O evento Lollapalooza: edições de eventos
Antes de tudo, precisamos começar entendendo sobre dinâmica de eventos. A dinâmica de evento é dependente de vários fatores como data, local, tipo de público a ser atingido, equipe, e muitos outros fatores cruciais para que o evento aconteça. Um ponto que muitas vezes passa despercebido é a proposta de outras edições de eventos, ou próximas edições de um determinado evento. E uma pergunta que nunca saiu da minha cabeça é: Por que um determinado evento ganha novas edições? Pode parecer fácil responder a essa pergunta e já ouvi resposta como “porque a primeira deu certo”. Será? Vamos entender aqui um pouco mais sobre o evento Lollapalooza.
Se você perdeu, dá uma olhada aqui na história dos eventos.
Existe uma questão técnica que muitas pessoas desconhecem: se a proposta do evento for para várias edições, o contexto do evento muda, mudando assim a sua dinâmica. Organizar um evento que vai acontecer uma única vez é relativamente mais simples do que um que vai deixar um legado para a próxima edição. O que pode acontecer é que existem alguns eventos que são programados para uma única edição e acabam virando grandes festivais. Como exemplo, trazemos o muito bem conhecido festival e evento Lollapalooza. É surreal pensar que um festival do nível do Lollapalooza iria ser concebido uma única vez e que as futuras gerações não ouviriam nem falar desse megaevento que já viajou o mundo inteiro.
História do evento Lollapalooza
A história do festival começa em 1991, com o cantor Perry Farrell, que queria promover uma ultima turnê com sua banda Jane’s Addiction. A ideia inicial era promover a turnê da banda, mas já em 1992 o Lollapalooza ganhou um segundo palco. O Rock alternativo, que era uma febre nos anos 90, foi o propulsor do festival, e o termo “Nação alternativa” criada por Farrell teve sua origem em uma das edições. Diferente de outros festivais anteriormente criados, bem como o Woodstock, para ser promovido em um único local, o Lollapalooza viajou por países como Estados Unidos e Canáda, chegando ao Brasil em 2011.
Um exemplo nacional de um evento planejado para ter várias edições
O Carnatal é um exemplo de evento que tem uma dinâmica bem diferente do evento Lollapalooza. Concebido na cidade de Natal no Rio Grande do Norte, é considerado o maior carnaval fora de época pelo Guinness Book, e foi promovido para deixar um legado, ou seja, ter outras edições. Essas novas edições foram programadas pelos próprios moradores, pois sua primeira edição foi no centro da cidade de Natal em 1991, com três blocos sem arquibancadas. E atualmente está sendo promovido pela empresa Destaque Promoções, sendo o maior festival da cidade de Natal.
Talvez uma das principais diferenças em promover um evento com a intenção de uma única edição é o risco. Se a decisão for promover um evento uma única vez, a possibilidade de uma próxima edição é bem menor do que um que já está programado para uma nova edição. O tempo para um festival atingir seu ápice é diferente quando programado para uma única edição e o risco de se ter uma única edição é extinguir a possibilidade de novas edições. Planejar e entender o objetivo do evento é primordial não só para grandes festivais como Lollapalooza ou Carnatal, mas para qualquer evento, independente do seu tamanho.
Pense nisso!
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A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.