Cinco benefícios do agente de viagens ao seu cliente
A maioria das pessoas pensa que o agente de viagens somente efetua a elaboração de pacotes de viagens, algo que hoje em dia grande parte das pessoas pode fazer sozinha através do Google! O presente artigo tem como objetivo demostrar que o agente pode fazer muito mais pelo seu cliente. Aqui trouxe os cinco benefícios do agente de viagens ao seu cliente!
“É claro que nos especializamos na construção de itinerários de viagem, mas bons conselheiros podem ajudar o cliente de várias maneiras, que boa parte das pessoas não imagina”, disse Rob Karp, diretor executivo e fundador do MilesAhead, um serviço de concierge de viagens de luxo, que começou em 2012.
Vejamos quais são os cinco benefícios do agente de viagens para receber mais incentivo por parte de seu cliente:
1 – Auxílio para viagens em que ocorrem problemas e algumas confusões
Se algum empecilho acontecer durante a viagem, o agente pode resolver, muitas vezes com uma e outra ligação, e pronto! Karp mencionou que agentes experientes, por exemplo, podem ajudar na remarcação de voos em caso de cancelamento ou longos atrasos. Esse é um dos grandes benefícios do agente de viagens. Geralmente, o agente pode resolver até mesmo quando o voo não foi reservado através dele. Se o cliente precisar de acomodações de última hora, seja porque o voo que o cliente reservou tem conexão longa durante a noite, por exemplo, ou o voo foi cancelado, o agente também pode resolver. “Essencialmente, podemos tirar toda a dor de cabeça que o cliente está tendo com sua viagem e torna-la nossa”, disse Karp.
2 – Um concierge completo, a serviço do cliente
Sim, o agente, também chamado de consultor ou conselheiro, pode reservar as acomodações e providenciar traslados para o aeroporto, por exemplo, mas também pode administrar todos os aspectos da viagem do seu cliente, incluindo guias que combinam com os interesses do mesmo. Alguns exemplos são: reservas em restaurantes, garantir ingressos em algum teatro, assim como em museus. “Basicamente, o consultor pode ser um substituto para um consierge do hotel”, afirmou Karp. Alguns consultores cobram uma taxa de cinquenta dólares a algumas centenas de dólares, dependendo da complexidade dos pedidos.
3 – Conheça seu cliente, para que você possa personalizar a viagem do mesmo
Quanto mais o agente conhece seu cliente, maiores as chances de personalizar a viagem do mesmo. Claro que esse é um dos principais benefícios do agente de viagens, pois se o cliente for vegano e estiver em uma viagem na Itália, por exemplo, você poderá providenciar uma aula de culinária vegana ou, pelo menos, oferecer opções gastronômicas onde o cliente se sentirá bem vindo e à vontade, com muitas opções para escolher.
Ter uma noção de quem realmente é o seu cliente torna possível realizar pequenas surpresas. A agência de Karp, por exemplo, geralmente organiza comodidades de boas vindas personalizadas para seus clientes: “Um de nossos viajantes é um grande fã de basquete universitário, então nós tínhamos tênis personalizados de sua marca favorita e os deixamos esperando por ele em seu quarto”, contou ele.
4 – O agente pode lidar até mesmo com planejamento de viagens a longo prazo
Se o cliente tem alguns destinos que realmente deseja visitar, o consultor pode ajudá-lo a priorizar para onde ele deve viajar e quando. Algumas viagens podem fazer mais sentido em determinados momentos da vida: se o cliente quer viajar para ver os gorilas de Ruanda, por exemplo, e quer que seus filhos o acompanhem, é melhor esperar até que tenham 16 anos, que é a idade mínima permitida. Outro exemplo é se o cliente já tiver um valor de viagem definido para o ano, o agente poderá ajudá-lo a determinar a melhor maneira de usar esse orçamento para aproveitá-lo ao máximo.
5 – O consultor pode auxiliar o seu cliente mesmo quando ele não está de férias
O agente pode ser útil mesmo quando o cliente não está viajando. Para um cliente fiel, podem-se fazer reservas em um restaurante de última hora, comprar ingressos para shows com ingressos esgotados ou até mesmo reservar uma sala de reuniões para reuniões de negócios.
A advertência, no entanto, é que o agente deve esperar lealdade em troca de um serviço excepcional. Quanto mais o cliente for fiel ao consultor, mais o mesmo pode explorar a sua versatilidade para com o seu cliente.
*Esse texto foi uma adaptação de um artigo do The New York Times (que pode ser acessado em: https://mobile.nytimes.com/2018/06/14/travel/using-travel-agent-tips.html), publicado em 14 de junho de 2018, por Shivani Vora. No artigo original, a escrita era direcionada ao cliente, aqui, adaptei para o agente de viagens. Gostaria de lembrar que esse é um serviço excepcional direcionado a clientes já fies ou com os quais se busca fidelidade (muitas vezes o cliente não comprou a viagem com o agente, mas teve imprevistos, por exemplo, por falta de informação), com uma remuneração adequada às exigências excêntricas de cada cliente.
Turismóloga, o que me move é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos: atuo na área de agenciamento e consultoria há mais de 8 anos. Atualmente, lidero e coordeno a filial da Egali Intercâmbio em Maringá/PR, além de ajudar muitos intercambistas a tirarem a ideia do papel! Para mim, antes de qualquer outra coisa, Turismo é oportunidade