Turismo de Eventos – e a relação dos eventos com o turismo
Quando pensamos em turismo automaticamente pensamos em viagens, hotéis, agências de viagens, intercâmbios entre outros, pois o deslocamento sempre está presente junto a palavra turismo; então onde entra o turismo de eventos? Onde o evento passou a ser parte do turismo? Existe relação entre o setor de eventos e o turismo?
Para muitas pessoas essa relação entre o turismo e os eventos não existe, pois a maioria delas não sabe que o aluno de turismo estuda a gestão de eventos. Isso ocorre porque os eventos podem acontecer nas mais diversas esferas de mercado, e alguns exemplos são festas de aniversário ou casamentos. Mas quem poderia imaginar que uma pessoa formada turismo poderia estar envolvido em um evento como esse? E acredito que também não pensaria que existe relação entre o profissional do turismo e a produção do evento em si. O fato de que não se assuma que turismo e eventos estão relacionados é muito comum, porque quando se pensa em turismo, automaticamente se pensa em viagem.
Nesta seção, vamos tentar mudar um pouco esse conceito, destacando os eventos dentro do turismo, encontrando a relação no passado, no presente e no futuro.
O início da história dos Eventos
Os primeiros registros acontecem no ano de 776 a.C na primeira edição dos Jogos Olímpicos, foram os primeiros registros que identificaram a relação entre o turismo e os eventos. As pessoas se deslocavam e ainda se deslocam para assistir as Olimpíadas, um evento que reúne o mundo inteiro em um mesmo lugar. Aqui vale destacar que o turismo trabalha de forma sistêmica, portanto, a partir do momento que um evento dessa proporção é sediado por um país, vários outros sistemas que pertencem ao turismo acabam sendo utilizados como consequência; como a rede hoteleira, infraestrutura de apoio, agências de viagens, bares e restaurantes. Nesse contexto, novos empregos são gerados, inclusive em supermercados, e quando percebemos um país inteiro entra na atmosfera de um acontecimento.
Quando falamos em turismo não podemos esquecer de Thomas Cook, que foi o iniciador das comercializações das viagens. Em 1841, aconteceu um congresso antialcoólico para o qual foi necessário alugar um trem. Percebem? Ele organizou uma viagem para um congresso; portanto, um evento. Esse é um momento que marca o Turismo, afinal todos os estudantes de turismo sabem do grande feito de Thomas Cook. Com essas atividades nasceram as agências de viagens. Cook faleceu em 1892, e nessa época sua agência era a mais importante do mundo. Atualmente conta com mais 600 agências abertas em mais de 70 países.
Esse texto teve como objetivo ressaltar a importância do profissional do turismo em diversas áreas que não somente a de viagens. Vamos viajar no mundo dos eventos, ressaltando qual deve ser o olhar do profissional do turismo dentro desse imenso mercado. Podemos tirar dúvidas, abordar a parte técnica e teórica do segmento, falar de grandes, médios e pequenos eventos, que na maioria das vezes não aparecem nos roteiros de viagens, como feiras, shows e congressos dos mais variados temas. E o nosso objetivo é informar e aproximar o turismo dos eventos, mostrando como eventos é uma parte importante do turismo.
Por hoje é só, colegas, mas segue navegando pelo nosso site, temos muitos outros assuntos sobre o Turismo e sobre eventos e o turismo também! Clica aqui para acessar o conteúdo. Não esquece de nos seguir no instagram @_turismologia e nos acompanhar no Youtube. E caso tenha dúvidas, sugestões e comentários, deixa aqui embaixo pra gente… Essa interação é muito importante pra gente e pro Turismo!
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.