técnicos e científicos (4/7)
Série tipologia dos eventos: Cerimoniais (5/7)
Série tipologia dos eventos: Encontros de Convivência (6/7)
Série tipologia dos eventos: Competitivos (7/7)
Fontes: BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002 & Estratégias para os eventos, de Janaina Britto e Nena Fontes, 2006.
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.