Para ser gerente é preciso influenciar pessoas – Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas dentro de uma empresa tem um papel fundamental. É importante ter uma equipe organizada e alinhada para que os processos aconteçam e que sejam executadas da melhor forma, o que significa menos erros ou desvios possíveis. As pessoas por sua vez são motivadas umas pelas outras e se influenciam nas ações e atividades que ocorrem no dia-a-dia. Sabemos que não há uma equipe sem a figura de um líder, mesmo que esse não seja determinado. Sempre há alguém que toma essa posição e orienta os demais a executarem a tarefa de forma que ela seja concluída. Percebemos então que é fundamental que a equipe tenha um direcionamento. E esse direcionamento influenciará a equipe a realizar as atividades de forma correta. O líder é de grande importância no alcance dos resultados de uma empresa, principalmente as empresas que trabalham com serviço, como os hotéis.
Sabemos que a hotelaria é um setor onde a qualidade está totalmente voltada as pessoas. Pois são elas que expressam o bem receber, a cortesia, a simpatia e o tratar bem. Mantê-las sobre uma perspectiva de bem-estar e constante desenvolvimento é essencial para que a qualidade do serviço flua. A gestão de pessoas é importante em qualquer empresa. Há a necessidade de um equilíbrio entre pessoas e empresa para que trabalhem juntos e alcancem os mesmos resultados. A liderança tem o papel fundamental na gestão de um hotel, pois busca sempre desenvolver e aperfeiçoar as habilidades de sua equipe para que cheguem ao padrão de qualidade de serviço prometido/desejado. A motivação é outro aspecto que leva a equipe a alcançar resultado. O líder precisar ter a capacidade de manter a equipe motivada e isso nem sempre é uma tarefa fácil em tempos de crise.
A gestão familiar e a profissionalização na hotelaria
Quando a liderança e a motivação não são bem aplicadas e bem avaliadas podem causar resultados negativos a sua empresa, principalmente quando se trata de empreendimentos turísticos. Em um hotel a interação com os hóspedes é constante e estar desmotivado pode criar uma má impressão de mau atendimento. Mas o que torna a abordagem desse assunto nesse texto reincidente é que apesar de se um assunto de conhecimento por quase todos ou até todos na hotelaria, ainda é um erro recorrente dentro dos empreendimentos hoteleiros. Ainda vemos a falta de habilidade da alta gerência em lidar, influenciar e motivar grandes equipes. A falta de habilidade leva a culpar o mercado e perdem grandes parte dos seus resultados por terem uma equipe desmotivada e que não está voltada a alcançar o resultado do hotel. É possível ver líderes que ainda se direcionam sua equipe como subordinados e não como sua equipe ou colaboradores. É fundamental desenvolver a habilidade de lidar com as diferenças e as dificuldades comportamentais dos pares de trabalho. Pois essa ausência de habilidade em lidar com os demais, pode anular de alguma forma sua habilidade técnica. Pois, para ser gerente é preciso influenciar pessoas.
Esse texto foi inspirado na Monografia de Natalia Harumi de Lima Izuno, apresentada em 2016 para obtenção de grau de Bacharel em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
*Em breve, esta monografia e outras referências utilizadas neste site, estarão disponíveis em um espaço destinado à consulta de materiais.
Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.