Falta de motivação antes do intercâmbio
Um intercâmbio é uma daquelas decisões cheias de outras pequenas decisões que precisam ser tomadas, que exigem um planejamento detalhado e preciso. A verdade é que planejar um intercâmbio pode ser exaustivo. Afinal, o planejamento vai desde a fase de tomar a decisão de se fazer um intercâmbio (e qual) até o momento de arrumar a mala para embarcar (normalmente o último passo!). Mas nesse meio tempo, existem diversas fases e passa algum tempo, porque na maioria das vezes, a decisão não é rápida, nem fácil. E é nesses momentos que percebemos a falta de motivação antes do intercâmbio. Porque mesmo depois de termos decidido viajar, fechado o pacote ou termos sido aprovados na seleção que queríamos e termos conquistado a vaga, ainda temos uma longa lista de tarefas a fazer para viajar. E, claro, temos que terminar as tarefas que temos aqui, que devem ser finalizadas antes da viagem!
Esse texto faz parte de uma série sobre os sentimos pré-embarque de um intercâmbio, portanto faz mais sentido ler na ordem (link), mas esse texto pode ser lido sozinho!
Já falamos sobre como a Ansiedade pré-embarque pode nos afetar. Essa ansiedade é um “mix” de sentimentos e de sensações que temos no período compreendido entre a decisão e o embarque de um intercâmbio. E a verdade é que essa mistura de sentimentos positivos e negativos nos causam uma fadiga enorme, geram a sensação de falta de energia, que reflete em um cansaço intenso e uma falta de motivação para seguir vivendo a rotina que você ainda tem – e que precisa dar conta de seguir até o embarque. Essa rotina pode ser o seu trabalho, a escola, faculdade, mestrado, ou tudo junto.
Falta de motivação antes do intercâmbio
A falta de motivação não é a primeira sensação que sentimos. Definitivamente, ficamos felizes com a notícia de que o nosso intercâmbio está garantido e ficamos aliviados com as informações de data de embarque e documentação que vamos recebendo ao longo do processo. Mas depois que tudo parece estar virando realidade, nós acabamos entrando numa nova rotina: de nos preocuparmos com o que ainda temos que dar conta aqui antes de viajar, com o que queremos e precisamos fazer quando estivemos no destino e sobre tudo que pode dar errado. É realmente exaustivo.
Nesses momentos, sentimos um cansaço enorme, de pensar em tudo, de organizar, de planejar, de nos preocuparmos com diversas situações e de tudo que pode dar errado. É quando a falta de motivação e energia começa a aparecer, afinal, é um cansaço mental. É como se tivéssemos muitas pontas ainda soltas – sabendo que muitas delas vão continuar assim – e não pudéssemos dar conta de todas elas. Dá preguiça e medo de organizar tudo e de tudo que pode dar errado. É realmente exaustivo.
Não posso dizer que exista uma fórmula mágica para dar energia – ou melhor, para fazer com que todas as preocupações e ansiedade desapareçam, mas existem alguns passos que podem ser feitos para diminuir essa tensão e tentar olhar com maior positividade e ânimo para essa nova fase da vida. E claro, terminar bem essa que está se encerrando. É por isso que no próximo texto, eu vou trazer algumas dicas de como se preparar para o intercâmbio e viver um pouco melhor – e mais leve – esse período tão complicado. Fica ligado!
Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do Turismologia.
Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.