Marketing digital e Sistur (Sistema de Turismo)
Esse mês na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), precisamente no curso de Turismo, foi o mês dos mestres. Tivemos dois eventos muito importantes para os alunos e futuros profissionais do turismo. Ambos os eventos envolviam uma palestra de dois grandes nomes do Marketing Digital e do criador do Sistur (Sistema de Turismo) no Brasil.
Conteúdo do artigo
Palestra de Marketing Digital, por Paulo Sérgio da Silva (antigo CEO do Walmart.com no Brasil)
A primeira palestra foi com um dos maiores especialistas em marketing digital do país: Paulo Sérgio da Silva. Seu currículo é invejável para os amantes e admiradores do marketing digital. Cofundador da empresa NutecNet, foi Vice-Presidente global dá área comercial da empresa Telefônica até 2012, e foi CEO do Walmart.com no Brasil de 2014 a 2018 e, recentemente, palestrante, consultor e Managing Partner da RockOn Advisors.
O Paulão, como gosta de ser chamado, esteve no berço dessa revolução digital, presenciando desde o início a chamada era digital, que revolucionou o meio de comunicação entre clientes e empresas, e que hoje é uma das mais fortes ferramentas do Marketing. Em sua palestra abordou a gestão de pessoas, em que fez uma analogia da gestão e planejamento de uma empresa e uma banda de rock. Frisou que todos os músicos possuem o mesmo objetivo, onde cada instrumento possui sua importância; e um dos exemplos que ele usou foi, “Reter conhecimento é impedir a expansão da inovação. Um guitarrista de uma banda não faz sucesso sozinho”, essa ideia de equipe e trabalhar em um mesmo ritmo, segundo ele, otimiza o tempo de soluções de problemas e ajuda a maximizar os pontos fortes de cada membro da equipe em prol da empresa.
Palestra Mário Carlos Beni, criador do SISTUR e autor do livro Análise Estrutural do Turismo
O segundo evento da UFRN no mês de Junho foi uma palestra de um dos maiores mestres do Turismo no Brasil. E foi uma grande surpresa positiva. Recebemos o mestre Mario Carlos Beni, Doutor em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); mestre pela mesma Universidade e professor efetivo e aposentado de grandes instituições do país. Além disso, é colaborador de importantes periódicos do Turismo, além de diversas atividades associadas à academia. Importante destacar que Beni é membro da Associação Mundial de Formação em Hotelaria e Turismo, pela qual foi agraciado com o Prêmio Tourism Award 2003.
O livro Análise Estrutural do Turismo, escrito por Beni, é chamado de “a bíblia do turismo”, em que ele detalha o sistema de turismo (Sistur), onde todas as partes são dependentes umas das outras. É como se fosse um relógio, onde todas as suas engrenagens trabalham juntas em prol de um objetivo. Em uma de suas falas, Beni diz que as empresas que não aderem ao sistema, que buscam individualidade retendo conhecimento, acabam fora do mercado. Um caso, são as agências de viagens, que precisam se reinventar, já que hoje os turistas estão ficando cada vez mais independentes, a começar pelo uso da internet. E, ainda, com a chegada de novos modelos de hospedagens como a plataforma Airbnb, as agências de viagens ficam cada vez mais limitadas, precisando de inovação na captação de novos clientes, sentindo a necessidade de inovar seus serviços, trabalhar seu marketing digital e gestão de pessoas.
Os eventos e o Turismo
Não é diferente para o mundo dos eventos, que fazem parte desse sistema, e também dependem de inovação. Essas palestras são de extrema importância para entender como esse sistema digital tem influenciado em todas áreas do mercado. Cada vez mais os clientes procuram novas tecnologias para realização dos eventos. Isso vai de um simples aniversário até um megaevento como a Copa do Mundo Fifa. Um exemplo são empresas que estão investindo em impressoras de ultima geração, que revelam as fotos direto dos celulares, captando momentos únicos, que muitas vezes estão longe das lentes dos fotógrafos contratados, servindo de diferencial para um evento como uma formatura ou casamento.
Gestão de Pessoas em um evento (e no Turismo)
A gestão de pessoas sempre um foi um fator fundamental para o sucesso dos eventos, onde a comunicação e trabalho em equipe, não podem faltar. São vários setores trabalhando ao mesmo tempo. Imaginem a realização de um casamento por exemplo, temos que pensar na decoração, data, buffet, lista de convidados o que nos leva a terceirização de empresas, na iluminação, som, decoração, entre outros serviços, que dependem de comunicação e total colaboração da equipe. Principalmente pelo fato de que os problemas, na sua grande maioria, acontecem na hora da realização e devem ser contornados para manter a integridade do evento.
É isso pessoal. Espero vocês no próximo texto, para continuarmos a desvendar esse sistema chamado evento. Até lá.
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.