Série eventos turismologia: Tipologia de eventos (2/7)
Bem vindos de volta! Como prometido no último texto, hoje vou começar a desmembrar a tipologia de eventos (nesse ínterim, vamos descobrir em qual tipologia os aniversários se encontram), mas para isso temos que conhecer os inúmeros eventos conhecidos, seus termos técnicos e suas classificações. Ressalto que a tipologia de eventos é uma das partes mais importantes das classificações, porque ela tem por objetivo destacar a característica mais marcante de cada tipo de eventos, dando contexto para sua realização e facilitando a sua execução. Hoje vamos abordar a primeira classificação da tipologia de eventos, o programa de visitas.
Optei por dividir a tipologia em uma série de 11 textos, contextualizando sua parte técnica e prática, para que não fique cansativo. Com isso, eu pretendo aproximar o mercado da academia, frisando a importância do papel do turismólogo na organização de eventos. Vamos começar?
A tipologia de eventos se divide em: 1. programas de visitas, 2. exposições, 3. encontros técnicos e científicos, 4. encontros de convivência, 5. cerimoniais, 6. eventos competitivos, 7. inaugurações, 8. lançamentos, 9. excursões, 10. desfiles e 11. outros. No texto de hoje, vamos abordar uma delas e exemplificar o evento dentro do Turismo.
1. Programa de Visitas
Tipologia de eventos
Para começarmos vamos abordar os programas de visitas, que são eventos destinados a visitação. Essa visitação pode ser feita dentro de fábricas, parques, empresas, entre outras formas de visitação; abrindo as portas dos bastidores para mostrar como funcionam os sistemas internos de determinados lugares. Cito como exemplo, o programa de visitas programadas nos Metrôs na cidade São Paulo, que permite que se conheça as tecnologias empregadas em seu sistema e sua responsabilidade como empresa pública.
Ainda dentro do programa de visitas, podemos destacar o famtour, openday e o daycamp.
1.1. O Famtour é um termo abreviado para familiarization tour ou familiarização e reconhecimento. O programa de visitas é a primeira tipologia de eventos. Muito usado pelas operadoras turísticas para seus lançamentos. Eles promovem visitas a hotéis, meios de transportes e destinos, para que os colaboradores dessas empresas possam se familiarizar com os novos produtos ou serviços do catálogo.
Exemplo: A empresa CVC realiza grandes famtour para seus agentes. Promovendo viagens para diversas partes do Brasil e do mundo.
Se analisarmos o famtour, iremos nos deparar com uma situação bem interessante, em que a profissão do turismológo pode ser empregada em dois contextos: como participante e como organizador. O profissional do turismo pode ser empregado nas agências de turismo e também promovendo o evento, em uma dinâmica que poucas profissões oferecem.
1.2. O Openday (dia aberto), é um programa de visitação promovido por empresas e instituições de ensino, para seus funcionários e alunos, com o objetivo de aproxima-los do segmento da empresa e dos clientes.
Muitas instituições de ensino promovem o openday, com a finalidade de tirar dúvidas e apresentar os cursos para seus alunos. Para quem quer conhecer um curso como o Turismo, o openday é uma ótima oportunidade, porque possibilita que os alunos se aproximem mais do mercado e conheçam um pouco sobre a dinâmica dele.
1.3. Daycamp (acampamento de dia) tem como objetivo apresentar novas tecnologias a grupos de interesse. O crescimento do agronegócio vem ajudando na procura desse tipo de evento.
Muitas fazendas vêm promovendo esse tipo de evento, e no meio disso surgiu uma nova maneira de trabalhar esse evento; os hotéis fazenda estão usando o nome do evento, que é acampamento de dia, em português , para atingir outro tipo de público. Um exemplo são os acampamentos de verão ou o daycamp para a melhor idade. Isso aumenta as oportunidades para o profissional do turismo, e apresenta mais uma opção de dinâmica desse evento.
Os eventos possuem as características apresentadas acima, mas são maleáveis, mudando seu objetivo principal e acrescentando novos nichos de mercado. Em alguns momentos, vale destacar, não podem ser mudados, como no caso das Olimpíadas, um evento em que o objetivo é promover o esporte, então não pode perder sua característica principal.
Conforme avançamos na série de tipologia de eventos, essa caraterística que define cada tipo de evento vai ficando mais clara. No próximo texto, iremos abordar a tipologia das exposições. Espero por vocês!
Outros posts da Série Eventos
Série Eventos Turismologia: classificação dos eventos (1/7)
Série eventos turismologia: Tipologia de eventos (2/7)
Série tipologia de eventos: Exposições (3/7)
Série tipologia de eventos: Encontros técnicos e científicos (4/7)
Série tipologia dos eventos: Cerimoniais (5/7)
Série tipologia dos eventos: Encontros de Convivência (6/7)
Série tipologia dos eventos: Competitivos (7/7)
Fonte: BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.