Categorias das Agências de Turismo

Categorias das Agências de Turismo

12 de Junho, 2018 0 Por Patricia Diniz

Agências de Turismo, segundo a legislação brasileira, classificam-se em duas categorias: Agências de Viagens e Turismo e Agências de Viagens. Vamos abordar ambas as categorias de agências de turismo neste texto. 

As Agências de Turismo são empresas que comercializam viagens e disponibilizam todas as prestações de serviços relativas à hospedagem, transportes e quaisquer manifestações turísticas. São prestadoras de serviços que orientam, organizam viagens individuais ou coletivas, seja uma viagem de livre escolha do cliente ou mesmo de programas estabelecidos pela própria agência; e tomam todas as medidas necessárias em nome de uma ou mais pessoas que desejam viajar. Essas categorias das agências de turismo é a que vamos abordar neste texto.

As Agências de Viagens e Turismo nada mais são do que operadoras turísticas, conhecidas internacionalmente como tour operators. Somente essa categoria de agências de turismo pode contratar e executar programas, roteiros e itinerários, operar viagens e excursões, individuais ou coletivas, em território nacional ou no exterior. Para tal, a operadora efetua contrato com companhias aéreas, hotéis e outras empresas, uma espécie de bloqueio (um número x de assentos em um determinado voo, por exemplo, pertence à operadora), comprometendo-se com o risco de preencher ou não as vagas solicitadas, tirando do hotel ou qualquer outra empresa na qual tenha sido efetuado o bloqueio, o risco de não conseguir vender todos os apartamentos, ou assentos ou lugares disponíveis.

Além de serem intermediárias, as operadoras também são produtoras turísticas. Isso exige um aprimorado conhecimento de mercado, oferta e demanda, para que os pacotes tenham preço competitivo e para que corresponda à expectativa dos consumidores.

O comprometimento com um bloqueio já não ocorre nas Agências de Viagens, uma vez que esta efetua qualquer reserva de acordo com o número de pedidos. As Agencias de Viagens são mais flexíveis e se adaptam ao cliente, com a finalidade de facilitar e resolver todos os problemas do passageiro para que a viagem do mesmo seja o mais satisfatória possível. Essa segunda categoria proporciona ao cliente todos os elementos para a realização de uma viagem organizada e segura. O cliente pode, de maneira independente, entrar em contato com as transportadoras ou a hospedagem de sua escolha, mas ele sabe que é mais trabalhoso, demanda tempo, envolve custos dos contatos a serem mantidos, sem contar que gera insegurança, então ele procura uma Agência de Viagens para intermediá-lo.

É na Agência de Viagens onde o passageiro busca as informações necessárias para lhe dar segurança quanto à sua viagem. A mesma informa, assessora e orienta o cliente, levando em consideração todos os detalhes do pacote que ele escolheu, como destino, meios de transportes que serão utilizados, a época em que ocorrerá a viagem, etc. A organização da viagem estará de acordo com o desejo do cliente, sendo individual ou mesmo em grupo.

As Agências de Turismo realizam, portanto, a distribuição de serviços de forma indireta, atuando entre fornecedor e cliente, mas cada categoria age da sua maneira. O objetivo é e sempre será chegar até o cliente de maneira que ele vivencie a viagem antes mesmo de embarcar: antes do produto, o agente de viagens vende a ideia, vende o sonho, vende a expectativa, depois é só escolher o meio condizente para concluir o objetivo.

 

Fonte

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 13. ed. São Paulo: Senac, 2008.

 

Author: Patrícia Diniz

Turismóloga, o que me move é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos: atuo na área de agenciamento e consultoria há mais de 8 anos. Atualmente, lidero e coordeno a filial da Egali Intercâmbio em Maringá/PR, além de ajudar muitos intercambistas a tirarem a ideia do papel! Para mim, antes de qualquer outra coisa, Turismo é oportunidade